Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 19/09/2021

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

ANGUS RIO DA PAZ: genética a prova de qualquer São Tomé

Informação | 11 de Julho de 2021

Por Med. Vet. Fernando F. Velloso
Inspetor Técnico Angus - Assessor Técnico e Comercial – Angus Rio da Paz
Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha
ffvelloso@assessoriaagropecuaria.com.br - 51 9 9835 8100

Os reprodutores Angus selecionados pela Fazenda Rio da Paz estão a prova de qualquer São Tomé. O apóstolo Tomé somente acreditava no que via. Precisava ver a marca dos pregos nas mãos de Jesus para crer na ressurreição. Já na história mais recente, tornou-se comum o dizer dos americanos: “show me the data”, ou seja, mostre-me os números. Este breve texto não traz muitas novidades, mas apresenta os pregos de São Tomé ou os números que tanto os americanos falam.

É razoavelmente fácil demonstrar o ótimo trabalho de seleção genética realizado pela Angus Rio da Paz, pois são muitos dados e números que nos permitem apresentar de forma objetiva o posicionamento de liderança da fazenda neste negócio chamado reprodutores Angus. Vamos aos números.

22 TOUROS JOVENS e o TOURO #1 DO BRASIL

O programa de melhoramento oficial da raça Angus no Brasil, o PROMEBO, publica anualmente os melhores touros jovens de cada safra. Em 2021, foram informados os touros jovens (nascidos em 2019) com melhor avaliação genética em toda a raça. Nesta relação estão os melhores touros do Brasil de todos os criadores do país, ou seja, a “nata” da tourada que irá á venda em 2021.

A Rio da Paz participa com 22 animais desta lista de aproximadamente 150 touros. Entre eles está o touro #1, Nato Easy da Rio da Paz 2648, premiado como Supremacia Genética 2021, distinção conferida ao melhor touro do Brasil na raça Angus na avaliação do PROMEBO.

Nato é TOP 1% para a maioria das características avaliadas no programa: GND – Ganho do Nascimento ao Desmame, GDS – Ganho do Nascimento ao Desmame, PM – Pelame ao sobreano (pelo fino), PE – Perímetro Escrotal e Índice Carcaça.

Esta participação da Rio da Paz na lista de touros jovens não é um fato novo ou isolado. Para a nossa satisfação cresce a presença de clientes e parceiros com touros destacados na relação com a genética Rio da Paz. Observe que os primeiros 4 Touros Jovens do Brasil são Rio da Paz e GRF (Angus Limeira de Gisele Fernandes), sendo todos filhos de matrizes Rio da Paz.

Confira diretamente na página da Associação Nacional de Criadores: http://www.herdbook.org.br/site/tourojovem/getpdf/29

MATRIZ # 1 – EMI DA RIO DA PAZ

Os selecionadores não diferenciam os seus plantéis pelos touros que usam, pois estes estão disponíveis no mercado de inseminação, sejam touros nacionais ou importados. Os touros usados pela Rio da Paz estão ao alcance de qualquer criador de Angus usar em seu programa e, até mesmo, para uso em cruzamento, gado comercial, etc. O que faz um plantel tão diferente de outro é o seu programa de seleção, a clareza e disciplina nos critérios para multiplicação e descarte de animais. O resultado final deste trabalho são as matrizes que permanecem no plantel e aqui está a fonte do êxito da Rio da Paz.

As matrizes mais produtivas da raça Angus são divulgadas em uma relação chamada “Vacas Líderes”. Em 2021, Emi da Rio da Paz, pela quarta vez, manteve a posição de melhor vaca do Brasil no PROMEBO. Este resultado foi alcançado com o desempenho superior de seus 39 filhos avaliados no programa de melhoramento. Emi é filha de Tabata da Rio da Paz, matriz que também já foi a #1 do Brasil. Assim vamos fixando boas características nas famílias que compõem o plantel.

Consulte a relação de Vacas Líderes e confira: as 3 primeiras são Rio da Paz. Nas melhores 9 matrizes do Brasil estão 6 fêmeas Rio da Paz.

Procure o Sumário On-Line em http://www.herdbook.org.br/site/

16 TOUROS EM CENTRAIS

A validação do trabalho da Rio da Paz e o alinhamento com o mercado e a necessidades do pecuarista é a presença de tantos touros em centrais de inseminação. Atualmente, já são 16 touros ativos ou contratados pelas maiores empresas de genética do país (ABS, Alta Genetics, CRV, Genex e Semex). Se considerarmos os touros em coleta diretamente para pecuaristas ou veterinários que trabalham com IATF, superamos 30 touros em centrais. Somente no leilão 2021 serão ofertados 8 touros já contratados por 3 centrais. Confira quais são os lotes em nosso leilão de touros de 11/09. Anualmente, os touros Rio da Paz produzem mais de 100 mil filhos por inseminação. O retorno das centrais para buscar novos touros todos os anos nos sugere que a qualidade dos produtos deve estar agradando.

Fala-se bastante em seleção objetiva, seleção por dados, pecuária de precisão e outros termos relativos a profissionalização e modernização do selecionador e de seu cliente pecuarista. Ficamos muito orgulhosos com os resultados que a Rio da Paz vem alcançando na raça Angus e esperamos que a nossa genética contribua com o sucesso do seu negócio, seja na raça pura ou em cruzamento.

Agende-se, acompanhe os nossos leilões em 2021 e conte com o suporte técnico da Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha nos 2 eventos. Pode nos pedir, que vamos lhe mostrar os números.

2º Leilão Seleção Rio da Paz – 50 Fêmeas – 07/08
13º Leilão Seleção Rio da Paz – 60 Touros – 11/09

 

Maisartigos

  • Agro-Vets: Técnico ou Comercial? Produção ou rentabilidade?

    Genética, Mercado | 15 de Setembro de 2021
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Por Fernando Furtado Velloso
    Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha

    Em agosto deste ano, concluí 20 anos de formado em Medicina Veterinária. Passou muito rápido, e percebi a data em função de publicações de colegas, que postaram nas redes sociais a foto de nossa turma na escadaria da reitoria da UFRGS. Pro...
  • GAP: A nossa genética já deve ter chegado no seu prato

    Genética, Informação, Leilões, Mercado | 13 de Setembro de 2021
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A GAP Genética é reconhecida pelos pecuaristas como uma das mais importantes provedoras de touros do Brasil. Alguns números demonstram essa posição:

    O levantamento TOP 100 – “Os Maiores Vendedores de Touros do Brasil” indica a GAP Genética, faz 6 anos, como a maior vendedora de touros taurinos (raças europei...
  • O preparo da comercialização de touros: foco nas informações técnicas

    Genética, Informação, Leilões, Mercado | 14 de Agosto de 2021
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Por Fernando Furtado Velloso 1 , Rodrigo Soares Wagner 2 , Taís Garcia Teixeira 3 e Júlio Otávio Jardim Barcellos 4

    O presente artigo propõe uma abordagem que se concentra no preparo da comercialização de touros. Dividimos o tema em dois momentos, sendo que no primeiro apresenta-se a contextualização do impacto pr...
  • Venda de Reprodutores: fabricante ou lojista?

    Genética, Informação, Mercado | 15 de Julho de 2021
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Por Fernando Furtado Velloso
    Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha

    A comercialização de reprodutores é tema permanente em meu trabalho, seja nas rodas de conversas com os clientes, na assessoria aos leilões, na busca de animais para compra, na revisão de touros para centrais de inseminação, nas minhas lei...
  • Como a pecuária gaúcha em Áreas de Proteção no Bioma Pampa é sustentável?

    Informação | 11 de Julho de 2021
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Por Alexandre Valente Selistre
    Advogado, pecuarista e doutorando NESPro/CEPAN/UFRGS
    valenteselistre@gmail.com

    Pergunta que inquieta os pecuaristas sul-riograndenses, afinal: é permitido ou proibido criar gado na Reserva Legal? Ao contextualizar uma série de conceitos, o texto refuta severas críticas à pecuária, explica...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais