Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 19/04/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

BEEF TOUR ABS 2019: produtores conhecem produção de carne certificada Angus nos EUA

Informação | 09 de Agosto de 2019

Genética ABS é destaque em fazendas renomadas pela criação de Angus certificado; Beef Tour 2019 segue até este domingo (11)

A tecnologia, a genética e a eficiência nos sistemas de produção estão em destaque na edição deste ano do Beef Tour 2019, o roteiro de viagens técnicas promovido anualmente pela ABS.

No quarto dia de visitas a propriedades renomadas da cadeia produtiva da carne nos Estados Unidos, o grupo de 60 produtores latino-americanos conheceu de perto um avançado confinamento que oferece ao mercado o melhor da carne Angus certificada, bem como uma fazenda de referência na criação da raça, com uso expressivo da genética ABS.

Durante a manhã desta quinta-feira (8), os participantes do Beef Tour visitaram o Hy-Plains Feedyard. A propriedade, localizada no estado de Kansas, funciona como um confinamento dedicado à raça Angus e surpreende pela sua estrutura e pela visão da sua equipe, conforme explica o gerente de Projetos e Produtos Corte Europeu da ABS Brasil, Marcelo Selistre.

“É uma unidade parceira da ABS, onde focam muito na avaliação dos animais. Possuem, inclusive, um avançado centro de pesquisa no local, e demonstram muita preocupação com a qualidade do produto final que inserem no mercado. É uma estrutura impecável para a mensuração de toda e qualquer característica possível”, descreve.

Também destaque na propriedade é o Beef On Focus, o projeto da ABS que se dedica à indicação da melhor genética Corte a ser utilizada em rebanhos de leite para aumentar as fontes de renda do produtor leiteiro e contribuir para o melhoramento genético direcionado.

Os produtores, que já se mostravam impressionados desde o início do tour, voltaram a se surpreender com mais esta visita, que evidenciou o potencial dos sistemas de produção americanos. É o que explica o produtor argentino Raul Serra. “Cada vez estamos aprendendo mais sobre genética. Com certeza, tem sido uma viagem muito interessante e que recomendo a todo produtor que tenha interesse em ampliar o conhecimento”, destaca.

A visita ao Hy-Plains Feedyard contou com a presença do COO da Genus ABS Beef, Jerry Thompson. Os visitantes assistiram, ainda, a uma palestra sobre a carne Angus certificada. “Todos ficaram encantados com a visão da equipe e a forma como conduzem a atividade”, complementa Marcelo.

Pela tarde, o grupo de produtores argentinos, brasileiros, chilenos e uruguaios seguiu viagem para a fazenda Luddington Angus, em Oklahoma. Com um rebanho de 600 vacas Angus negro e 70 animais Angus vermelho, a propriedade se estende por 6 mil acres e se dedica não só à comercialização de animais para abate, mas também ao melhoramento genético extremamente rigoroso e planejado.

“A seleção é muito voltada para características maternais. As novilhas fazem duas rodadas com detecção de cio e passam, em seguida, 25 dias com o touro. As vacas adultas são inseminadas por meio da IATF e depois passam 35 dias com o touro. O resultado desse sistema é muito impactante: as taxas de prenhez final chegam a 60%, nas novilhas, e até 75%, nas vacas”, comenta o gerente.
Comandada apenas pela família Luddington, a propriedade faz uso inteligente da eficiência do melhoramento genético para manter bons resultados. Como a fazenda não tem confinamento, a seleção prioriza a capacidade das vacas de manter a condição corporal a campo, e como a mão de obra é reduzida, elas também precisam ser capazes de parir sozinhas.

A equipe também planta o feno que alimenta todo o gado, suplementando com baixo teor de grão os touros que são destinados para remates. Características como cascos e patas perfeitas, bem como úberes excepcionais, também são buscadas. “A seleção fenotípica também consegue surpreender. Eles procuram muito preservar a beleza racial dos animais. A fazenda já teve 12 touros em centrais e, inclusive, a ABS contratou um animal Luddington no ano passado. O rebanho também já usou muito a nossa genética para aperfeiçoar os touros, como o Emblazon e até uma clone fêmea do touro EXT, da bateria ABS”, conta Marcelo.

Beef Tour 2019. O tour da ABS pelos Estados Unidos segue até este domingo (11). Nesta sexta-feira (9), o grupo segue viagem para conhecer as fazendas B&L Angus e Express Ranches. O roteiro já contemplou, ainda, visitas a frigoríficos, rebanhos comerciais e fazendas de diversos portes – tudo enfocado na demonstração da genética e da tecnologia a serviço da produção da melhor carne Angus do mercado.

Fonte: ABS 

Maisnotícias

  • Rebanhos devem manter ganho de peso pós-desmama para puberdade e abate precoces

    Genética | 16 de Abril de 2024
    Foto: Conexão Delta G
    Diretor da Conexão Delta G enumera cuidados com os terneiros nesta fase que incluem sanidade e qualidade do pasto ofertado

    Dentro do sistema pecuário, o outono é uma época do ano de extrema importância, pois é quando se realiza a desmama definitiva dos terneiros, na maioria dos sistemas de produção. Apesar da dife...
  • Estância da Gruta: Pioneiros do Devon embarcam para os Estados Unidos

    Genética, Informação | 16 de Abril de 2024
    Foto: Anna Luiza Berchon des Essarts Sampaio
    Uma comissão de pecuaristas brasileiros embarca, neste final de semana, para os Estados Unidos em um roteiro por criatórios da raça Devon. A agenda, que visitará 11 propriedades na Costa Leste, integra o Congresso Mundial de Devon 2024, que ocorre de 19 de abril a 03 de maio. Entre os gaúchos, está a pecuarista Ann...
  • ANCP anuncia nova estrutura de governança e gestão

    Genética, Informação | 16 de Abril de 2024
    Foto: Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores
    Objetivo é fortalecer o compromisso com o associado e impulsionar a excelência no melhoramento genético

    A Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), em sua missão de aprimorar a cadeia de valor da pecuária, implementa mais uma transformação significativa em sua estrutura de governança e gestão, vi...
  • Trajano Silva Remates: Preços na pecuária ainda estão aquém do esperado para a temporada gaúcha

    Informação, Mercado | 16 de Abril de 2024
    Foto: Trajano Silva Remates / Divulgação
    Na avaliação da Trajano Silva Remate, a expectativa era de uma valorização maior do que os preços praticados até o momento

    O mercado pecuário no Rio Grande do Sul ainda está com preços abaixo do que deveriam estar. A avaliação é do leiloeiro e diretor da Trajano Silva Remates, Marcelo Silva. Às portas da temp...
  • ARCO: Fenovinos quer ser uma feira enxuta e agradar produtores pela agilidade

    Genética, Informação | 16 de Abril de 2024
    Foto: Lorena Garcia
    Arco concentra julgamentos e remates para que evento atenda demanda de produtores sobre feiras de curta duração

    Enquanto Santa Margarida do Sul (RS) se prepara para receber criadores de ovinos de todo o estado e até mesmo de Santa Catarina, Paraná e, possivelmente, de São Paulo, os organizadores da 36ª Fenovinos faz...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais