Últimasnotícias

ANCP lançou Sumário de Touros das Raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã de maio de 2020

Genética | 25 de Maio de 2020

Contribuindo para o melhoramento genético do rebanho bovino brasileiro, a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) disponibiliza a edição de maio de 2020 de seu Sumário de Touros das Raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã. A publicação foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (13), durante live no Instagram da Entidade.

Para a avaliação, a ANCP utilizou sua base de dados, que reúne aproximadamente 3,6 milhões de animais, com 11,9 milhões de medidas de pesos corporais e 2,3 milhões de perímetros escrotais. Além disso, também foi utilizado o método de Single Step Genômico (ssGBLUP) para a avaliação das raças Nelore e Guzerá.

A publicação inclui tabelas com os índices dos melhores animais para as diferentes características avaliadas pela ANCP, como as DEPs para fertilidade e precocidade de fêmeas e machos, além de habilidade maternal, ganho em peso, stayability, qualidade da carcaça e carne, eficiência alimentar e aspectos morfológicos.

Além das DEPs de características econômicas, a entidade também disponibiliza o sumário geral de touros, apresentando os animais classificados pelo índice MGTe (Mérito Genético Total Econômico) e a tabela de classificação de machos jovens para as raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã.

Outro destaque do sumário é a tabela classificatória com os 80 melhores animais que participaram das edições anteriores da Reprodução Programada, de acordo com o índice MGTe de cada um. Em 2020, a RP completa 25 anos.

O Sumário de Touros das Raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã – edição de maio de 2020 está disponível no site www.ancp.org.br.

Fonte: ANCP

ANCP lançou Sumário de Touros das Raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã de maio de 2020

Foto: Divulgação/Assessoria