Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 27/01/2021

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Com 4 milhões de doses, Central Bela Vista registra recorde de produção em 2020

Genética, Mercado | 13 de Janeiro de 2021

Com 4 milhões de doses, Central Bela Vista registra recorde de produção em 2020

Foto: CRV Lagoa

Maior central de coleta de sêmen da América Latina, a Central Bela Vista quebra mais um recorde. A empresa produziu 4 milhões de doses em 2020, o que representa um crescimento de 35% em relação ao ano passado e um terço de todo o sêmen produzido no Brasil.

Reconhecidamente a parceira de confiança de criadores e centrais de todo o Brasil, com estrutura privilegiada a empresa alojou quase 600 touros uma área de 130 hectares a mil metros de altitude. Esse clima é ideal para garantir máxima produção de sêmen com elevada qualidade, sempre aliada ao bem-estar animal.

Os excelentes números refletem o compromisso da empresa com a qualidade da prestação de serviço de coleta e industrialização de sêmen para todas as centrais de inseminação artificial do Brasil, além de importantes criatórios de pecuaristas em todo o território nacional.

Para alcançar esses resultados, a central vem investindo continuamente em três importantes áreas: infraestrutura, tecnologia e capacitação profissional.

Somente em 2020, a empresa ampliou em 20% a capacidade do alojamento, passando a sua capacidade para abrigar 600 animais. E aumentou para 3 mil metros quadrados a área coberta destinada à coleta dos reprodutores, o que equivale ao dobro das dimensões anteriores. O objetivo foi proporcionar mais conforto e bem-estar aos animais, que agora contam com um amplo espaço, mais arejado e protegido contra o sol e a chuva.

Sempre em busca de novas tecnologias para otimizar o processamento de sêmen, a Central Bela Vista investiu em novos equipamentos para a utilização em seu laboratório. A primeira aquisição foi o IVOS II, o mais preciso e confiável de todos os sistemas CASA disponíveis no mercado. Com ele é possível gerar resultados completos de cinética celular, a exemplo de motilidade, progressividade, velocidade e viabilidade, entre outros.

Também para utilização em seu laboratório, adquiriu o Nucleo Counter SP-100, que tem como objetivo avaliar a concentração espermática em amostras de sêmen. Com alta precisão, proporciona maior acuracidade na avaliação da viabilidade celular, além da contagem total de células na amostra de esperma e análises primordiais na produção de sêmen congelado para uso na IA.

Além desses investimentos em infraestrutura e tecnologia, também vem concentrando suas ações na capacitação técnica de sua equipe. Exemplo disso foi a contratação de dois novos médicos veterinários para atuação exclusiva no atendimento clínico e nutricional dos reprodutores.

Para estreitar ainda mais o relacionamento com parceiros fornecedores de genética, a empresa contratou o zootecnista Pedro Araújo, como gerente Comercial, o qual vem desempenhado um excelente trabalho junto aos proprietários de touros e gerentes de produtos das centrais.

A Central Bela Vista também promoveu treinamento com Nilson Dornellas de Oliveira, especialista com larga experiência em doma, manejo racional e apresentação de bovinos, direcionado à sua equipe de manutenção de reprodutores.

Durante o período da pandemia, a central continuou trabalhando, seguindo todos os protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelo Plano São Paulo, restringindo visitas com aglomerações, monitorando regularmente a saúde dos funcionários, além de criar uma comunicação eficaz sobre a pandemia.

O gerente de Operações, Gerson Sanches, explica que a Central Bela Vista continuará investindo nas áreas de infraestrutura, tecnologia e capacitação profissional, com o objetivo de oferecer excelência nos serviços prestados aos clientes e bem-estar aos animais nela alojados.

“Vamos construir uma nova área de coleta e novos currais de manejo, além da aquisição de uma área para produção de forragens, área de lazer aos funcionários e também um centro tecnológico para avaliação de reprodutores”, destaca o gestor. Ele ainda ressalta que a produção recorde reflete a confiança dos clientes e parceiros na empresa, que possui o que há de mais moderno no processo de industrialização de doses.

“Agradecemos a todos os parceiros, centrais e criadores que confiram mais uma vez em nosso trabalho”, conclui.

Para 2021, a Central Bela Vista projeta um crescimento de 30% na produção de sêmen.

Fonte: CRV Lagoa

Maisnotícias

  • Embrapa: Cientistas usam drones com câmeras inclinadas para monitorar gado no pasto

    Informação | 27 de Janeiro de 2021
    Foto: Embrapa
    Imagens oblíquas e tecnologias de aprendizado profundo (deep learning), como as redes neurais computacionais, chamadas convolucionais, têm se revelado promissoras para a detecção e contagem de gado no pasto por meio de drones. É o que indicam resultados preliminares de estudos descritos no artigo Cattle Detection Us...
  • Brasil inicia registro da raça Speckle Park

    Informação | 27 de Janeiro de 2021
    Foto: Wayne Jenkins
    Uma nova raça bovina voltada à produção de carne acaba de desembarcar no Brasil. Inédita entre criatórios brasileiros, a Speckle Park terá seus registros genealógicos operacionalizados pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC). A delegação foi autorizada neste mês de janeiro pelo Minist...
  • ABHB: PampaPlus auxilia na seleção de animais e traz retorno econômico ao criador

    Genética, Informação | 22 de Janeiro de 2021
    Foto: Gabriel Oliveira / Agência El campo
    O uso de programas de melhoramento genético vem mostrando a cada dia sua importância dentro da porteira. Nesse sentido, o trabalho do PampaPlus, Programa de Melhoramento Genético Oficial da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) é fundamental para auxiliar na seleção de animais superiores, que trazem ...
  • Conexão Delta G: Melhoramento genético promove qualidade da carne do produtor ao consumidor

    Genética, Informação | 22 de Janeiro de 2021
    Foto: Conexão Delta G
    Conexão Delta G busca trabalhar de forma direta e indireta para auxiliar produtores comerciais Com o mercado da carne aquecido, a produção na ponta também busca garantir a qualidade do produto que chega ao consumidor final. Neste ponto, o melhoramento genético pode contribuir para que o produto tenha a excelência ...
  • RS: Tecnologia no reforço da sanidade animal entra em nova fase

    Informação | 21 de Janeiro de 2021
    Foto: Fundo Estadual de Defesa Sanitária Animal
    Poucos países tem o nível de informações disponíveis no RS A análise dos últimos focos de febre aftosa registrados no Rio Grande do Sul, há 20 anos, vai contribuir para a definição dos parâmetros utilizados nos modelos matemáticos que determinam a velocidade e direção da disseminação do vírus em caso de...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais