Últimasnotícias

ABS inaugura núcleo genético de doadoras e lança linha premium de embriões

Genética, Informação, Mercado | 23 de Janeiro de 2020

Com fêmeas de alto valor genético 100% genotipadas, o Núcleo NEO conta com grande estrutura e será base para o novo produto da empresa: ABS NEO Premium

Com 77 anos e o reconhecimento do mercado de melhoramento genético bovino, a ABS inova mais uma vez com a inauguração do Núcleo NEO de doadoras. O rebanho de fêmeas de valor genético superior será base para a produção do novo lançamento da empresa: o ABS NEO Premium, uma linha exclusiva classe A (de alto padrão) de embriões.

“Atualmente, a palavra-chave do melhoramento genético é a velocidade. Por isso, não tenho dúvida que o ABS NEO Premium será um marco para a pecuária leiteira no Brasil. A ABS está inserindo no mercado uma genética única, de doadoras 100% genotipadas, que irá promover a intensidade da seleção, o aumento da confiabilidade e a diminuição do intervalo entre gerações”, comenta o gerente de Mercado e Contas-Chave Leite da ABS, Marcello Mamedes.

O gerente ressalta que foi inaugurada uma nova estrutura na ABS, planejada especificamente para esse fim. “É uma grande e moderna estrutura, construída na nossa central, onde iremos alojar fêmeas superiores, de elevadíssimo nível genético, e colocar essa genética à disposição do mercado”, explica.

O espaço, registrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem capacidade para receber 300 animais taurinos e 100 animais zebuínos. Todos eles, antes de entrar no local, passam por bateria rigorosa de exames, possibilitando que os embriões frutos dessas doadoras sejam exportados no futuro.

Através do produto ABS NEO Premium, serão oferecidos ao mercado embriões com uma genética única e superior, de rebanhos confiáveis das raças Gir Leiteiro, Girolando e Holandês, e o melhor, sem reservas. “Adquirindo o produto, o cliente irá, realmente, turbinar a velocidade do progresso genético. As doadoras do Núcleo NEO da Raça Gir Leiteiro estão classificadas em dois grupos para atender melhor aos nossos clientes. Um grupo dessas doadoras possui média de PTA genômico entre as top 5% da raça. O outro grupo encontra-se nas top 20% da raça”, explicou a geneticista Leite da ABS, Carolina Filardi de Campos.

Já as fêmeas Holandesas são 100% de genética americana e chegaram ao Brasil através de embriões importados há cerca de dois anos quando a ABS começou a idealizar o projeto.

O gerente de Produto Leite América Latina da ABS, Klaus Hanser de Freitas, ressaltou o grande diferencial do produto. “Todos os animais do Núcleo NEO são testados genomicamente. Isso garante uma maior confiança nessa genética que está sendo entregue. É muito difícil encontrar no mercado embriões de doadoras com avaliação genômica. E a ABS vai disponibilizar esses embriões e ainda com ótimas provas”, destacou Klaus, explicando que os embriões são disponibilizados ao mercado através de três grupos distintos com base na PA (média estimada entre as provas dos pais): grupo 1 - maior do que 900 de NM$; grupo 2 - entre 850 e 900 de NM$; grupo 3 - entre 800 e 850 de NM$ 

Os embriões da linha ABS NEO Premium contam ainda com um cuidadoso acasalamento planejado pela equipe ABS com escolha dos melhores touros da bateria da empresa. “A seleção da genética utilizada para produzir os embriões a partir das doadoras do Núcleo NEO é muito rigorosa, e permite a obtenção de um melhoramento genético muito mais rápido. Todos os embriões produzidos no Núcleo serão disponibilizados ao cliente ABS, sem reservas, sem a burocracia de importação e por preços mais acessíveis, se comparados aos valores praticados com animais importados. Além disso, temos o produto para pronta-entrega”, destaca a gerente de Comércio Exterior, Namíbia Teixeira.

A reposição das doadoras do Núcleo será feita de forma muito mais intensa do que acontece nos rebanhos comerciais, garantindo que o cliente ABS NEO Premium sempre encontre o que há de melhor no mercado. Vale destacar que os primeiros embriões Gir, Girolando e Holandeses já estão disponíveis para comercialização. “É a ABS dando continuidade à sua missão de agir de maneira pioneira, focada no cliente e visando aos melhores resultados com cada lançamento”, ressalta Marcello Mamedes.

Fonte: ABS

ABS inaugura núcleo genético de doadoras e lança linha premium de embriões

Foto: Assessoria de Imprensa ABS