Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 04/07/2020

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

IATF: Dados do GERAR N/NE representam 13,9% das informações nacionais coletadas na última estação de monta

Informação | 10 de Setembro de 2019

IATF: Dados do GERAR N/NE representam 13,9% das informações nacionais coletadas na última estação de monta

Foto: Imagens da Internet

O sexto encontro do Grupo contou com debates sobre IATF e TETF, além de palestras e workshop

A reunião do Grupo GERAR CORTE 2019, realizada em 4 e 5 de setembro, no Hotel Imperial, em Imperatriz/MA, recebeu técnicos integrantes do GERAR que atuam em fazendas das regiões Norte e Nordeste, além de representantes de centrais de genética, funcionários da equipe Zoetis, entre outros convidados.

Izaias Claro Junior, Gerente de Serviços Técnicos de Bovinos da Zoetis, abriu o primeiro dia (4/9) da reunião agradecendo a presença dos 27 técnicos que integram o Grupo GERAR N/NE.

Segundo Izaias, este grupo regional enviou 193.424 dados de Inseminação Artificial tem Tempo Fixo (IATF) na última estação de monta, o que representou 13,9% da quantidade total de protocolos coletadas pelos sete grupos do GERAR Nacional e um crescimento de 18,9% em relação à quantidade de dados enviados em 2018.

Após a mensagem de boas-vindas, iniciou-se um ciclo de palestras, aberto por Daniel Biluca, Assistente Técnico de Genética da Zoetis, que falou sobre “Genômica na Prática: Integração de Tecnologias para o Aumento da Lucratividade”. Na sequência, Marco Aurélio Borges, Consultor Técnico de Nutrição, também da Zoetis, apresentou o tema “Influência da Suplementação na Eficiência Reprodutiva de Vacas Nelore Inseminadas em Tempo Fixo Marco”. A última palestra do período da tarde de quarta-feira foi realizada por Elio Moro, Gerente Técnico de Bovinos da Zoetis, que abordou o assunto “Controle Parasitário do Rebanho como Estratégia para Aumentar o Desempenho Produtivo, Reprodutivo e Financeiro da Fazenda”.

Case e debates – O segundo dia de reunião foi iniciado com a apresentação de um case, ministrado pela médica-veterinária Keile Cavalcante, integrante do GERAR N/NE, e que abordou o tema “Estratégias para Incrementar a Prenhez na IATF”. Logo em seguida, o médico-veterinário José Luiz Moraes Vasconcelos, o professor Zequinha, da Unesp – Botucatu/SP, assumiu o comando, abrindo a tradicional bateria de debates em torno dos dados de IATF incluídos no Relatório GERAR CORTE 2019, além de informações sobre os protocolos de TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo).

Em relação aos números gerais, somente na última estação de monta, os técnicos do GERAR Nacional coletaram 1.395 milhão de dados de IATF, acumulando um banco de dados superior a 6,7 milhões de protocolos.

Workshop – No último bloco da reunião, técnicos e convidados participaram de um workshop nomeado de “Cria: Seus Indicadores, Custos e Impactos na Rentabilidade da Atividade Pecuária”, uma das principais novidades do GERAR CORTE 2019. A oficina foi coordenada pelo consultor Bruno Longo, membro da equipe do zootecnista Antonio Chaker El-Memari Neto, coordenador do Inttegra – Instituto de Métricas Agropecuárias.

Neste ano, o Grupo GERAR CORTE já realizou reuniões em Londrina/PR, Restinga Seca/RS, Bonito/MS, Cuiabá/MT, Brasília/DF e Imperatriz/MA. A última reunião do Grupo ocorrerá em Belo Horizonte/MG, em 18 e 19 de setembro.

Fonte: Grupo Gerar

Maisnotícias

  • CRV Lagoa: Bateria Angus ganha importante reforço com a chegada de Red Bar Ganador

    Genética, Informação, Mercado | 03 de Julho de 2020
    Foto: CRV Lagoa
    A CRV Lagoa reforça sua bateria Corte Europeu com a chegada de Red Bar Ganador, um Red Angus com linhagem canadense e americana indicado para o sistema de produção semi-intensivo. O animal está entre os destaques do desfile de touros que será apresentado no dia 7 de julho na TV CRV Lagoa. Contratado recentemente pe...
  • Angus informa posição contrária à realização da Expointer 2020

    Informação | 01 de Julho de 2020
    Foto: Carolina Jardine
    NOTA ANGUS - Expointer 2020 Após ouvir seus associados, a Associação Brasileira de Angus vem a público manifestar posição contrária à realização da Expointer 2020 na nova data proposta (de 26 de setembro a 4 de outubro). No entanto, registrou-se o interesse de alguns associados de levarem seus animais para a e...
  • Uruguai: exportação de gado em pé reduzida a menos da metade em 2019/2020

    Informação | 01 de Julho de 2020
    Foto: Tardaguila Agromercados
    La exportación de ganado en pie volvió a caer fuerte en el ejercicio 2019/20. De acuerdo con datos del MGAP y de Aduanas, se embarcaron entre jul-19 y jun-20 127.932 vacunos, de los cuales 105.884 se dirigieron a Turquía, 83% del total. La cantidad es algo menos de la mitad de los 261 mil animales de 2018/19 y 72% in...
  • Tecnologia à Frente com José Renato Chiari - Girolando (30/06/20)

    Informação, Mercado | 30 de Junho de 2020
    O diretor técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, José Renato Chiari, fala sobre a importância da evolução tecnológica para a pecuária de leite, destacando o papel de extrema relevância do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando, no Tecnologia à Frente de hoje.   Fonte...
  • NESPro divulga o Informativo Nº5 com o fechamento das Feiras de Terneiros no RS

    Informação | 29 de Junho de 2020
    Foto: Divulgação/Assessoria
    O Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPro/UFRGS), coordenado pelo Prof. Julio Barcellos, informou nesta segunda-feira (29/06) a parte 5 do monitoramento da comercialização de terneiros em leilões virtuais, referente o período de 15/4 a 20/6/20.
    Foram acompanhados p...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais