Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 28/03/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Montana: criador eleva em 20kg peso à desmama com uso da genética

Genética | 06 de Agosto de 2020

Montana: criador eleva em 20kg peso à desmama com uso da genética

Foto: Divulgação/Assessoria

Em nove anos, JP Agronegócios aumenta em 20kg peso dos bezerros Montana à desmama

A precocidade sexual dos bovinos é um objetivo constante da pecuária brasileira. Em Três Lagoas (MS), a JP Agronegócios tem alcançado excelentes resultados com o gado Montana: 80% das fêmeas da propriedade emprenham aos 14 meses. Com isso, o projeto iniciado em 2011 tem alcançado sucesso e ganhos com a venda de 80 touros Montana por ano.

"Entramos no Programa Montana por acreditar que o cruzamento industrial é uma excelente opção para produzir animais rústicos, produtivos e adaptados ao ambiente tropical. O CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção, emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA – para os melhores 26% animais da safra) que nossos reprodutores conquistam nos dá a tranquilidade de comercializar apenas animais melhoradores", afirma José Pavan Neto, diretor de pecuária da JP Agronegócios.

O gado Montana resulta de cruzamentos entre raças taurinas e zebuínas. Com isso, proporciona alto índice de heterose. "Essa combinação de sangue possibilita alta produtividade e excelente adaptação ao nosso clima tropical".

José Pavan Neto destaca que "a genética Montana tem a capacidade de reunir o melhor de cada raça para compor o biotipo adequado a qualquer sistema de produção. Além disso, a avaliação genética feita por geneticistas da Universidade de São Paulo – campus de Pirassununga nos permite selecionar os melhores animais de cada safra, facilitando o descarte e promovendo o melhoramento do rebanho como um todo".

A JP Agronegócios seleciona animais de frame médio, com baixa exigência nutricional, capazes de alta produção no Cerrado. "Em nove anos de investimento, obtivemos incremento de 20 kg de peso médio na desmama e de 1,5 arroba de peso ao sobreano", destaca Neto, também valorizando a fertilidade e a capacidade produtiva das fêmeas Montana.

Os próximos passos da JP Agronegócios incluem intensificar a seleção por ultrassonografia de carcaça, além de implementar linhagem de animais com pelagem preta, o Montana Black.

A qualidade da genética Montana da JP estará à mostra no dia 27 de agosto, no Megaleilão Montana. Nos dias 14 a 17 de setembro, a oferta da genética da fazenda será no projeto "De olho na fazenda", do Canal do Boi.

"A raça Montana chegou ao Brasil no início da década de 1990. Desde então, o Programa Montana já forneceu mais de 17,5 mil touros certificados ao mercado. Esses números comprovam o potencial da raça, que proporciona ganhos indiscutíveis a cada safra em termos de qualidade produtiva e reprodutiva", destaca Gabriela Giacomini, gerente de operações do Programa Montana.

Fonte: Notícias do Montana

Maisnotícias

  • Arco presta contas e reúne associações de raças de ovinos de todo país

    Informação | 27 de Março de 2024
    Foto: Arco
    Encontro com associações estaduais e promocionais de raças foi realizado no começo da semana, em Porto Alegre (RS)

    A terça-feira, 25 de março, foi dedicada pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) a reuniões com representantes estaduais e associações promotoras de raças de todo o país. O encon...
  • Austrália: Novos EBVs de pesquisa da Angus para força de cisalhamento e marmoreio MSA

    Informação | 26 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Dois novos valores genéticos de pesquisa (RBVs) estão disponíveis para avaliação de gado Angus, ambos para características de qualidade alimentar – MSA Marmoreio e medição de maciez por força de cisalhamento.
    Research Breeding Values (RBVs) são EBVs em desenvolvimento. Eles podem ser utilizados da mesma mane...
  • EUA: Senado vota pela proibição da carne bovina do Paraguai

    Carne, Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Beef Magazine
    O projeto agora segue para apreciação da Câmara.
    Numa rara demonstração de consenso bipartidário, o Senado aprovou facilmente uma resolução na quinta-feira para anular a regra do USDA que permite as importações de carne in natura paraguaia. A resolução agora segue para a Câmara para apreciação.
    Em novemb...
  • Brasil recebe em 2025 nono congresso mundial da raça Braford

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Evento ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), de 28 de abril a 4 de maio do ano que vem
    A 9ª edição do Congresso Mundial Braford ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, (RS) entre os dias 28 de abril e 4 de maio de 2025. O anúncio da data oficial ocorreu durante a Asse...
  • Conexão Delta G: Recuperação da pecuária anima negócios para a Temporada de Outono

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Segundo dirigente da Conexão Delta G, novo ciclo de alta trará demanda por animais de genética diferenciada
    Depois de um ano de 2023 com baixas nos preços, a temporada de outono da pecuária, tradicional período de vendas de terneiros, deve ser de otimismo em 2024. A avaliação é do diretor da Conexão Delta G, E...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais