Últimasnotícias

Touro Nelore da bateria ABS é líder em dois sumários

Genética, Informação | 22 de Maio de 2020

REM Caldonegro se mantém como líder em central no Sumário Geneplus/Embrapa e é DECA 1 no PMGZ

Nos últimos quatro anos, REM Caldonegro, que compõe a bateria da ABS, vem se destacando nos principais sumários. Nesta semana, foram mais dois resultados expressivos. No Sumário do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o touro é o líder em central da raça Nelore e DECA 1, que agrupa os 10% melhores animais avaliados no PMGZ. REM Caldonegro também se mantém como líder em central no Sumário Geneplus/Embrapa, com IQG (Índice de Qualificação Genética) de 64,62, sendo TOP 0,1%.

REM Caldonegro também foi líder no Sumário da raça Nelore da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), sendo, atualmente, o quarto melhor entre os touros provados no mesmo sumário.

O coordenador de Produto e Atendimento ao Cliente Corte da ABS, Arthur Vieira, destacou que Caldonegro, que alcançou iABCZ de 40,21, tem régua de DEPs muito forte para as características de desempenho, maternais, reprodutivas e de carcaça. “Tudo isso com genômica e provado com diversos filhos avaliados no PMGZ. Por exemplo, o filho REM Figurão é o terceiro melhor touro no programa PMGZ 2020-1 e DECA 1, promovendo a evolução dessa genética”.

Ainda de acordo com Arthur, as qualidades não ficam apenas nas DEPs, Caldonegro tem criterioso certificado IATFmax, comprovando os ótimos resultados em protocolo de IATF.

“O touro foi amplamente utilizado em rebanhos comerciais, obtendo muito desempenho em suas progênies, assim como mostra as suas DEPs”.

Além de sêmen convencional, a ABS disponibiliza a opção de sêmen sexado Sexcel do REM Caldonegro.

Fonte: ABS

REM Caldonegro

Foto: Assessoria de Imprensa ABS