Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 29/03/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

ABS: Touros com desempenho superior em fertilidade na IATF são apresentados ao mercado

Informação, Mercado | 17 de Dezembro de 2020

Don Quixote Mat

Foto: Assessoria de Imprensa ABS

Lista dos animais superiores para fertilidade soma 51 touros, incluindo 15 novos classificados

Esta semana, a ABS apresentou a última atualização do ano da lista de touros com certificação IATFmax, que identifica animais com desempenho superior em fertilidade para IATF (inseminação artificial em tempo fixo). No total, a lista soma 51 touros da bateria ABS, incluindo 15 novos classificados.

O Gerente Técnico e Ferramentas Genéticas Corte da ABS, Cristiano Ribeiro, afirma que a classificação atualizada do IATFmax inclui seis novos touros da bateria Corte Zebu e nove outros da bateria Corte Europeu da empresa.

“Do Corte Zebu, temos 37 touros classificados como superiores em fertilidade. Para o Corte Europeu, são 24. Todos eles são animais que tiveram resultados expressivos de acordo com critérios específicos, utilizados com o objetivo de identificar os touros jovens com o melhor desempenho em fertilidade”, comenta Cristiano.

Entre os touros Corte Zebu, os novos classificados são B6033 FIV da Santa Nice, Batman Mat., Don Quixote Mat., Playboy Mat., REM Esmaltado e Urânio da EAO, todos da raça Nelore. No total, os 37 animais da categoria com classificação IATFmax incluem 30 touros Nelore, quatro Nelore mocho, dois da raça Tabapuã e um Guzerá.

Já no Corte Europeu, os novos animais são o Black Magic, Campero, Finalist, Magnitude, Nuera 0060, Payweight 6311, Ransom, Revive e Vista – destes, sete são Angus, um é Charolês e um apresenta genética NuEra, exclusiva da ABS. A bateria Corte Europeu da ABS inclui 24 animais: 16 da raça Angus, além de dois Brangus, dois Braford, um Red Brangus, um Red Angus e um Charolês, além do touro NuEra.

IATFmax. O sistema de classificação de touros com fertilidade superior da ABS foi repaginado este ano, oferecendo uma certificação simples para facilitar a identificação dos touros mais indicados para o produtor que procura maximizar a fertilidade no seu rebanho.

“Para se classificar, o touro precisa registrar uma taxa de prenhez de, no mínimo, 54%, além de somar pelo menos 200 informações de DG e ser utilizado em três ou mais rebanhos. É uma classificação muito exigente que não deixa dúvidas quanto ao desempenho dos animais certificados”, explica Cristiano.

O Grupo IATF, constituído por especialistas da ABS, realiza três atualizações por ano da lista de touros, mantendo a acurácia da classificação a cada nova versão. A classificação já soma mais de uma década de dados coletados e as informações trabalhadas compõem uma base de dados altamente consistente.

“O nosso software de coleta de dados de IATF, o SYNC, contribui para um sistema mais transparente, eficiente e rápido. Usando o SYNC e o IATFmax, conseguimos levar até ao criador a lista mais confiável de touros com desempenho de referência para uma IATF com os melhores resultados. Os animais que se classificam são provadamente acima da média”, finaliza o gerente.

Para mais informações, visite o site da ABS: https://www.absglobal.com/br/.

Fonte: ABS

Maisnotícias

  • Arco presta contas e reúne associações de raças de ovinos de todo país

    Informação | 27 de Março de 2024
    Foto: Arco
    Encontro com associações estaduais e promocionais de raças foi realizado no começo da semana, em Porto Alegre (RS)

    A terça-feira, 25 de março, foi dedicada pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) a reuniões com representantes estaduais e associações promotoras de raças de todo o país. O encon...
  • Austrália: Novos EBVs de pesquisa da Angus para força de cisalhamento e marmoreio MSA

    Informação | 26 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Dois novos valores genéticos de pesquisa (RBVs) estão disponíveis para avaliação de gado Angus, ambos para características de qualidade alimentar – MSA Marmoreio e medição de maciez por força de cisalhamento.
    Research Breeding Values (RBVs) são EBVs em desenvolvimento. Eles podem ser utilizados da mesma mane...
  • EUA: Senado vota pela proibição da carne bovina do Paraguai

    Carne, Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Beef Magazine
    O projeto agora segue para apreciação da Câmara.
    Numa rara demonstração de consenso bipartidário, o Senado aprovou facilmente uma resolução na quinta-feira para anular a regra do USDA que permite as importações de carne in natura paraguaia. A resolução agora segue para a Câmara para apreciação.
    Em novemb...
  • Brasil recebe em 2025 nono congresso mundial da raça Braford

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Evento ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), de 28 de abril a 4 de maio do ano que vem
    A 9ª edição do Congresso Mundial Braford ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, (RS) entre os dias 28 de abril e 4 de maio de 2025. O anúncio da data oficial ocorreu durante a Asse...
  • Conexão Delta G: Recuperação da pecuária anima negócios para a Temporada de Outono

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Segundo dirigente da Conexão Delta G, novo ciclo de alta trará demanda por animais de genética diferenciada
    Depois de um ano de 2023 com baixas nos preços, a temporada de outono da pecuária, tradicional período de vendas de terneiros, deve ser de otimismo em 2024. A avaliação é do diretor da Conexão Delta G, E...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais