Últimasnotícias

Carta Dr. Leo - Liquidação Angus Haras Warszawsky (03/05/21)

Leilões | 03 de Maio de 2021

Caros criadores de Angus

Trato no momento de colocar à venda, em liquidação total, meu pequeno plantel, devido a minha idade avançada e saúde. Sinto muito, mas é o ciclo da vida. Tenho confiança que o patrimônio genético construído, seguirá dando os resultados desejados, aos cuidados dos compradores.

Já no inicio de minha atividade no Serviço de Inseminação, 1966, uma de minhas tarefas, era a de selecionar os reprodutores de melhor performance, para que, os sócios das Coop. de IA , importassem o sêmen.

O destino me levou a estudar nos USA, em 1968 e 1969, onde pude acompanhar os processos de seleção de animais para alcançar produtividade em nível de propriedade, bem como, em valor de mercado do produto.

Quando de meu retorno, entre outros projetos, sugeri e acompanhei como co-orientador a tese de performance em rebanhos, que veio a resultar no PROMEBO da ANC.

Sempre alertei da necessidade de selecionarmos para facilidade de parto, marmoreio e musculosidade, características extremamente necessárias para os programas de reprodução e de carne de qualidade.

Tive a oportunidade de iniciar meu próprio plantel, pela compra de algumas vacas filhas de touros destacados, em performance de seus filhos, importei embriões e sempre utilizei, quase que na totalidade, sêmen de touros provados, com ênfase na facilidade de parto e marmoreio, quando possível.

Busquei, sem radicalismo, animais de regiões de clima ameno. Hoje me sinto gratificado ao receber o resultado da análise genômica, mostrando que, a maioria dos animais estão, entre os 20% melhores da raça Angus, nesses quesitos.

Por: Leo Fraga Warszawsky
Med. Veterinário - CRMVRS 0724

Carta Dr. Leo - Liquidação Angus Haras Warszawsky (03/05/21)

Foto: Divulgação/Assessoria