Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 04/07/2020

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Secretaria de Defesa Agropecuária define sêmen animal como produto essencial durante crise do coronavírus

Informação, Mercado | 26 de Março de 2020

Secretaria de Defesa Agropecuária define sêmen animal como produto essencial durante crise do coronavírus

Foto: Imagens da Internet

Secretaria de Defesa Agropecuária define sêmen animal como produto essencial durante crise do coronavírus

Atendendo a um questionamento da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento esclareceu, em ofício, que “se incluem no caráter de essencialidade para a cadeia produtiva animal, os insumos para reprodução animal, como sêmen e embriões”.

Também destaca que “faz-se essencial que sejam asseguradas, dentre outras, as atividades envolvidas com a produção e abastecimento de alimentos” e que “essas atividades compreendem toda a cadeia produtiva, incluindo as matérias-primas e insumos envolvidos na produção”.

“Desde semana passada estávamos preocupados que essa cadeia produtiva do agronegócio fosse impactada por limitações do frete rodoviário porque 90% da nossa carga é transportada por esse modal”, explica o executivo da Asbia, Carlos Vivacqua.


Ele conta que, na segunda-feira (23/3), o setor recebeu um documento assinado pelas principais transportadoras rodoviárias do país comunicando que, atendendo às recomendações legais, deixariam transportariam sêmen por não se tratar de produto alimentício.

Retomada logística

Segundo Vivacqua, o documento está sendo entregue às transportadoras e já permitiu a retomada da logística do setor. Com a recusa das transportadoras, Vivacqua calcula que a indústria de inseminação artificial tenha ficado cerca de 48 horas sem escoar qualquer insumo relacionado à atividade.

Vivacqua afirma que, embora o país não esteja na estação de monta, quando há maior aquecimento do mercado de inseminação artificial devido ao ciclo da produção pecuária de corte, na cadeia do leite, essa atividade é constante. 

“No leite, começamos a intensificar o uso de sêmen de maior valor agregado justamente quando tem declínio da temperatura, porque aí você consegue programar o nascimento do bezerro e o pico de lactação para o melhor momento de mercado”, explica.

Segundo balanço divulgado pela Asbia no início deste ano, em 2019 as vendas de sêmen bovino no Brasil somaram 18,5 milhões de doses, sendo 4,6 milhões delas de raças leiteiras - crescimento anual de 10%.

Fonte: Revista Globo Rural

Maisnotícias

  • CRV Lagoa: Bateria Angus ganha importante reforço com a chegada de Red Bar Ganador

    Genética, Informação, Mercado | 03 de Julho de 2020
    Foto: CRV Lagoa
    A CRV Lagoa reforça sua bateria Corte Europeu com a chegada de Red Bar Ganador, um Red Angus com linhagem canadense e americana indicado para o sistema de produção semi-intensivo. O animal está entre os destaques do desfile de touros que será apresentado no dia 7 de julho na TV CRV Lagoa. Contratado recentemente pe...
  • Angus informa posição contrária à realização da Expointer 2020

    Informação | 01 de Julho de 2020
    Foto: Carolina Jardine
    NOTA ANGUS - Expointer 2020 Após ouvir seus associados, a Associação Brasileira de Angus vem a público manifestar posição contrária à realização da Expointer 2020 na nova data proposta (de 26 de setembro a 4 de outubro). No entanto, registrou-se o interesse de alguns associados de levarem seus animais para a e...
  • Uruguai: exportação de gado em pé reduzida a menos da metade em 2019/2020

    Informação | 01 de Julho de 2020
    Foto: Tardaguila Agromercados
    La exportación de ganado en pie volvió a caer fuerte en el ejercicio 2019/20. De acuerdo con datos del MGAP y de Aduanas, se embarcaron entre jul-19 y jun-20 127.932 vacunos, de los cuales 105.884 se dirigieron a Turquía, 83% del total. La cantidad es algo menos de la mitad de los 261 mil animales de 2018/19 y 72% in...
  • Tecnologia à Frente com José Renato Chiari - Girolando (30/06/20)

    Informação, Mercado | 30 de Junho de 2020
    O diretor técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, José Renato Chiari, fala sobre a importância da evolução tecnológica para a pecuária de leite, destacando o papel de extrema relevância do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando, no Tecnologia à Frente de hoje.   Fonte...
  • NESPro divulga o Informativo Nº5 com o fechamento das Feiras de Terneiros no RS

    Informação | 29 de Junho de 2020
    Foto: Divulgação/Assessoria
    O Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPro/UFRGS), coordenado pelo Prof. Julio Barcellos, informou nesta segunda-feira (29/06) a parte 5 do monitoramento da comercialização de terneiros em leilões virtuais, referente o período de 15/4 a 20/6/20.
    Foram acompanhados p...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais