Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 19/04/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Embrapa Pecuária Sul completa 45 anos de trabalho para a pecuária Sul-brasileira

Informação | 14 de Junho de 2020

Unidade completa 45 anos de trabalho em 2020

Foto: Divulgação/Assessoria

Referência no desenvolvimento de tecnologias e conhecimentos para a bovinocultura de corte e de leite e ovinocultura, assim como para sistemas que integram pecuária e agricultura, a Embrapa Pecuária Sul completa, neste sábado, 13 de junho, 45 anos de trabalho de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) nos campos Sul-brasileiros, englobando sua atuação nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. 

Localizada em Bagé, na região da Campanha gaúcha, a Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária renova por mais um ano o compromisso com a sociedade de trabalhar a ciência visando a sustentabilidade dos sistemas produtivos e a qualidade dos seus produtos finais. Conforme o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Daniel Montardo, o atual cenário coloca a empresa, cada vez mais, como partícipe do trabalho e discussão da pecuária dentro de grandes temas como clima, ambiente, saúde humana e bem-estar animal. 

“O agro no mundo todo vive um grande dilema, que é atender a demanda por alimentos saudáveis e nutritivos e, ao mesmo tempo, garantir a conservação dos ambientes de produção. Nós, na Embrapa, dispomos de dados técnicos e científicos que comprovam que a pecuária, com pastagens bem manejadas, pode prestar importantes serviços ambientais, como o sequestro de carbono. O leite e a carne têm elementos essenciais à saúde humana, inclusive nossas pesquisas comprovam que a carne oriunda de sistemas pastoris apresenta altos teores de ômega 3. Somado a isso, a pecuária desenvolvida nos campos Sul-brasileiros, e que vem contando com grande contribuição científica da Embrapa Pecuária Sul ao longo de 45 anos, pode ser feita com a preservação dos biomas e com a garantia de excelentes condições de bem-estar aos animais. Ou seja, já temos algumas respostas a muitos desses questionamentos contemporâneos. Temos que aprofundar os debates e as pesquisas para que os bons modelos pecuários se propaguem”, destacou Montardo.

Realidade consolidada na região, a diversificação da produção também é foco do olhar da Unidade. “Buscamos antever os cenários e desafios, para que a pecuária entre nesse contexto de forma integrada e eficiente, pois apesar de ainda estar fortemente baseada no campo nativo, que é um diferencial da nossa produção pecuária, vemos nossa região diversificando a matriz produtiva, com a fruticultura, vitivinicultura, oliveiras e lavouras de soja, além do arroz. Temos uma equipe multidisciplinar, muito capacitada e dedicada para encontrar as melhores soluções aos produtores e construir uma pecuária competitiva e duradoura”, diz o chefe-geral.

Conforme Montardo, a partir desse cenário, a agenda de PD&I da Unidade cada vez mais se voltará para modelos de produção pautados pela capacidade de garantir, ao mesmo tempo, sustentabilidade no uso dos recursos naturais, rentabilidade e saudabilidade dos produtos. “Já temos trabalhado nesse sentido, e buscaremos intensificar a parceria com o setor produtivo, buscando disponibilizar tecnologias com ampla adoção por parte dos produtores e, possibilitando, assim, benefícios para toda a sociedade”, completou Montardo. 

Contribuições para o setor produtivo 
Nessas mais de quatro décadas, o Centro de Pesquisa tem buscado acompanhar de perto as necessidades do setor produtivo, no intuito de atender às demandas dos diferentes setores envolvidos com a pecuária. Fundada no município de Bagé (RS), em 13 de junho de 1975, a unidade de pesquisa da Embrapa se destaca por contribuir para o fortalecimento da pecuária nos campos Sul-brasileiros, bem como para o aumento da competividade e sustentabilidade do setor pecuário.

A Embrapa acompanhou as mudanças ocorridas na região, buscando focar em projetos de pesquisa e inovação alinhados com os maiores problemas da pecuária do Sul do Brasil. “Podemos citar como foco prioritário hoje, por exemplo, o controle do carrapato, da Tristeza Parasitária Bovina (TPB), de plantas daninhas  como o capim-annoni e a oferta de cultivares adaptadas para a cadeia forrageira do Sul do Brasil. Também focamos no uso dessas cultivares e sua aplicação nos sistemas pecuários, incluindo a reorganização da produção e da oferta de sementes de qualidade”, destaca Montardo.

Na área de sanidade, um trabalho expoente da Unidade e parceiros usou a genômica para seleção de linhagens de bovinos mais resistentes ao carrapato, tecnologia que vem possibilitando avanços no combate ao parasita e a TPB. Também entram nessa linha tecnologias como o Serviço de Predições Genômicas, que permite ao produtor a avaliação de seu rebanho quanto à resistência ao carrapato, e o Índice Bioeconômico de Carcaças, que identifica touros capazes de gerar descendentes que produzam carne de alta qualidade. 

Em relação ao controle de plantas daninhas, o Método Integrado de Recuperação de Pastagens (Mirapasto) é uma tecnologia desenvolvida pela Unidade e que permite recuperar áreas degradadas com invasoras como o capim-annoni. Com o método, é possível alcançar índices de produtividade de 500 kg/ha/ano de carne, bem superior à variação entre 44 e 78 kg/ha/ano observada em áreas com alta taxa de infestação.

Também se destacam outras tecnologias que visam a uma pecuária mais competitiva e sustentável, como trabalhos de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), o desenvolvimento territorial em apoio à pecuária familiar e o esforço institucional para agregar valor aos produtos diferenciados de origem animal produzidos nos campos Sul-brasileiros. Na área de pesquisa-desenvolvimento se destaca o projeto Rede Leite, realizado no noroeste do Rio Grande do Sul, junto a produtores de leite, e o arranjo produtivo local de ovinocultores no Alto Camaquã, que tem elevado a produtividade e a qualidade de vida de agricultores familiares, assim como o apoio ao arranjo produtivo local do leite de Sant’anna do Livramento, e a coordenação, em parceria com a Embrapa Clima Temperado, do programa Balde Cheio no RS. 

Também se destaca o esforço da Unidade e parceiros para o fortalecimento da cadeia de ovinos no Sul do Brasil, com o desenvolvimento de novos produtos feitos com carne ovina, como bacon e presunto, por exemplo, além do trabalho com os genes Booroola e Vacaria – tecnologias que possibilitam o aumento do número de cordeiros nascidos por parto. 

Outras contribuições importantes da Unidade são: o Polo de Excelência em Genética Taurina (Pologen); a Rede de Pesquisa Pecuária Sustentável (Pecus), que vem informando sobre a emissão de gases de efeito estufa e sequestro de carbono na pecuária de corte do Rio Grande do Sul; o Programa Boas Práticas Agropecuárias em Bovinocultura de Corte, desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); as Provas de Avaliação a Campo de Reprodutores (PAC), realizadas junto às associações de raça de bovinos de corte; as pesquisas com a biodiversidade dos campos Sul-brasileiros; e o Observatório da Pecuária de Corte, parceria com o Nespro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que busca analisar informações da cadeia e projetar cenários para a pecuária de corte do Estado.

Fonte: EMBRAPA (12/06/20) 

Maisnotícias

  • Rebanhos devem manter ganho de peso pós-desmama para puberdade e abate precoces

    Genética | 16 de Abril de 2024
    Foto: Conexão Delta G
    Diretor da Conexão Delta G enumera cuidados com os terneiros nesta fase que incluem sanidade e qualidade do pasto ofertado

    Dentro do sistema pecuário, o outono é uma época do ano de extrema importância, pois é quando se realiza a desmama definitiva dos terneiros, na maioria dos sistemas de produção. Apesar da dife...
  • Estância da Gruta: Pioneiros do Devon embarcam para os Estados Unidos

    Genética, Informação | 16 de Abril de 2024
    Foto: Anna Luiza Berchon des Essarts Sampaio
    Uma comissão de pecuaristas brasileiros embarca, neste final de semana, para os Estados Unidos em um roteiro por criatórios da raça Devon. A agenda, que visitará 11 propriedades na Costa Leste, integra o Congresso Mundial de Devon 2024, que ocorre de 19 de abril a 03 de maio. Entre os gaúchos, está a pecuarista Ann...
  • ANCP anuncia nova estrutura de governança e gestão

    Genética, Informação | 16 de Abril de 2024
    Foto: Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores
    Objetivo é fortalecer o compromisso com o associado e impulsionar a excelência no melhoramento genético

    A Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), em sua missão de aprimorar a cadeia de valor da pecuária, implementa mais uma transformação significativa em sua estrutura de governança e gestão, vi...
  • Trajano Silva Remates: Preços na pecuária ainda estão aquém do esperado para a temporada gaúcha

    Informação, Mercado | 16 de Abril de 2024
    Foto: Trajano Silva Remates / Divulgação
    Na avaliação da Trajano Silva Remate, a expectativa era de uma valorização maior do que os preços praticados até o momento

    O mercado pecuário no Rio Grande do Sul ainda está com preços abaixo do que deveriam estar. A avaliação é do leiloeiro e diretor da Trajano Silva Remates, Marcelo Silva. Às portas da temp...
  • ARCO: Fenovinos quer ser uma feira enxuta e agradar produtores pela agilidade

    Genética, Informação | 16 de Abril de 2024
    Foto: Lorena Garcia
    Arco concentra julgamentos e remates para que evento atenda demanda de produtores sobre feiras de curta duração

    Enquanto Santa Margarida do Sul (RS) se prepara para receber criadores de ovinos de todo o estado e até mesmo de Santa Catarina, Paraná e, possivelmente, de São Paulo, os organizadores da 36ª Fenovinos faz...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais