Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 28/03/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Presidente da Asbia faz balanço de 2019 e conta as perspectivas para o próximo ano

Informação | 03 de Janeiro de 2020

Presidente da Asbia faz balanço de 2019 e conta as perspectivas para o próximo ano

Foto: Divulgação/Assessoria

Previsão de crescimento para 2020 é de até 24%; produtor confia mais na genética, diz Márcio Nery

Com um crescimento sem precedentes, a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) encerra 2019 com excelentes previsões para o próximo ano. O presidente da entidade, Márcio Nery Magalhães Júnior, faz um balanço dos primeiros meses da sua gestão e comemora os resultados alcançados.

“A expectativa é ultrapassar as 18 milhões de doses de sêmen comercializadas em 2019”, revela. O cálculo toma por base o crescimento significativo nas vendas registradas no decorrer do ano. Até setembro, foram 11.450.505 doses, contra 9.701.282 no mesmo período de 2018.
Para 2020, tudo indica que o resultado será ainda mais expressivo. “Trabalhamos com a possibilidade de chegar acima dos 22 milhões de doses comercializadas, abrangendo as vendas diretas para clientes, exportações e prestações de serviço”, comenta.

Se as previsões se concretizarem, o resultado representaria um crescimento de 22 a 24% para o próximo ano. Para explicar esse cenário de aumento rápido, Márcio não tem dúvidas: é a valorização da genética que está orientando o mercado.

“Esse é o principal ponto. O criador realmente acordou para o impacto da genética dentro do negócio dele – não só no aumento da produtividade, mas também na redução dos custos na fazenda. A genética consegue atuar nas duas pontas”, avalia o presidente.

Márcio elenca, ainda, o aumento do uso da genética de corte em vacas de leite – a tecnologia beef on dairy – e o crescimento muito expressivo da utilização da IATF (inseminação artificial em tempo fixo) em rebanhos leiteiros como outros fatores que vêm contribuindo para a evolução do setor.

Por fim, o presidente ressalta o relacionamento entre a Asbia e outras entidades do segmento como uma chave fundamental para consolidar o crescimento nos próximos anos. “Trata-se de associações de raça e, principalmente, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A relação com essas entidades está resultando em diversos novos projetos que estão alavancando o setor da inseminação artificial”, afirma Nery.

Já para 2020, a associação pretende revolucionar a forma como os relatórios trimestrais da Asbia são estruturados. “Além da estratificação já existente, que apresenta os dados organizados em nível de Estado, pretendemos, já no primeiro relatório do ano, descer ao nível do município. Isso vai dar ainda mais força ao Índice Asbia e nos ajudar, seguramente, a incrementar o uso da genética e da IATF no Brasil”, explica.

Fonte: ASBIA

Maisnotícias

  • Arco presta contas e reúne associações de raças de ovinos de todo país

    Informação | 27 de Março de 2024
    Foto: Arco
    Encontro com associações estaduais e promocionais de raças foi realizado no começo da semana, em Porto Alegre (RS)

    A terça-feira, 25 de março, foi dedicada pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) a reuniões com representantes estaduais e associações promotoras de raças de todo o país. O encon...
  • Austrália: Novos EBVs de pesquisa da Angus para força de cisalhamento e marmoreio MSA

    Informação | 26 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Dois novos valores genéticos de pesquisa (RBVs) estão disponíveis para avaliação de gado Angus, ambos para características de qualidade alimentar – MSA Marmoreio e medição de maciez por força de cisalhamento.
    Research Breeding Values (RBVs) são EBVs em desenvolvimento. Eles podem ser utilizados da mesma mane...
  • EUA: Senado vota pela proibição da carne bovina do Paraguai

    Carne, Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Beef Magazine
    O projeto agora segue para apreciação da Câmara.
    Numa rara demonstração de consenso bipartidário, o Senado aprovou facilmente uma resolução na quinta-feira para anular a regra do USDA que permite as importações de carne in natura paraguaia. A resolução agora segue para a Câmara para apreciação.
    Em novemb...
  • Brasil recebe em 2025 nono congresso mundial da raça Braford

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Evento ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), de 28 de abril a 4 de maio do ano que vem
    A 9ª edição do Congresso Mundial Braford ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, (RS) entre os dias 28 de abril e 4 de maio de 2025. O anúncio da data oficial ocorreu durante a Asse...
  • Conexão Delta G: Recuperação da pecuária anima negócios para a Temporada de Outono

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Segundo dirigente da Conexão Delta G, novo ciclo de alta trará demanda por animais de genética diferenciada
    Depois de um ano de 2023 com baixas nos preços, a temporada de outono da pecuária, tradicional período de vendas de terneiros, deve ser de otimismo em 2024. A avaliação é do diretor da Conexão Delta G, E...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais