Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 29/03/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Acordo Mercosul-UE vai beneficiar exportadoras de carnes brasileiras

Carne, Informação, Mercado | 01 de Julho de 2019

Acordo Mercosul-UE vai beneficiar exportadoras de carnes brasileiras

Foto: CarneTec

O acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia (UE) anunciado na sexta-feira (28) deverá elevar as vendas de carnes brasileiras para o bloco europeu, beneficiando o setor, segundo representantes da indústria.

As condições do acordo, fechadas após duas décadas de negociações, estabelecem uma cota de exportações de carne de frango de 180 mil toneladas em 12 meses, e a viabilização de embarques para carne suína e ovos processados para os europeus, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

O acordo também definiu uma cota de 99,9 mil toneladas para a carne bovina do Mercosul, e possibilita redução da tarifa intracota, segundo o jornal Folha de S.Paulo. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) não deu detalhes sobre essas cotas na sexta-feira (28).

“O ano de 2019 marca um novo momento para o setor de proteína animal do Brasil, com a possibilidade de embarcar um fluxo maior para um dos mais relevantes mercados consumidores globais”, disse o presidente da ABPA, Francisco Turra, em nota.

“Ao mesmo tempo, o acordo pontuará critérios mais justos e transparentes nos negócios entre os dois blocos.”

O diretor executivo da ABPA, Ricardo Santin, disse que “o volume acordado é expressivo, suficiente para que o Brasil mantenha sua posição com parceiro em prol da segurança alimentar europeia”.

A Marfrig, segunda maior empresa de carne bovina do mundo, com operações nos principais países produtores da América do Sul, disse que o acordo deve ter um impacto “bastante positivo” para a companhia.

“Ainda é preciso avaliar qual será o critério de rateio entre os países do Mercosul e entre as empresas nesses países, mas, com certeza, vamos ter aumento nas exportações. No caso da Marfrig, temos a vantagem de ter plantas habilitadas e com perfil exportador no Brasil, Argentina e Uruguai”, disse o CEO da Operação América do Sul da Marfrig, Miguel Gularte, em comentário enviado à CarneTec pela assessoria de imprensa da empresa.

A BRF, maior exportadora global de carne de frango, espera que o acordo tenha impactos benéficos para o setor agropecuário brasileiro.

“O trabalho realizado pelo Itamaraty, com participação direta da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, é positivo para o cenário econômico deste e dos próximos anos, mesmo não sendo possível avaliar o impacto para a empresa neste momento”, disse a companhia em nota.

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), que representa o setor de carne bovina nacional, disse à CarneTec por meio da assessoria de imprensa que ainda estava avaliando os detalhes das bases do acordo.

A assessoria da JBS disse que a empresa não iria comentar sobre o tema, e a Minerva não pôde comentar imediatamente.

Fonte: CarneTec

Maisnotícias

  • Arco presta contas e reúne associações de raças de ovinos de todo país

    Informação | 27 de Março de 2024
    Foto: Arco
    Encontro com associações estaduais e promocionais de raças foi realizado no começo da semana, em Porto Alegre (RS)

    A terça-feira, 25 de março, foi dedicada pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) a reuniões com representantes estaduais e associações promotoras de raças de todo o país. O encon...
  • Austrália: Novos EBVs de pesquisa da Angus para força de cisalhamento e marmoreio MSA

    Informação | 26 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Dois novos valores genéticos de pesquisa (RBVs) estão disponíveis para avaliação de gado Angus, ambos para características de qualidade alimentar – MSA Marmoreio e medição de maciez por força de cisalhamento.
    Research Breeding Values (RBVs) são EBVs em desenvolvimento. Eles podem ser utilizados da mesma mane...
  • EUA: Senado vota pela proibição da carne bovina do Paraguai

    Carne, Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Beef Magazine
    O projeto agora segue para apreciação da Câmara.
    Numa rara demonstração de consenso bipartidário, o Senado aprovou facilmente uma resolução na quinta-feira para anular a regra do USDA que permite as importações de carne in natura paraguaia. A resolução agora segue para a Câmara para apreciação.
    Em novemb...
  • Brasil recebe em 2025 nono congresso mundial da raça Braford

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Evento ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), de 28 de abril a 4 de maio do ano que vem
    A 9ª edição do Congresso Mundial Braford ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, (RS) entre os dias 28 de abril e 4 de maio de 2025. O anúncio da data oficial ocorreu durante a Asse...
  • Conexão Delta G: Recuperação da pecuária anima negócios para a Temporada de Outono

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Segundo dirigente da Conexão Delta G, novo ciclo de alta trará demanda por animais de genética diferenciada
    Depois de um ano de 2023 com baixas nos preços, a temporada de outono da pecuária, tradicional período de vendas de terneiros, deve ser de otimismo em 2024. A avaliação é do diretor da Conexão Delta G, E...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais