Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 15/12/2019

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

BEEF TOUR ABS 2019: produtores conhecem produção de carne certificada Angus nos EUA

Informação | 09 de Agosto de 2019

Genética ABS é destaque em fazendas renomadas pela criação de Angus certificado; Beef Tour 2019 segue até este domingo (11)

A tecnologia, a genética e a eficiência nos sistemas de produção estão em destaque na edição deste ano do Beef Tour 2019, o roteiro de viagens técnicas promovido anualmente pela ABS.

No quarto dia de visitas a propriedades renomadas da cadeia produtiva da carne nos Estados Unidos, o grupo de 60 produtores latino-americanos conheceu de perto um avançado confinamento que oferece ao mercado o melhor da carne Angus certificada, bem como uma fazenda de referência na criação da raça, com uso expressivo da genética ABS.

Durante a manhã desta quinta-feira (8), os participantes do Beef Tour visitaram o Hy-Plains Feedyard. A propriedade, localizada no estado de Kansas, funciona como um confinamento dedicado à raça Angus e surpreende pela sua estrutura e pela visão da sua equipe, conforme explica o gerente de Projetos e Produtos Corte Europeu da ABS Brasil, Marcelo Selistre.

“É uma unidade parceira da ABS, onde focam muito na avaliação dos animais. Possuem, inclusive, um avançado centro de pesquisa no local, e demonstram muita preocupação com a qualidade do produto final que inserem no mercado. É uma estrutura impecável para a mensuração de toda e qualquer característica possível”, descreve.

Também destaque na propriedade é o Beef On Focus, o projeto da ABS que se dedica à indicação da melhor genética Corte a ser utilizada em rebanhos de leite para aumentar as fontes de renda do produtor leiteiro e contribuir para o melhoramento genético direcionado.

Os produtores, que já se mostravam impressionados desde o início do tour, voltaram a se surpreender com mais esta visita, que evidenciou o potencial dos sistemas de produção americanos. É o que explica o produtor argentino Raul Serra. “Cada vez estamos aprendendo mais sobre genética. Com certeza, tem sido uma viagem muito interessante e que recomendo a todo produtor que tenha interesse em ampliar o conhecimento”, destaca.

A visita ao Hy-Plains Feedyard contou com a presença do COO da Genus ABS Beef, Jerry Thompson. Os visitantes assistiram, ainda, a uma palestra sobre a carne Angus certificada. “Todos ficaram encantados com a visão da equipe e a forma como conduzem a atividade”, complementa Marcelo.

Pela tarde, o grupo de produtores argentinos, brasileiros, chilenos e uruguaios seguiu viagem para a fazenda Luddington Angus, em Oklahoma. Com um rebanho de 600 vacas Angus negro e 70 animais Angus vermelho, a propriedade se estende por 6 mil acres e se dedica não só à comercialização de animais para abate, mas também ao melhoramento genético extremamente rigoroso e planejado.

“A seleção é muito voltada para características maternais. As novilhas fazem duas rodadas com detecção de cio e passam, em seguida, 25 dias com o touro. As vacas adultas são inseminadas por meio da IATF e depois passam 35 dias com o touro. O resultado desse sistema é muito impactante: as taxas de prenhez final chegam a 60%, nas novilhas, e até 75%, nas vacas”, comenta o gerente.
Comandada apenas pela família Luddington, a propriedade faz uso inteligente da eficiência do melhoramento genético para manter bons resultados. Como a fazenda não tem confinamento, a seleção prioriza a capacidade das vacas de manter a condição corporal a campo, e como a mão de obra é reduzida, elas também precisam ser capazes de parir sozinhas.

A equipe também planta o feno que alimenta todo o gado, suplementando com baixo teor de grão os touros que são destinados para remates. Características como cascos e patas perfeitas, bem como úberes excepcionais, também são buscadas. “A seleção fenotípica também consegue surpreender. Eles procuram muito preservar a beleza racial dos animais. A fazenda já teve 12 touros em centrais e, inclusive, a ABS contratou um animal Luddington no ano passado. O rebanho também já usou muito a nossa genética para aperfeiçoar os touros, como o Emblazon e até uma clone fêmea do touro EXT, da bateria ABS”, conta Marcelo.

Beef Tour 2019. O tour da ABS pelos Estados Unidos segue até este domingo (11). Nesta sexta-feira (9), o grupo segue viagem para conhecer as fazendas B&L Angus e Express Ranches. O roteiro já contemplou, ainda, visitas a frigoríficos, rebanhos comerciais e fazendas de diversos portes – tudo enfocado na demonstração da genética e da tecnologia a serviço da produção da melhor carne Angus do mercado.

Fonte: ABS 

Maisnotícias

  • Brangus: o melhor touro do mundo é do Paraguai

    Exposição, Informação | 13 de Dezembro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Un toro brangus paraguayo es el nuevo campeón del mundo

    En la prestigiosa com­petencia organizada por la firma Cham­pion Of The World Genetics & Marketing, un toro bran­gus paraguayo, propiedad de Agroganadera Pukavy, se pro­clamó campeón mundial de la raza, marcando así un hito sin precedentes para el país. S...
  • Cardenal: o melhor Angus do mundo é do Uruguai

    Exposição, Informação | 12 de Dezembro de 2019
    Foto: El Observador
    Cardenal, el famoso toro colorado propiedad de Frigorífico Modelo, ya fue Gran Campeón en Expo Prado y en el Secretariado Mundial Angus

    El colorado llamado Cardenal es el mejor toro Aberdeen Angus del mundo. El reproductor, criado por la cabaña Frigorífico Modelo, de la familia Fernández, fue coronado en la compet...
  • ABIEC: Exportações de carnes bovinas devem encerrar 2019 com novos recordes em volume e faturamento

    Informação | 12 de Dezembro de 2019
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Embarques devem fechar ano com 1,8 milhão de toneladas, receitas devem crescer 13,3% e somar US$ 7,5 bilhões em 2019 Impulsionada pela demanda chinesa, as exportações brasileiras de carnes bovinas devem fechar 2019 com novo recorde de volume e faturamento. A estimativa divulgada pela Associação Brasileira das Indú...
  • Conexão Delta G elege nova diretoria para o biênio 2020/2021

    Informação | 12 de Dezembro de 2019
    Foto: Katega Vaz
    Entidade terá a médica veterinária Patricia Wolf como presidente nos próximos dois anos A Conexão Delta G terá nova diretoria para o biênio 2020/2021. Por aclamação, Patricia Wolf, da Wolf Agricultura e Pecuária, de Dom Pedrito (RS), será a presidente nos próximos dois anos. Ela substituirá Eduardo Eichenbe...
  • Boi gordo atinge recorde em novembro, preço da carne pressiona inflação

    Informação | 11 de Dezembro de 2019
    Foto: CarneTec
    A arroba do boi gordo no mercado paulista atingiu um recorde real em novembro, quando as carnes tiveram o maior impacto individual na inflação medida pelo IPCA no país. Os preços de carnes registraram alta de 8,09% em novembro, na comparação com outubro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais