Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 19/04/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Palermo 2019: Brangus consagra seus grandes campeões

Exposição, Informação | 31 de Julho de 2019

Com sol pleno e arquibancadas lotadas, a raça Brangus, que mais cresce no Norte, julgou seus grandes campeões machos e fêmeas.

No júri, a cargo do renomado assessor Carlos Ojea Rullán, buscou-se premiar animais funcionais e equilibrados para raça. Inclusive, no caso dos machos, onde ganhou um touro vermelho, que representa uma população menor que o Brangus negro, a busca poderia ser vista para distinguir um bom pai para os colorados Brangus.

Estritamente falando, do lado dos machos, o Grande Campeão Macho Brangus era do box 645, da Nantex SA e da Juan Debenardi SRL. O exemplar, que irá completar dois anos em setembro, é um touro vermelho "muito carnicero, com área de olho de bife e circunferência escrotal espetacular", avalia Pedro Borgatello. "Ele será um bom pai." O animal nasceu em sua cabana La Cautiva, localizada em Chalacea, Córdoba.

"Eu realmente encontrei um touro muito completo, será bom para o Colorado (Brangus)", disse Ojea Rullán. O júri observou que devemos continuar a apontar para funcionalidade, correção estrutural, bom prepúcio e características carnívoras.

Para Victor Navajas, presidente da Associação Argentina Brangus, a raça "está longe do seu teto e tem muito a crescer". Sobre o trabalho do júri, ele disse: "Foi muito didático, entendeu-se o que ele queria transmitir por funcionalidade e equilíbrio."

Enquanto isso, o Reservado Grande Campeão Macho Brangus era do box 662, de La Sultana SA e Pradera del Norte SA. "É muito completo, com boa estrutura, muita classe e musculatura", disse Mauricio Groppo, da La Sultana.

Fêmeas
Do lado das melhores fêmeas, a Grande Campeã Fêmea da raça era do box 756, das empresas La Sultana-Capil SA e Las Lajitas SA. Esta fêmea tem 24 meses e está prestes a ter sua primeira cria.

A grande campeã foi criada pela La Sultana em Bell Ville e depois a Capil SA e a Las Lajitas SA adquiriram 50%.

"É muito equilibrada, harmoniosa, com muita correção estrutural", disse Groppo, da La Sultana.

A fêmea tem antecedentes muito bons. Sua mãe foi a Grande Campeã Fêmea em Palermo em 2016 e sua avó também o fez em 2012. Segundo Groppo, a fêmea será doadora de embriões para as três empresas que agora possuem. "Ela é uma fêmea de uma família de boas vacas", disse ele.

"O Brangus está passando por um excelente nível mundial, fazendo um pódio. Aqui vieram da Colômbia, México, Equador, Brasil, Paraguai para ver (a raça)", disse ele.

O presidente da Associação Argentina Brangus destacou do que foi observado no julgamento das fêmeas: "É uma raça madura, consistente, que é apenas uma pequena amostra do que os rodeios de produção representam em seu verdadeiro ambiente. Cada vez têm mais participação no volume de gado comercial ".

Nas fêmeas, a Reservada Grande Campeã Fêmea era do box 753, de El Impenetrável, Pampa del Infierno (Chaco) e Ganadera del Celé. Em terceiro lugar ficou a do box 781, de El Porvenir, de Walter Orodá.

Fonte: ABB, com informações do La Nacion 

Maisnotícias

  • Rebanhos devem manter ganho de peso pós-desmama para puberdade e abate precoces

    Genética | 16 de Abril de 2024
    Foto: Conexão Delta G
    Diretor da Conexão Delta G enumera cuidados com os terneiros nesta fase que incluem sanidade e qualidade do pasto ofertado

    Dentro do sistema pecuário, o outono é uma época do ano de extrema importância, pois é quando se realiza a desmama definitiva dos terneiros, na maioria dos sistemas de produção. Apesar da dife...
  • Estância da Gruta: Pioneiros do Devon embarcam para os Estados Unidos

    Genética, Informação | 16 de Abril de 2024
    Foto: Anna Luiza Berchon des Essarts Sampaio
    Uma comissão de pecuaristas brasileiros embarca, neste final de semana, para os Estados Unidos em um roteiro por criatórios da raça Devon. A agenda, que visitará 11 propriedades na Costa Leste, integra o Congresso Mundial de Devon 2024, que ocorre de 19 de abril a 03 de maio. Entre os gaúchos, está a pecuarista Ann...
  • ANCP anuncia nova estrutura de governança e gestão

    Genética, Informação | 16 de Abril de 2024
    Foto: Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores
    Objetivo é fortalecer o compromisso com o associado e impulsionar a excelência no melhoramento genético

    A Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), em sua missão de aprimorar a cadeia de valor da pecuária, implementa mais uma transformação significativa em sua estrutura de governança e gestão, vi...
  • Trajano Silva Remates: Preços na pecuária ainda estão aquém do esperado para a temporada gaúcha

    Informação, Mercado | 16 de Abril de 2024
    Foto: Trajano Silva Remates / Divulgação
    Na avaliação da Trajano Silva Remate, a expectativa era de uma valorização maior do que os preços praticados até o momento

    O mercado pecuário no Rio Grande do Sul ainda está com preços abaixo do que deveriam estar. A avaliação é do leiloeiro e diretor da Trajano Silva Remates, Marcelo Silva. Às portas da temp...
  • ARCO: Fenovinos quer ser uma feira enxuta e agradar produtores pela agilidade

    Genética, Informação | 16 de Abril de 2024
    Foto: Lorena Garcia
    Arco concentra julgamentos e remates para que evento atenda demanda de produtores sobre feiras de curta duração

    Enquanto Santa Margarida do Sul (RS) se prepara para receber criadores de ovinos de todo o estado e até mesmo de Santa Catarina, Paraná e, possivelmente, de São Paulo, os organizadores da 36ª Fenovinos faz...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais