Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 21/01/2020

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

ABS: Produtores mineiros fazem tour em fazendas leiteiras nos Estados Unidos

Visitação | 10 de Setembro de 2019

Durante uma semana, grupo de pecuaristas do sul de Minas visitou sete propriedades, além de conhecer a sede da ABS em Dekorra, Wisconsin

Um grupo de 10 produtores do sul de Minas Gerais participou de um tour nos Estados Unidos, na última semana. Acompanhados por representantes da ABS Brasil e ABS Global, eles visitaram fazendas e centros de pesquisa ligados à pecuária leiteira, além de conhecerem instalações da ABS em Wisconsin.

O objetivo das visitas foi conhecer diferentes sistemas de produção inseridos na cadeia produtiva do leite, permitindo fazer um retrato completo de como funciona a pecuária leiteira na América do Norte, e comparando os diferentes manejos observados à realidade praticada no Brasil. O gerente técnico Leite da ABS, Raul Andrade, explica que o tour ofereceu uma oportunidade muito valiosa para os participantes.

“Conhecemos diferentes manejos reprodutivos e genéticos, bem como modos de seleção e planejamentos genéticos distintos. No total, visitamos sete propriedades bastante variadas – fazendas com rebanhos entre 600 e 8 mil vacas em lactação. Além disso, tivemos a oportunidade de conhecer de perto diferentes sistemas de criação, ordenha e alimentação”, descreve.

As visitas tiveram início no laboratório de sexagem de sêmen IntelliGen e na sede da ABS em Dekorra, onde o grupo de pecuaristas foi recebido pelo consultor de Serviços Técnicos da ABS Global, Roney Ramos, a especialista em processamento do GMS (Genetic Management System), Ellie Fleming, e o especialista em serviços genéticos, Jordan Ebert. Roney também acompanhou os participantes do tour pelas visitas às fazendas leiteiras.

Ainda segundo Raul, as propriedades visitadas se destacaram pela utilização de variados sistemas de criação, incluindo cross ventilation e free stall. Além disso, o grupo presenciou sistemas de criação de bezerras inovadores, com a utilização de calf feeders (alimentadores automáticos), e também sistemas mais tradicionais, acompanhando todas as fases da criação, desde a colostragem até a lactação.

“Um dos aspectos que mais chamou a atenção foi a utilização do Beef in Focus, a solução em Beef on Dairy da ABS. Uma das fazendas que visitamos, em que há 6 mil vacas em lactação, utiliza sêmen de corte em 70% das inseminações, e pudemos observar também o produto final. O Beef on Dairy está crescendo muito nos Estados Unidos – das propriedades visitadas, apenas uma não utilizava essa modalidade de produção”, ressalta.

O gerente enfatiza que o bezerro de corte é valorizado nos EUA, o que ajuda a explicar a popularidade da aplicação do sêmen de corte nos animais geneticamente inferiores dos rebanhos leiteiros. “Ainda tivemos a chance de ver de perto as diferenças no estilo de ordenha. Algumas propriedades executam a ordenha carrossel; outras, a ordenha paralela, e a parte de alimentação também era desenvolvida de formas diferentes. Tudo isso contribuiu para fazer do tour uma experiência muito rica”, avalia Raul.

No decorrer das visitas, o consultor Roney complementava a experiência dos produtores com informações sobre os índices e manejos reprodutivos, bem como a importância de como e qual manejo utilizar em determinado sistema de produção.

“Também ficamos impressionados com a forma como os pecuaristas americanos trabalham a sucessão familiar. Muitos deles já planejam os seus negócios para daqui a cinco, 10 anos. O planejamento genético é muito focado e, claro, a ABS desempenha um papel muito importante nesse contexto. É um trabalho muito bem feito”, finaliza o gerente.

Fonte: ABS

Maisnotícias

  • CRV Lagoa: SireMatch atende 1.000 fazendas e teve crescimento de mais de 65% de vacas acasaladas nos últimos três anos

    Genética, Informação | 20 de Janeiro de 2020
    Foto: CRV Lagoa
    Software de acasalamento global da CRV apresenta grande evolução no país nos últimos anos Mais completo programa de acasalamento do mercado, o SireMatch, da CRV Lagoa, vem registrando excelentes resultados com o aumento contínuo de animais acasalados. Desenvolvido na Holanda pela CRV e presente em 60 países, o pro...
  • CRV Cast EP 03 - O campo precisa do marketing?

    Informação, Mercado | 19 de Janeiro de 2020
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Será que o produtor rural precisa ser marketeiro também? Você já faz parte dessa safra de modernidade? Quer aprender como colher esses frutos? Então dê o play e ouça nossa equipe em um bate-papo que vai render pano pra manga!

    Em caso de dúvidas e sugestões de novos episódios, fale com a gente por aqui: elthon.c...
  • Uruguai: esta semana embarcam 21 mil terneiros para a Turquia

    Informação | 16 de Janeiro de 2020
    Foto: Blasina y Asociados
    Gladenur embarcará en los próximos días alrededor de 21.000 terneros enteros hacia Turquía. Se trata de un negocio concretado previamente a que el gobierno de ese país suspendiera las habilitaciones para ingresar ganado vivo. Así lo confirmó a Tiempo de Cambio de radio Rural Mohamed Montasser Ben Daya, gerente de ...
  • ABHB: Projeto pioneiro vai selecionar fêmeas doadoras das raças Hereford e Braford

    Genética, Informação | 16 de Janeiro de 2020
    Foto: Everton Souza Marita
    Parceria entre ABHB e Embrapa Pecuária Sul fará avaliação para descobrir quais as vertentes maternas efetivas dos criatórios A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e a Embrapa Pecuária Sul, de Bagé (RS), preparam para esse ano a primeira avaliação de genotipagem das exemplares fêmeas das raças...
  • Investimentos setoriais do Fundesa superam R$ 9 mi em 2019

    Informação | 16 de Janeiro de 2020
    Foto: Fundo Estadual de Defesa Sanitária Animal
    Em assembleia realizada nesta quarta-feira (15) em Porto Alegre, conselheiros do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul aprovaram a prestação de contas referente ao exercício de 2019. Os investimentos superaram R$ 9,15 milhões ao longo do ano, recorde em toda a história do fundo. Os...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais