Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 29/03/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

Rebanhos leiteiros e a importância do manejo reprodutivo

Genética, Informação | 06 de Abril de 2021

Tiago Ferreira - Gerente Técnico de Leite da Alta Genetics

Foto: Alta Genetics

Neste artigo, o Gerente Técnico de Leite da Alta Genetics, Tiago Ferreira, comenta sobre a importância do manejo reprodutivo e da coleta de dados nos rebanhos leiteiros

Acredite! Demonstrar a eficiência reprodutiva dos rebanhos leiteiros pode ser uma tarefa menos complexa do que você imagina, caso tenha, é claro, as ferramentas certas para fazê-lo. Os levantamentos de reprodutivos têm como grande objetivo demonstrar justamente essa realidade, por meio de números. Com esse tipo de estudo, é possível coletar os dados relacionados ao rebanho e o quanto a taxa de prenhez tem a chance de evoluir. A partir daí, traçar metas e indicadores torna-se uma tarefa muito mais fácil, dando ao produtor um verdadeiro raio-X de sua criação.

Mas, dentro desse contexto, por que é tão importante analisar a taxa de prenhez? Bem, a conta é a seguinte! Quanto maior a taxa de prenhez – somando as vacas gestantes a partir do total de aptas – maior será o impacto dos dias em lactação médio no próximo parto. Assim, é possível que o rebanho produza mais por cada vaca, em função dos dias em lactação médio ser menor, ou seja, mais próximo do pico de lactação. Essa estratégia tem correlação direta com a evolução da taxa de vacas prenhas e é o que o rebanho necessita para alcançar os tão fundamentais 25% de taxa de prenhez, que representam bom retorno financeiro para o produtor.

Concept Plus Leite. Esse programa, levado à frente pela Alta Genetics, traz um vasto número de informações reprodutivas e produtivas da pecuária leiteira nacional. Seu foco é estabelecer referências coerentes com a realidade brasileira, e tem como objetivo discutir estratégias reprodutivas, mostrar números, indicadores e envolver pessoas de sucesso no segmento da reprodução.

No ano de 2019/2020, o Concept Plus Leite analisou os dados de 381 fazendas leiteiras, mais de 125 mil animais e cerca de 300 mil serviços aproveitados. Neste estudo, foram levados em consideração os fatores que afetam a fertilidade, com foco em estabelecer correlações adequadas à realidade nacional.

Reprodução como fator de lucratividade das fazendas. As vendas de leite representam de 80% a 90% da receita nas fazendas leiteiras e a venda de bezerros e vacas de descarte representam de 10% a 20%. Por isso, o sucesso da produção de leite depende do sucesso do nascimento de um bezerro, que torna a reprodução um componente essencial em uma operação leiteira bem-sucedida. Outros fatores determinantes são o número de vacas ordenhadas, paridade, gerenciamento da propriedade e o mérito genético.

As vacas devem ficar prenhas entre 55 e 115 dias pós-parto para otimizar a produção de leite, aumentar a quantidade de bezerros nascidos por ano e minimizar abates devido a fracassos na reprodução. A taxa de prenhez, a taxa de detecção de cio (estro) vs. a concepção, é o fator crítico da eficiência reprodutiva. O retorno econômico associado à reprodução é ótimo quando a taxa de prenhez é superior a 25%. Para atingir esse patamar, a taxa de concepção (relação de fêmeas gestantes pelo total de fêmeas inseminadas) deve ser maior que 33% e a detecção de cio na primeira inseminação precisa ser maior do que 70%. Os gestores das fazendas devem selecionar um período de espera voluntário (PEV) entre 50 e 70 dias para otimizar a taxa de concepção e utilizar um programa de manejo para controlar a intensidade da primeira inseminação. O diagnóstico deve ser programado para controlar os dias entre as inseminações.

A taxa de prenhez determina o valor econômico da reprodução. A proporção de vacas prenhas a cada 21 dias após o período voluntário de espera (PEV) determina a média de leite produzido por dia (devido à forma da curva de lactação e ao período de recobrimento). Dois pontos de controle mais importantes para atingir uma produção de 25% são a taxa de concepção do rebanho e a taxa da primeira inseminação. Portanto, as prioridades são a concepção, a intensidade da inseminação no primeiro serviço e, em seguida, a repetição da intensidade da inseminação.

Além da saúde da vaca, altas taxas de concepção também dependem do tempo adequado de inseminação em relação ao estro, qualidade do sêmen, bom manejo e colocação, e uso de touros com boa fertilidade.

