Últimasnotícias

Abrafrigo diz que preços de carne bovina aumentaram 25% desde agosto

Informação | 31 de Outubro de 2019

Os preços da carne bovina no Brasil aumentaram 25% nos últimos três meses, num movimento que o presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Péricles Salazar, vê como inevitável considerando a forte demanda externa pelo produto.

“É uma situação de mercado, que fortalece todo o setor da pecuária e sua cadeia produtiva – do criador às empresas –, e que é inevitável diante da procura pelo produto brasileiro, já que há muito tempo não ocorriam elevações nos preços ao consumidor”, disse o dirigente em comunicado divulgado pela Abrafrigo nesta semana.

A China tem elevado as compras fortemente, diante dos casos de peste suína africana no país, e a Rússia está aumentando as importações progressivamente com habilitações de novas plantas. Novos clientes importantes, como Turquia e Indonésia, também colaboram para o aumento das exportações brasileiras.

Salazar estima que as exportações de carne bovina brasileira atualmente representam mais de 20% da produção local.

Segundo ele, os repasses do aumento de preço ao consumidor brasileiro devem continuar pelo menos enquanto a oferta de bois continuar restrita, cenário que ele espera que se mantenha como consequência do aumento das exportações.

As exportações de carne bovina aceleraram ainda mais neste mês de outubro, quando a busca dos varejistas brasileiros pelo produto também cresceu visando fazer estoques para a temporada de festas de fim de ano, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) divulgados em meados do mês.

O maior ritmo de embarques no início de outubro motivou expectativas de que as exportações brasileiras do produto neste mês estabeleçam um novo recorde.

O indicador do boi gordo Esalq/B3 subiu 2,9% no mês, até o dia 29 de outubro, cotado a R$ 166,90 a arroba.

Já a cotação do boi gordo calculada pela Scot Consultoria no acumulado de outubro, considerando a média de todas as praças pesquisadas pela empresa, teve alta de 4,5%. O preço da carne bovina com osso subiu 7,6% no mercado atacadista desde o início do mês, segundo a Scot em nota publicada na quarta-feira (30).

Fonte: Carne Tec, por Anna Flávia Rochas (31/10/19) 

Abrafrigo diz que preços de carne bovina aumentaram 25% desde agosto

Foto: CarneTec