Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 19/03/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

Angus Austrália: ganhos com a seleção para docilidade

Informação | 30 de Janeiro de 2020

Uma das características em que os pecuaristas dão alto nível de importância ao tomar decisões de seleção, se não a característica mais importante, é o temperamento.

Esta importância foi destacada em uma pesquisa recente com mais de 1.200 produtores de carne bovina na Austrália, que constatou que o temperamento era a característica mais importante na seleção de touros.

O temperamento de um animal tem um grande impacto em seu valor em uma operação de pecuária e quando falamos de temperamento, estamos falando sobre como os animais se comportam quando são confinados ou expostos a situações habituais (por exemplo, sendo separados do rebanho). Os benefícios do melhor temperamento em bovinos são bem compreendidos e incluem:

  • Custos de produção mais baixos;
  • Gado mais fácil de reunir e manusear;
  • Reduzir danos à instalações e cercas
  • Diminuir o risco de lesões e estresse no gado;
  • Diminuir o risco de lesões e estresse para as pessoas;
  • Diminuir a perda de peso durante o transporte;
  • Melhorar o desempenho do confinamento;
  • Diminua o risco de “cortes escuros” no abate;
  • Melhorar a qualidade da carne (carne mais macia);

Para os produtores de genética, o temperamento é de particular importância em função impacto significativo que ele tem sobre a lucratividade de seus clientes. É importante ressaltar que o temperamento é altamente herdável e não possui relações genéticas antagônicas conhecidas, o que significa que podemos fazer melhorias no temperamento sem impactar negativamente outras características.

Os produtores que buscam melhorar a genética de seu rebanho para temperamento podem conseguir isso através da implementação de duas estratégias principais de seleção: descartes para temperamento deficiente e seleção de touros com genética de temperamento superior.

Descarte para temperamento deficiente

É prática comum para os criadores descartar animais que demonstrem temperamento inaceitável. Isso pode ser feito de maneira bem simples, em que os animais são observados e seu temperamento avaliado durante o manejo ou através do uso de um processo mais formal e estruturado, envolvendo a coleta de escores de docilidade.

As pontuações de docilidade são registradas em animais no desmame ou logo após. A vantagem da pontuação no desmame é que todos os bezerros devem ter tido um manejo mínimo e, portanto, expressam variação no temperamento.

As pontuações de docilidade são coletadas em animais usando um teste de piquetes/bretes ou troncos e contenção:

  • Teste de Brete - os bezerros são colocados individualmente em um pequeno brete e o operador tenta segurar o animal em um canto por cerca de 10 segundos;
  • Teste de Tronco - os bezerros são colocados em um tronco ou e mantidos em uma balança de pesagem por cerca de 10 segundos (mas não necessariamente com a cabeça presa);

Esta informação pode não apenas fornecer informações valiosas para a decisão de reter um indivíduo, mas também pode alimentar a Avaliação TransTasman Angus Cattle (TACE) e contribuir para o cálculo dos EBVs.

Escores de Docilidade – TACE

  1. Dócil;
  2. Inquieto;
  3. Nervoso;
  4. Voador;
  5. Agressivo;

No texto original são detalhadas as características de cada tipo de escore.

Selecionando animais com temperamento superior

Em associação com os descartes, a seleção de animais com genética superior para temperamento é fundamental para melhorar geneticamente essa característica em uma rebanho.


Como outras características de produção, é importante selecionar animais para reprodução este ano que sejam geneticamente superiores aos usados ​​no ano passado. Isso é particularmente importante na seleção de touros, devido à influência geral da genética em um rebanho, tanto a curto como a longo prazo, por meio das filhas retidas.

 

As informações mais eficazes para a seleção de animais com genética superior ao temperamento são os EBVs para Docilidade. A seleção de touros com EBVs de Docilidade mais altos que os usados ​​na reprodução anterior resultará em aprimoramento genético a longo prazo.

 

Os EBVs de Docilidade fornecem uma estimativa das diferenças na porcentagem de progênie que terá temperamento aceitável devido à genética, com EBVs de Docilidade mais altos indicando que é esperado que um animal produza relativamente mais progênie com temperamento aceitável.

