Últimasnotícias

Selo TOP Marmoreio identificará animais de destaque para transmissão da característica

Informação | 15 de Julho de 2020

Gordura intramuscular vem sendo cada vez mais procurada no mercado da carne bovina; selo foi criado a partir de dados do mundo real, colhidos em abates técnicos

Sempre atenta às demandas do mercado de carne, a ABS apresenta ao mercado o novo Selo TOP Marmoreio, destinado à identificação dos animais com a genética capaz de transmitir essa característica, associada a uma carne de qualidade.

De acordo com o gerente Produto Corte Europeu, Marcelo Selistre, o marmoreio (ou seja, a gordura intramuscular) é uma característica cada vez mais procurada, pois tem um alto impacto na maciez, sabor e suculência da carne.

“Todos estes traços dizem respeito a um animal jovem e bem acabado, mas o marmoreio é essencial. A genética é fundamental para se conseguir uma carcaça com marmoreio, porque a característica depende totalmente da presença de genes específicos. A boa notícia é que o marmoreio tem alta herdabilidade – assim, a identificação dos melhores reprodutores com esta característica é muito importante”, ressalta o gerente.

Desta forma, a partir de abates técnicos de animais F1, realizados no Brasil, fazendo uso da base de dados do ABS XBlack, o índice econômico exclusivo da ABS voltado para sistemas de cruzamento industrial, foram sinalizados os touros que transmitem o marmoreio com a maior expressividade para a sua progênie – identificados com o Selo TOP Marmoreio.

“Sabemos que alguns outros fatores impactam diretamente para que o marmoreio se expresse na carne, como uma boa nutrição fetal, um bom desenvolvimento durante todas as fases de criação e a presença de grãos por tempo prolongado no período de terminação – mas, sem a genética, de nada adianta todo esse esforço”, salienta Marcelo Selistre.

Fonte: ABS 

Selo TOP Marmoreio identificará animais de destaque para transmissão da característica

Foto: Divulgação/Assessoria

Selo TOP Marmoreio identificará animais de destaque para transmissão da característica

Foto: Divulgação/Assessoria