Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 27/02/2020

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Abrafrigo diz que preços de carne bovina aumentaram 25% desde agosto

Informação | 31 de Outubro de 2019

Abrafrigo diz que preços de carne bovina aumentaram 25% desde agosto

Foto: CarneTec

Os preços da carne bovina no Brasil aumentaram 25% nos últimos três meses, num movimento que o presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Péricles Salazar, vê como inevitável considerando a forte demanda externa pelo produto.

“É uma situação de mercado, que fortalece todo o setor da pecuária e sua cadeia produtiva – do criador às empresas –, e que é inevitável diante da procura pelo produto brasileiro, já que há muito tempo não ocorriam elevações nos preços ao consumidor”, disse o dirigente em comunicado divulgado pela Abrafrigo nesta semana.

A China tem elevado as compras fortemente, diante dos casos de peste suína africana no país, e a Rússia está aumentando as importações progressivamente com habilitações de novas plantas. Novos clientes importantes, como Turquia e Indonésia, também colaboram para o aumento das exportações brasileiras.

Salazar estima que as exportações de carne bovina brasileira atualmente representam mais de 20% da produção local.

Segundo ele, os repasses do aumento de preço ao consumidor brasileiro devem continuar pelo menos enquanto a oferta de bois continuar restrita, cenário que ele espera que se mantenha como consequência do aumento das exportações.

As exportações de carne bovina aceleraram ainda mais neste mês de outubro, quando a busca dos varejistas brasileiros pelo produto também cresceu visando fazer estoques para a temporada de festas de fim de ano, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) divulgados em meados do mês.

O maior ritmo de embarques no início de outubro motivou expectativas de que as exportações brasileiras do produto neste mês estabeleçam um novo recorde.

O indicador do boi gordo Esalq/B3 subiu 2,9% no mês, até o dia 29 de outubro, cotado a R$ 166,90 a arroba.

Já a cotação do boi gordo calculada pela Scot Consultoria no acumulado de outubro, considerando a média de todas as praças pesquisadas pela empresa, teve alta de 4,5%. O preço da carne bovina com osso subiu 7,6% no mercado atacadista desde o início do mês, segundo a Scot em nota publicada na quarta-feira (30).

Fonte: Carne Tec, por Anna Flávia Rochas (31/10/19) 

Maisnotícias

  • Uruguai sem pressa para deixar a vacina contra a Aftosa

    Informação | 20 de Fevereiro de 2020
    Foto: Divulgação/Assessoria
    El análisis con los costos y beneficios que implicaría, a futuro, dejar de vacunar contra fiebre aftosa en Uruguay, continúa avanzando. El pasado martes, en la sede de la Dilave “Miguel C. Rubino”, las gremiales de productores recibieron un nuevo informe de la consultoría independiente impulsada por el Instituto ...
  • RS: Farsul aprova continuidade das medidas para retirada da vacina contra aftosa

    Informação | 19 de Fevereiro de 2020
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Sindicatos rurais firmaram a decisão em assembleia nesta quarta-feira (19)
    Em assembleia realizada nesta quarta-feira (19), a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) decidiu apoiar a continuidade do processo de antecipação da retirada da vacina contra a febre aftosa no estado. O placar da votação f...
  • RS: comunicado acerca da posição da Conexão Delta G em relação à antecipação da retirada da vacina contra a Febre Aftosa

    Informação | 19 de Fevereiro de 2020
    Foto: Conexão Delta G
    A Conexão Delta G, após deliberação com seus associados, definiu posicionamento contrário à antecipação da retirada da vacina da Febre Aftosa no Rio Grande do Sul. O grupo, em sua maioria, levantou ponderações de questões técnicas, comerciais e políticas acerca do tema que vem preocupando os pecuaristas de c...
  • ABHB: Paranaenses apostam nas raças Hereford e Braford e comemoram resultados

    Genética, Informação, Mercado | 18 de Fevereiro de 2020
    Foto: Diego Funari Fotografia
    Estado conta atualmente com um plantel de cerca de 9,39 mil exemplares registrados, segundo a Associação Brasileira de Hereford e Braford Criadores de bovinos de corte que estão apostando nas raças Hereford e Braford colhem os resultados positivos desta decisão. No Paraná, conforme números da Associação Brasile...
  • Angus e Negócio Direto: parceria para a certificação de terneiros no RS

    Informação, Mercado | 15 de Fevereiro de 2020
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A Associação Brasileira de Angus busca formas de equalizar a oferta de animais certificados ao longo do ano, e propôs aos produtores do Grupo Negócio Direto a Certificação de animais com padrão Racial Angus que atendam especificações do Mercado.

    A parceria visa beneficiar os produtores que conseguem entregar os a...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais