Últimasnotícias

Governo do RS exige plano de contingência para combate à Covid-19 em frigoríficos

Informação | 14 de Junho de 2020

Frigoríficos de carnes e pescado no Rio Grande do Sul terão de preparar um plano de contingência com medidas para prevenir, monitorar e controlar a transmissão da covid-19, segundo portaria publicada pela Secretaria de Saúde do estado na segunda-feira (08).

Casos confirmados de covid-19 têm aumentado em frigoríficos no estado, motivando fechamentos temporários para testagem de trabalhadores e adequações operacionais.

O plano de contingência deverá ser apresentado às autoridades sanitárias estadual ou municipal sempre que for requisitado.

A Secretaria de Saúde determinou que o plano deverá contemplar o uso de equipamentos provisórios de material liso, resistente e de fácil higienização, com a finalidade de manter o afastamento entre os manipuladores.

Além disso, as empresas terão de incluir no plano o compromisso de identificar, de forma sistemática, casos suspeitos de covid-19 e realizar constante monitoramento da saúde dos trabalhadores.

O plano deve incluir vigilância e busca ativa de infectados, que deverá ocorrer diariamente e em todos os turnos de trabalho, com afastamento de casos suspeitos.

As empresas também terão de garantir distanciamento mínimo de dois metros entre funcionários, com demarcação do espaço de trabalho sempre que possível. Com o uso de equipamentos de proteção individual ou máscara de proteção, o distanciamento poderá ser reduzido para o mínimo de um metro entre os trabalhadores, segundo a Secretaria de Saúde.

Fonte: CarneTec, por Anna Flávia Rocha (10/06/20  

RS exige plano de contingência para combate à covid-19 em frigoríficos

Foto: CarneTec