Para ilustrar e trazer tudo isso para um contexto mais prático, comparamos vários indicadores do levantamento da Universidade da Pensilvânia, dos EUA e do Concept Plus leite no Brasil. Foram divididos 4 grupos por taxa de prenhez, abaixo de 25% taxa de prenhez, acima de 25% taxa de prenhez, melhores 50% de taxa de prenhez e os 10% melhores para taxa de prenhez. Confira!

 

Universidade da Pensilvânia

Concept Plus Leite

Item

Taxa de Prenhez

P valores

Taxa de Prenhez

 

< 25%

>25%

<0001

Top 50%

Top 10%

Número de observações 

359

175

<0001

381

39

Período de espera voluntário, d

52

62

0,0718

50

70

Dias para a primeira inseminação, d

79

78

<0001

62

55

Taxa serviço primeira inseminação

64%

83%

<0001

59%

88%

Taxa de concepção Todos os serviços

35%

44%

<0001

35%

45%

Taxa de prenhez

19%

31%

<0001

17%

24%

Intervalo entre as inseminações

44

38

<0001

46

36

Intervalo de partos, dias

457

415

<0001

416

383

Idade média de lactação do rebanho, anos

2,37

2,48

<0001

2,27

2,51

Leite total produzido / vaca, kg / vaca

12.490

12.044

<0001

6.538

9.263

Leite produzido por dia, kg / vaca/ IEP

27,4

29,01

<0001

15,7

24,2

Valor anual da renda / vaca, $

1.883,00

2.166,00

<0001

   

 

 
Qual seria, portanto, o ponto crítico no manejo da reprodução do rebanho? Trata-se do controle da primeira inseminação. O monitoramento da fertilidade em vacas saudáveis estabelece a fertilidade básica no rebanho e fornece uma estimativa de bem-estar das vacas de transição e os protocolos de inseminação. Existem muitas oportunidades para esse controle, e a melhor estratégia dependerá da gestão do rebanho. Sempre importante lembrar que a evolução na eficiência reprodutiva tem impacto econômico grande no Brasil e no mundo e deve ser monitorada constantemente pelo produtor, gerente da leiteria ou veterinário.

Por: Tiago Ferreira - Gerente Técnico de Leite da Alta Genetics
Fonte: Alta Genetics
 

Maisartigos

  • Ponto de equilíbrio: consumidor e a vaca de cria

    Genética, Informação, Mercado | 15 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Assisti a um muito interessante webinar da Angus University (EUA) sobre esta velha questão: Como equilibrar as demandas do consumidor de carne e as características da vaca de cria?

    O evento contou com palestrantes e moderadores de universidades, criadores e executivos do CAB (Certified Angus Beef®). Busque na internet ...
  • USP: Boletim de Reprodução Animal indica 91% de IATF em 2023

    Informação | 12 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Em 2023, apesar da redução do número de protocolos comercializados, 91,2% das inseminações no Brasil foram realizadas por IATF
    (Mercado registra queda de 10,2% em 2023 ante 2022)

    Boletim Eletrônico do Departamento de Reprodução Animal/FMVZ/USP
    Edição 8, de 22 de fevereiro de 2024

    Editorial

    O Departamento de Rep...
  • EMBRAPA: Árvores melhoram ganho de peso, conforto térmico e reprodução

    Informação | 06 de Março de 2024
    Foto: Embrapa
    O conforto térmico afeta o desempenho dos bovinos. Resultados do estudo podem incentivar o pecuarista a implementar ações focadas em boas práticas

    Estudo coordenado pela Embrapa Pecuária Sudeste (SP) avaliou o bem-estar animal, de maneira multidimensional, em relação ao conforto térmico proporcionado pelos siste...
  • Austrália: ​Para onde vamos em termos de correção estrutural?

    Informação | 06 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    O tema correção estrutural é frequentemente levantado entre produtores comerciais e de touros.
    Nos três anos em que escrevo esta coluna sobre genética, a estrutura é o assunto da maior parte dos feedbacks que recebo, bem como o assunto mais sugerido para colunas semanais. Em geral, a tendência do feedback e das d...
  • Como o valor genético impacta a produção e a lucratividade bovina

    Genética | 23 de Fevereiro de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Por: Lauriston Bertelli e Wellington Araújo

    O valor genético desempenha um papel importante na produção e lucratividade na bovinocultura, já que se refere às características genéticas inerentes e ao potencial que um animal individual possui, podendo influenciar no desempenho, na produtividade e no valor econômico...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais