Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 29/03/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Indenização é item fundamental para programas de combate à febre aftosa

Carne, Informação | 18 de Junho de 2019

Indenização é item fundamental para programas de combate à febre aftosa

Foto: Fundo Estadual de Defesa Sanitária Animal

A indenização por abate sanitário foi um dos fatores mais importantes elencados em pesquisa realizada no Uruguai pelo professor da Ufrgs, Luis Gustavo Corbellini, em seu trabalho de pós-doutorado. O resultado do estudo “Análise de medidas de intervenção na situação de livre de febre aftosa sem vacinação” foi apresentado nesta segunda-feira (17) para técnicos do Ministério e da Secretaria da Agricultura do RS e representantes do Fundesa.

A intenção da pesquisa foi avaliar quais medidas deveriam ser priorizadas na política do serviço veterinário oficial junto aos produtores, levando em consideração critérios econômicos, sociais, operacionais e de vigilância. “Para cada medida foi quantificado o custo e o impacto disso frente a esses critérios. A indenização foi o item que recebeu maior pontuação”, explicou o professor Corbellini.

Ao todo, 26 medidas – 11 já implementadas e 15 novas – foram definidas como essenciais em caso de incidência de febre aftosa em área sem vacinação. Além da indenização, apareceram o fortalecimento dos vínculos entre o Serviço Veterinário Oficial e o setor produtivo, estimulando a detecção precoce de um eventual caso, a monitoria através de vigilância e o controle de movimentação de animais. Para a chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Rosane Collares, “em todos os itens, a comunicação e a educação sanitária foram considerados fundamentais e este é um ponto de trabalho que queremos ampliar fortemente aqui no estado”.

O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, que acompanhou a apresentação, destacou que o Rio Grande do Sul “tem um serviço de defesa estruturado, modernizado e em constante capacitação e atualização”. Segundo ele, a existência de um fundo como o Fundesa permite maior segurança do produtor na hora de notificar alguma suspeita, pois sabe que não ficará descoberto em caso de registro da doença no rebanho. O Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul existe desde 2005 com a missão de propor e apoiar o desenvolvimento de ações de defesa sanitária animal, além de garantir agilidade e rapidez na intervenção em casos de eventos sanitários e posterior indenização dos produtores.

Fonte: Fundesa-RS

Maisnotícias

  • Arco presta contas e reúne associações de raças de ovinos de todo país

    Informação | 27 de Março de 2024
    Foto: Arco
    Encontro com associações estaduais e promocionais de raças foi realizado no começo da semana, em Porto Alegre (RS)

    A terça-feira, 25 de março, foi dedicada pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) a reuniões com representantes estaduais e associações promotoras de raças de todo o país. O encon...
  • Austrália: Novos EBVs de pesquisa da Angus para força de cisalhamento e marmoreio MSA

    Informação | 26 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Dois novos valores genéticos de pesquisa (RBVs) estão disponíveis para avaliação de gado Angus, ambos para características de qualidade alimentar – MSA Marmoreio e medição de maciez por força de cisalhamento.
    Research Breeding Values (RBVs) são EBVs em desenvolvimento. Eles podem ser utilizados da mesma mane...
  • EUA: Senado vota pela proibição da carne bovina do Paraguai

    Carne, Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Beef Magazine
    O projeto agora segue para apreciação da Câmara.
    Numa rara demonstração de consenso bipartidário, o Senado aprovou facilmente uma resolução na quinta-feira para anular a regra do USDA que permite as importações de carne in natura paraguaia. A resolução agora segue para a Câmara para apreciação.
    Em novemb...
  • Brasil recebe em 2025 nono congresso mundial da raça Braford

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Evento ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), de 28 de abril a 4 de maio do ano que vem
    A 9ª edição do Congresso Mundial Braford ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, (RS) entre os dias 28 de abril e 4 de maio de 2025. O anúncio da data oficial ocorreu durante a Asse...
  • Conexão Delta G: Recuperação da pecuária anima negócios para a Temporada de Outono

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Segundo dirigente da Conexão Delta G, novo ciclo de alta trará demanda por animais de genética diferenciada
    Depois de um ano de 2023 com baixas nos preços, a temporada de outono da pecuária, tradicional período de vendas de terneiros, deve ser de otimismo em 2024. A avaliação é do diretor da Conexão Delta G, E...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais