Últimasnotícias

Eficiência Alimentar: Abertas as inscrições para a terceira prova Top Brangus

Informação | 04 de Maio de 2021
Testes realizados pela ABB e a Ufrgs avaliam a seleção por eficiência alimentar de machos Brangus no Sul

A Associação Brasileira de Brangus (ABB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) promoverão, no final do primeiro semestre deste ano, a terceira prova Top Brangus Ufrgs. Os testes terão uma duração de 91 dias e serão realizados na Estação Experimental Agronômica da UFRGS, em Eldorado do Sul (RS). A entrada dos animais está prevista para o dia 30 de junho. Podem participar da prova machos nascidos entre 1º de agosto e 30 de outubro de 2020.

O teste tem como objetivo medir a eficiência alimentar e também analisar o ganho de peso, as características de carcaça avaliadas por ultrassom e o perímetro escrotal dos animais. Ao final é gerado um Índice (TOP Brangus) com ponderações de todas essas medições. A avaliação é coordenada pelo Professor Doutor Jaime Urdapilleta Tarouco, profissional de referência internacional em avaliação de carcaça por ultrassom e maior autoridade brasileira nesse tema.

A intenção da prova é ranquear os animais mais bem avaliados e com características produtivas e equilibradas que o mercado da pecuária de corte busca, conforme o presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABB, Antônio Carlos Corrêa Osório. “A eficiência alimentar não deve ser medida de forma isolada, mas junto com outras características de produção, como qualidade da carcaça, ganho de peso e fertilidade”, sublinha.
Osório, que é proprietário da Brangus Paipasso, de Quaraí (RS), diz que a seleção por eficiência alimentar é a ferramenta de maior impacto econômico na pecuária de corte e é usada em larga escala Estados Unidos e em países com pecuária de corte desenvolvida na seleção genética para melhorar os animais. E salienta que, no Brasil, as principais centrais de inseminação já estão buscando animais avaliados com essa nova ferramenta de seleção. “Dois touros que participaram da segunda TOP Brangus [um da São Xavier, de Tupanciretã, e outro, da Brangus Paipasso] foram contratados por centrais de inseminação”, ressalta.

A Estação Experimental Agronômica da UFRGS tem capacidade para receber 32 animais. “As inscrições estão abertas e podem participar da prova criatórios de todas as regiões do País”, observa. Osório lembra que uma prova semelhante está sendo realizada em Campo Grande (MS). “A ABB entende que os testes realizados no Rio Grande do Sul contemplam os Estados da Região Sul e os do Mato Grosso do Sul atendem o Brasil Central e a Região Sudeste”, sublinha.
Inscrições - As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail marketing@brangus.org.br. O valor é de R$ 2,4 mil (50% no início da prova e o restante no meio da prova). A ABB dá um subsídio de R$ 300,00 por animal para o custo do frete até a Estação Experimental Agronômica da Ufrgs. Informações pelo telefone (67) 3321-1316.

Outras informações: Associação Brasileira de Brangus

Telefone (67) 3321-1316. Site www.brangus.org.br


Eficiência Alimentar: Abertas as inscrições para a terceira prova Top Brangus

Foto: Divulgação/Assessoria

Eficiência Alimentar: Abertas as inscrições para a terceira prova Top Brangus

Foto: Divulgação/Assessoria