Últimasnotícias

Dados Genômicos revelam melhores touros Girolando do mercado

Genética | 09 de Junho de 2019

O Clarifide Girolando, programa de avaliação genômica de touros da raça leiteira, desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, divulgou os resultados da mais recente prova, revelando os melhores touros do mercado para produção de leite. A genética ABS mostrou-se destaque absoluto no ranking, com quatro touros genotipados ocupando os primeiros lugares no quesito GPTA Leite, de um total de 20 animais com informações apresentadas.

O resultado inclui três touros, entre os quatro integrantes da bateria da empresa que lideram a lista, com uma taxa de GPTA Leite superior a 1000 kg, conforme explica o gerente Produto Leite Tropical da ABS, Fernando Rosa.

"Conforme os dados atualizados que foram disponibilizados hoje, os quatro melhores touros para produção de leite são o Resgate, com GTPA de 1085 kg para leite, o Facebook, com 1003 kg, o Jubal, com 1000,9 kg, e o Empório, com 982 kg", explica.

O gerente Produto Leite Europeu da ABS, Marcello Mamedes, reforça o significado da nova avaliação para a bateria da empresa.

"Hoje, a ABS é a única empresa com três touros com GPTA Leite acima de 1000 kg", revela, acrescentando: "Percebe-se, também, que, entre os top 10 touros para essa característica, nove pertencem à bateria da ABS. O resultado é indiscutível. Vale ressaltar que a ABS já conta com 20 touros avaliados pelo Clarifide, entre o total de 56 animais genotipados com informações divulgadas pelo programa, o que consolida o valor da bateria para o mercado", aponta.

Fernando Rosa acrescenta que os resultados beneficiam particularmente o cliente ABS, uma vez que asseguram a qualidade da genética contratada pelo produtor de leite. "A genômica é uma das mais importantes ferramentas na busca do melhoramento genético para os rebanhos leiteiros. Os 20 touros cujas informações foram liberadas são, comprovadamente, excelentes opções para o criador de Girolando - em especial, é claro, os quatro animais que lideram o ranking", afirma.

É importante salientar que os demais 16 touros genotipados da bateria ABS também possuem pedigrees de destaque em características relativas à qualidade de úberes, pernas, fertilidade e saúde, para não falar daqueles que apresentam o gene para a betacaseína A2A2.

Fonte: Namídia Assessoria

Dados Genômicos revelam melhores touros Girolando do mercado

Foto: Imagens da Internet