 

O cálculo dos EBVs para o temperamento tem várias vantagens principais em considerar simplesmente o temperamento de um animal:

 

  • Como todas as características de produção de importância econômica, o temperamento observado de um animal é uma combinação da genética herdada do pai e da mãe e do ambiente e manejo dos quais o animal foi administrado.

 

Os EBVs para características relacionadas ao temperamento (como em outras características) se concentram nas diferenças genéticas entre animais para temperamento, contabilizando quaisquer influências ambientais e de manejo.

 

Os EBVs para temperamento levam em consideração não apenas o temperamento de cada animal, mas também o temperamento de todos os animais. Dessa maneira, os EBVs fornecem uma melhor indicação da genética de um animal para temperamento do que uma avaliação apenas do temperamento do animal.

Os EBVs permitem identificar diferenças genéticas no temperamento entre animais que podem ter temperamento aceitável. Os animais que podem ter temperamento aceitável, mas que provavelmente produzem uma alta porcentagem de progênie com temperamento ruim podem ser removidos do rebanho de cria ou, inversamente, se dois animais de mérito genético semelhante para outras características estiverem sendo considerados para uso em um programa de melhoramento, o animal que provavelmente produzirá uma porcentagem mais alta de progênie com temperamento superior pode ser selecionado. 

Mensagens para levar para casa

  • Produtores de genética devem coletar notas de docilidade para todos os bezerros ao coletar seus pesos de 200 dias;
  • Deve-se considerar os EBVs da Docility ao selecionar touros
  • Selecione touros com EBVs Docility superiores aos usados no ano anterior


Fonte: Angus Austrália, traduzido e resumido pela Assessoria Agropecuária.
Publicado no site Beef Central em 30/01/2010.

 

Maisartigos

  • Ponto de equilíbrio: consumidor e a vaca de cria

    Genética, Informação, Mercado | 15 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Assisti a um muito interessante webinar da Angus University (EUA) sobre esta velha questão: Como equilibrar as demandas do consumidor de carne e as características da vaca de cria?

    O evento contou com palestrantes e moderadores de universidades, criadores e executivos do CAB (Certified Angus Beef®). Busque na internet ...
  • USP: Boletim de Reprodução Animal indica 91% de IATF em 2023

    Informação | 12 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Em 2023, apesar da redução do número de protocolos comercializados, 91,2% das inseminações no Brasil foram realizadas por IATF
    (Mercado registra queda de 10,2% em 2023 ante 2022)

    Boletim Eletrônico do Departamento de Reprodução Animal/FMVZ/USP
    Edição 8, de 22 de fevereiro de 2024

    Editorial

    O Departamento de Rep...
  • EMBRAPA: Árvores melhoram ganho de peso, conforto térmico e reprodução

    Informação | 06 de Março de 2024
    Foto: Embrapa
    O conforto térmico afeta o desempenho dos bovinos. Resultados do estudo podem incentivar o pecuarista a implementar ações focadas em boas práticas

    Estudo coordenado pela Embrapa Pecuária Sudeste (SP) avaliou o bem-estar animal, de maneira multidimensional, em relação ao conforto térmico proporcionado pelos siste...
  • Austrália: ​Para onde vamos em termos de correção estrutural?

    Informação | 06 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    O tema correção estrutural é frequentemente levantado entre produtores comerciais e de touros.
    Nos três anos em que escrevo esta coluna sobre genética, a estrutura é o assunto da maior parte dos feedbacks que recebo, bem como o assunto mais sugerido para colunas semanais. Em geral, a tendência do feedback e das d...
  • Como o valor genético impacta a produção e a lucratividade bovina

    Genética | 23 de Fevereiro de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Por: Lauriston Bertelli e Wellington Araújo

    O valor genético desempenha um papel importante na produção e lucratividade na bovinocultura, já que se refere às características genéticas inerentes e ao potencial que um animal individual possui, podendo influenciar no desempenho, na produtividade e no valor econômico...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais