Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 19/03/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Montana: criador eleva em 20kg peso à desmama com uso da genética

Genética | 06 de Agosto de 2020

Montana: criador eleva em 20kg peso à desmama com uso da genética

Foto: Divulgação/Assessoria

Em nove anos, JP Agronegócios aumenta em 20kg peso dos bezerros Montana à desmama

A precocidade sexual dos bovinos é um objetivo constante da pecuária brasileira. Em Três Lagoas (MS), a JP Agronegócios tem alcançado excelentes resultados com o gado Montana: 80% das fêmeas da propriedade emprenham aos 14 meses. Com isso, o projeto iniciado em 2011 tem alcançado sucesso e ganhos com a venda de 80 touros Montana por ano.

"Entramos no Programa Montana por acreditar que o cruzamento industrial é uma excelente opção para produzir animais rústicos, produtivos e adaptados ao ambiente tropical. O CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção, emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA – para os melhores 26% animais da safra) que nossos reprodutores conquistam nos dá a tranquilidade de comercializar apenas animais melhoradores", afirma José Pavan Neto, diretor de pecuária da JP Agronegócios.

O gado Montana resulta de cruzamentos entre raças taurinas e zebuínas. Com isso, proporciona alto índice de heterose. "Essa combinação de sangue possibilita alta produtividade e excelente adaptação ao nosso clima tropical".

José Pavan Neto destaca que "a genética Montana tem a capacidade de reunir o melhor de cada raça para compor o biotipo adequado a qualquer sistema de produção. Além disso, a avaliação genética feita por geneticistas da Universidade de São Paulo – campus de Pirassununga nos permite selecionar os melhores animais de cada safra, facilitando o descarte e promovendo o melhoramento do rebanho como um todo".

A JP Agronegócios seleciona animais de frame médio, com baixa exigência nutricional, capazes de alta produção no Cerrado. "Em nove anos de investimento, obtivemos incremento de 20 kg de peso médio na desmama e de 1,5 arroba de peso ao sobreano", destaca Neto, também valorizando a fertilidade e a capacidade produtiva das fêmeas Montana.

Os próximos passos da JP Agronegócios incluem intensificar a seleção por ultrassonografia de carcaça, além de implementar linhagem de animais com pelagem preta, o Montana Black.

A qualidade da genética Montana da JP estará à mostra no dia 27 de agosto, no Megaleilão Montana. Nos dias 14 a 17 de setembro, a oferta da genética da fazenda será no projeto "De olho na fazenda", do Canal do Boi.

"A raça Montana chegou ao Brasil no início da década de 1990. Desde então, o Programa Montana já forneceu mais de 17,5 mil touros certificados ao mercado. Esses números comprovam o potencial da raça, que proporciona ganhos indiscutíveis a cada safra em termos de qualidade produtiva e reprodutiva", destaca Gabriela Giacomini, gerente de operações do Programa Montana.

Fonte: Notícias do Montana

Maisnotícias

  • Pesquisa semanal: preços do gado gordo e gado de reposição no RS (13/03/2024)

    Informação | 13 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Os preços pagos pelo gado gordo se estabilizaram nesta semana, com exceção do boi a peso vivo, que foi a única categoria que apresentou queda. A baixa oferta de animais para abate e a entrada de carne bovina de outros estados, enfraquece os negócios nesta época do ano. Porém, em decorrência da melhora do volume d...
  • Os Agronautas EP. 57 - André Bartocci: Evolução da Pecuária, Câmara Setorial da Carne Bovina e ILP.

    Informação | 11 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Neste episódio (09/03) conversamos com o amigo pecuarista André Bartocci. 
    O André é o diretor da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, presidente da Câmara Setorial da Carne Bovina, cujo papel e missão discutimos no episódio. Para se ter uma ideia, a Câmara reúne 36 entidades representativas da cade...
  • O INDEX ASBIA 2023 já está disponível para download

    Informação | 10 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    O INDEX ASBIA 2023 já está disponível para download. As principais informações sobre o mercado de genética bovina e inseminação artificial no ano passado são expostas em detalhes no INDEX.

    Acesse aqui.  Fonte: ASBIA
  • NESPro: Planejamento Forrajeiro - Uso de forragens conservadas

    Informação | 09 de Março de 2024
    Foto: Divulgação: NESPRO
    Em alusão à XIX Jornada NESPro, nossa sexta científica está de cara nova! A partir de hoje nossos posts serão baseados nos temas centrais do nosso evento que já aproxima!!

    Baseado no tema “nutrição e desempenho de bovinos de corte” hoje falaremos sobre os métodos de conservação de pastagens!

    As flutuações ...
  • BRANGUS: Diferentes gerações de mulheres movidas por uma paixão: a pecuária

    Genética, Informação | 08 de Março de 2024
    Foto: Associação Brasileira de Brangus
    Para algumas, os desafios de comandar uma propriedade rural sendo mulher começaram há alguns anos. Para outras, esse é um novo universo a ser explorado. A verdade é que, independentemente da geração, elas vêm conquistando seus espaços na pecuária. Dados do último Censo Agropecuário (2017) apontam que o públic...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais