Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 10/04/2020

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Secretaria de Defesa Agropecuária define sêmen animal como produto essencial durante crise do coronavírus

Informação, Mercado | 26 de Março de 2020

Secretaria de Defesa Agropecuária define sêmen animal como produto essencial durante crise do coronavírus

Foto: Imagens da Internet

Secretaria de Defesa Agropecuária define sêmen animal como produto essencial durante crise do coronavírus

Atendendo a um questionamento da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento esclareceu, em ofício, que “se incluem no caráter de essencialidade para a cadeia produtiva animal, os insumos para reprodução animal, como sêmen e embriões”.

Também destaca que “faz-se essencial que sejam asseguradas, dentre outras, as atividades envolvidas com a produção e abastecimento de alimentos” e que “essas atividades compreendem toda a cadeia produtiva, incluindo as matérias-primas e insumos envolvidos na produção”.

“Desde semana passada estávamos preocupados que essa cadeia produtiva do agronegócio fosse impactada por limitações do frete rodoviário porque 90% da nossa carga é transportada por esse modal”, explica o executivo da Asbia, Carlos Vivacqua.


Ele conta que, na segunda-feira (23/3), o setor recebeu um documento assinado pelas principais transportadoras rodoviárias do país comunicando que, atendendo às recomendações legais, deixariam transportariam sêmen por não se tratar de produto alimentício.

Retomada logística

Segundo Vivacqua, o documento está sendo entregue às transportadoras e já permitiu a retomada da logística do setor. Com a recusa das transportadoras, Vivacqua calcula que a indústria de inseminação artificial tenha ficado cerca de 48 horas sem escoar qualquer insumo relacionado à atividade.

Vivacqua afirma que, embora o país não esteja na estação de monta, quando há maior aquecimento do mercado de inseminação artificial devido ao ciclo da produção pecuária de corte, na cadeia do leite, essa atividade é constante. 

“No leite, começamos a intensificar o uso de sêmen de maior valor agregado justamente quando tem declínio da temperatura, porque aí você consegue programar o nascimento do bezerro e o pico de lactação para o melhor momento de mercado”, explica.

Segundo balanço divulgado pela Asbia no início deste ano, em 2019 as vendas de sêmen bovino no Brasil somaram 18,5 milhões de doses, sendo 4,6 milhões delas de raças leiteiras - crescimento anual de 10%.

Fonte: Revista Globo Rural

Maisnotícias

  • Trajano Silva: Leilões virtuais crescem em tempos de isolamento social

    Informação | 08 de Abril de 2020
    Foto: Trajano Silva Remates / Divulgação
    Temporada de Outono da pecuária gaúcha se estrutura para a venda à distância de terneiros e terneiras Os leilões virtuais estão registrando um aumento significativo neste momento em que a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) exige medidas como o isolamento social com o objetivo de evitar aglomerações e dimin...
  • ABS lança novo site global, valorizando a experiência do cliente

    Informação | 08 de Abril de 2020
    Foto: Assessoria de Imprensa ABS
    A ABS apresentou na terça-feira (7) seu novo site global, totalmente reformulado para se aproximar ainda mais de clientes de todo o mundo. A principal plataforma digital de soluções genéticas passou por atualização integral e abrangente, com objetivo de garantir a melhor experiência possível ao cliente. "Com o r...
  • NESPro: Estratégias para a venda de terneiros em tempo de crise

    Informação | 08 de Abril de 2020
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Com os métodos convencionais de gado, por meio dos leilões e remates presenciais, agora restringidos pela impossibilidade da aglomeração de pessoas, mudam-se as formas de comercialização. Em plena safra de terneiros/bezerros, o NESPro preparou orientações de como vender a produção por outros canais. 

    Faça aqui...
  • Senar-RS: campanha valoriza o trabalho do campo em meio ao combate ao novo coronavírus

    Informação | 07 de Abril de 2020
    Foto: Senar - RS
    Para dar à população da cidade a possibilidade de ficar em casa, os trabalhadores do meio rural continuam saindo a campo. Para lembrar o papel dos produtores rurais para garantir a alimentação de todos durante o combate à pandemia da Covid-19, o Senar-RS publica um vídeo em suas redes com o depoimento de quem cont...
  • PR: Leilão dos Criadores de Gado de Corte faz R$ 1.950 para terneiros 1/2 sangue Braford

    Informação, Leilões, Mercado | 06 de Abril de 2020
    Foto: Portal DBO
    Registrando 100% de liquidez, o pregão faturou R$ 1 milhão com a venda de 281 machos e 288 fêmeas; veja médias A Sociedade Rural de Guaraniaçu, município na região Oeste do Paraná, foi o palco de mais uma edição do “Leilão dos Criadores de Gado de Corte”, com a oferta de 569 exemplares para cria, recria e...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais