Últimasnotícias

Consumo global de carnes deve acelerar no cenário pós-covid, diz Fitch

Carne, Informação | 07 de Maio de 2021

O consumo global de carnes deve ter um crescimento acelerado nos próximos anos, em relação aos últimos dez anos, mas o consumo de carne bovina tende a ficar estagnado entre 2022 e 2025, segundo relatório da Fitch Solutions divulgado em março.

“O consumo per capita de carne bovina apresentou tendência de queda nos anos anteriores ao covid-19, e vemos uma recuperação em 2021-2022 antes de estagnar até 2025”, disse a Fitch Solutions.

“O consumo per capita de carne suína e de frango crescerá de forma robusta e superará em muito o de carne bovina, com a carne de frango seguindo como a mais consumida globalmente até 2025.”

O crescimento no consumo de carnes esperado para os próximos anos deve ocorrer como uma recuperação aos impactos da peste suína africana e da pandemia de covid-19. A Fitch Solutions espera que o consumo total global de carnes aumente cerca de 3,6 kg per capita entre 2021 e 2025.

“O aumento do consumo de carne será predominantemente impulsionado pela robusta recuperação econômica em 2021 e 2022 após a covid-19, que resultará em maiores gastos do consumidor em produtos alimentícios não básicos, incluindo carne”, disse a Fitch.

A perspectiva em relação ao consumo de carnes após 2022 varia dependendo do país. Nos mercados emergentes, o crescimento do consumo de carne bovina per capita será impulsionado pelo Sudeste Asiático e pela China, onde atingirá novos máximos nos próximos anos.

“Embora a China continue sendo o mercado que apresenta mais oportunidades do ponto de vista da demanda, observamos que os consumidores irão reajustar seus hábitos à medida que a oferta de carne suína se recupere do surto de peste suína africana, o que reduzirá um pouco o crescimento do consumo de carne bovina nos próximos anos”, disse a Fitch Solutions.

No caso da América Latina, a Fitch Solutions espera “um crescimento notável” no consumo de carne bovina per capita no futuro próximo, impulsionado pela melhoria das condições econômicas. Mas o crescimento do consumo deverá desacelerar em 2025, não retornando aos picos anteriores.

Fonte: Carne Tec

Consumo global de carnes deve acelerar no cenário pós-covid, diz Fitch

Foto: CarneTec