Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 18/04/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

ANGUS RIO DA PAZ: genética a prova de qualquer São Tomé

Informação | 11 de Julho de 2021

Por Med. Vet. Fernando F. Velloso
Inspetor Técnico Angus - Assessor Técnico e Comercial – Angus Rio da Paz
Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha
ffvelloso@assessoriaagropecuaria.com.br - 51 9 9835 8100

Os reprodutores Angus selecionados pela Fazenda Rio da Paz estão a prova de qualquer São Tomé. O apóstolo Tomé somente acreditava no que via. Precisava ver a marca dos pregos nas mãos de Jesus para crer na ressurreição. Já na história mais recente, tornou-se comum o dizer dos americanos: “show me the data”, ou seja, mostre-me os números. Este breve texto não traz muitas novidades, mas apresenta os pregos de São Tomé ou os números que tanto os americanos falam.

É razoavelmente fácil demonstrar o ótimo trabalho de seleção genética realizado pela Angus Rio da Paz, pois são muitos dados e números que nos permitem apresentar de forma objetiva o posicionamento de liderança da fazenda neste negócio chamado reprodutores Angus. Vamos aos números.

22 TOUROS JOVENS e o TOURO #1 DO BRASIL

O programa de melhoramento oficial da raça Angus no Brasil, o PROMEBO, publica anualmente os melhores touros jovens de cada safra. Em 2021, foram informados os touros jovens (nascidos em 2019) com melhor avaliação genética em toda a raça. Nesta relação estão os melhores touros do Brasil de todos os criadores do país, ou seja, a “nata” da tourada que irá á venda em 2021.

A Rio da Paz participa com 22 animais desta lista de aproximadamente 150 touros. Entre eles está o touro #1, Nato Easy da Rio da Paz 2648, premiado como Supremacia Genética 2021, distinção conferida ao melhor touro do Brasil na raça Angus na avaliação do PROMEBO.

Nato é TOP 1% para a maioria das características avaliadas no programa: GND – Ganho do Nascimento ao Desmame, GDS – Ganho do Nascimento ao Desmame, PM – Pelame ao sobreano (pelo fino), PE – Perímetro Escrotal e Índice Carcaça.

Esta participação da Rio da Paz na lista de touros jovens não é um fato novo ou isolado. Para a nossa satisfação cresce a presença de clientes e parceiros com touros destacados na relação com a genética Rio da Paz. Observe que os primeiros 4 Touros Jovens do Brasil são Rio da Paz e GRF (Angus Limeira de Gisele Fernandes), sendo todos filhos de matrizes Rio da Paz.

Confira diretamente na página da Associação Nacional de Criadores: http://www.herdbook.org.br/site/tourojovem/getpdf/29

MATRIZ # 1 – EMI DA RIO DA PAZ

Os selecionadores não diferenciam os seus plantéis pelos touros que usam, pois estes estão disponíveis no mercado de inseminação, sejam touros nacionais ou importados. Os touros usados pela Rio da Paz estão ao alcance de qualquer criador de Angus usar em seu programa e, até mesmo, para uso em cruzamento, gado comercial, etc. O que faz um plantel tão diferente de outro é o seu programa de seleção, a clareza e disciplina nos critérios para multiplicação e descarte de animais. O resultado final deste trabalho são as matrizes que permanecem no plantel e aqui está a fonte do êxito da Rio da Paz.

As matrizes mais produtivas da raça Angus são divulgadas em uma relação chamada “Vacas Líderes”. Em 2021, Emi da Rio da Paz, pela quarta vez, manteve a posição de melhor vaca do Brasil no PROMEBO. Este resultado foi alcançado com o desempenho superior de seus 39 filhos avaliados no programa de melhoramento. Emi é filha de Tabata da Rio da Paz, matriz que também já foi a #1 do Brasil. Assim vamos fixando boas características nas famílias que compõem o plantel.

Consulte a relação de Vacas Líderes e confira: as 3 primeiras são Rio da Paz. Nas melhores 9 matrizes do Brasil estão 6 fêmeas Rio da Paz.

Procure o Sumário On-Line em http://www.herdbook.org.br/site/

16 TOUROS EM CENTRAIS

A validação do trabalho da Rio da Paz e o alinhamento com o mercado e a necessidades do pecuarista é a presença de tantos touros em centrais de inseminação. Atualmente, já são 16 touros ativos ou contratados pelas maiores empresas de genética do país (ABS, Alta Genetics, CRV, Genex e Semex). Se considerarmos os touros em coleta diretamente para pecuaristas ou veterinários que trabalham com IATF, superamos 30 touros em centrais. Somente no leilão 2021 serão ofertados 8 touros já contratados por 3 centrais. Confira quais são os lotes em nosso leilão de touros de 11/09. Anualmente, os touros Rio da Paz produzem mais de 100 mil filhos por inseminação. O retorno das centrais para buscar novos touros todos os anos nos sugere que a qualidade dos produtos deve estar agradando.

Fala-se bastante em seleção objetiva, seleção por dados, pecuária de precisão e outros termos relativos a profissionalização e modernização do selecionador e de seu cliente pecuarista. Ficamos muito orgulhosos com os resultados que a Rio da Paz vem alcançando na raça Angus e esperamos que a nossa genética contribua com o sucesso do seu negócio, seja na raça pura ou em cruzamento.

Agende-se, acompanhe os nossos leilões em 2021 e conte com o suporte técnico da Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha nos 2 eventos. Pode nos pedir, que vamos lhe mostrar os números.

2º Leilão Seleção Rio da Paz – 50 Fêmeas – 07/08
13º Leilão Seleção Rio da Paz – 60 Touros – 11/09

 

Maisartigos

  • Austrália: Descobrindo o seu próximo touro com o apoio da genômica

    Informação | 16 de Abril de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A busca por um novo reprodutor de rebanho pode se tornar exaustiva. O número de touros disponíveis para seleção dentro das raças é bastante impressionante.

    Por exemplo, durante a temporada de vendas de touros na primavera de 2023, pelo menos 15.000 touros foram vendidos em leilões. Se o grande número de touros v...
  • Austrália: Quanto foco deve ser colocado em AOL?

    Carne, Informação | 09 de Abril de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A área de olho de lombo (AOL) é uma característica frequentemente discutida pelos produtores como uma característica desejável para incluir em suas decisões de seleção. No entanto, compreender a razão pela qual essa característica é tão desejável geralmente resulta em algumas respostas geralmente vagas.
    Pri...
  • Austrália: alternativas para prever o peso ao nascer em sistemas extensivos

    Informação | 05 de Abril de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Em qualquer sistema de criação de bovinos, o principal fator de produtividade e lucratividade é determinado pelo número de bezerros que podem nascer e podem ser criados até o desmame e até o peso de venda.
    Existem vários problemas que podem em um rebanho para impactar isso. No entanto, um dos mais importantes, ta...
  • Austrália: Precisamos repensar os escores de frame?

    Informação | 03 de Abril de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    O aumento gradual no peso das vacas adultas não é um fenômeno restrito apenas à Austrália.

    Internacionalmente, tem havido uma tendência muito clara de aumento do peso das vacas maduras na maioria das raças de corte. Em 2021, o Dr. Dan Burskirk, da Michigan State University, nos EUA, publicou um artigo questionand...
  • Ponto de equilíbrio: consumidor e a vaca de cria

    Genética, Informação, Mercado | 15 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Assisti a um muito interessante webinar da Angus University (EUA) sobre esta velha questão: Como equilibrar as demandas do consumidor de carne e as características da vaca de cria?

    O evento contou com palestrantes e moderadores de universidades, criadores e executivos do CAB (Certified Angus Beef®). Busque na internet ...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais