Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 29/03/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

ABB e Programa Embrapa Geneplus divulgam na sexta-feira os resultados da Prova Top Brangus

Genética, Informação | 15 de Outubro de 2021

ABB e Programa Embrapa Geneplus divulgam na sexta-feira os resultados da Prova Top Brangus

Foto: Associação Brasileira de Brangus

Anúncio dos vencedores será feito na sexta-feira durante uma live no canal do Programa Embrapa Geneplus

A Associação Brasileira de Brangus (ABB) e o Programa Embrapa Geneplus divulgam, na sexta-feira (15/10), o resultado da segunda prova Top Brangus PAD Embrapa dos animais pós-desmama. O anúncio dos vencedores ocorrerá às 19h, ao vivo no canal do Programa Embrapa Geneplus (https://bit.ly/3BhHXf2). Participam do evento o presidente do Conselho Técnico da ABB, Antônio Carlos Corrêa Osório, e o criador Altair Burlamaqui, proprietário da Fazenda Carioca, de Castanhal (PA). Na segunda-feira (18/10), das 8h às 12h, será realizado um dia de campo com todos os animais participantes da prova na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (M S), aberto aos proprietários dos touros, aos representantes das centrais, aos técnicos da ABB e para a imprensa.

A prova de desempenho, que iniciou em agosto, após os 21 dias de adaptação, contou com a participação de 51 reprodutores de nove criatórios da raça Brangus dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo, nascidos de 1º de agosto a 31 de outubro de 2020. O teste consiste em avaliar os animais e mostrar o desempenho de cada indivíduo, em 11 características, como eficiência alimentar, ultrassonografia por carcaça, peso final, perímetro escrotal, racial, qualidade de pelo e conformação frigorífica, entre outras.

O objetivo é avaliar machos promissores para serem touros, coletando fenótipos, medidas de carcaça e, principalmente, medidas de eficiência alimentar. “Entendemos que as provas de eficiência alimentar são de suma importância para o desenvolvimento da raça. A seleção por eficiência alimentar é a ferramenta de maior impacto econômico na pecuária de corte”, salienta o presidente do Conselho Técnico da ABB, Antônio Carlos Corrêa Osório. “Quando se mede eficiência alimentar correlacionado com fertilidade e todas demais características exigidas pelo consumidor de carne, estamos no caminho certo para uma pecu ária moderna e sustentável”, acrescenta.

Na primeira avaliação, realizada no primeiro semestre deste ano, participaram 30 reprodutores de sete criatórios da raça Brangus, nascidos de 1º de agosto a 30 de outubro de 2019. Os animais permaneceram por cerca de 80 dias nas instalações da Embrapa Gado de Corte. A atividade teve a fase de adaptação a pasto com suplementação, que durou três semanas, seguida da adaptação em confinamento e, por fim, a prova, durante 56 dias.

Serviço:

15/10 - Live com a divulgação dos resultados da Prova Top Brangus PAD Embrapa
Horário: 19h (Horário de Brasília)
Local: Canal do Youtube da Embrapa
18/10 - Dia de Campo:
Horário: 8h às 12h (Horário de Mato Grosso do Sul)
Local: Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS).

Fonte: ABB

Maisnotícias

  • Arco presta contas e reúne associações de raças de ovinos de todo país

    Informação | 27 de Março de 2024
    Foto: Arco
    Encontro com associações estaduais e promocionais de raças foi realizado no começo da semana, em Porto Alegre (RS)

    A terça-feira, 25 de março, foi dedicada pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) a reuniões com representantes estaduais e associações promotoras de raças de todo o país. O encon...
  • Austrália: Novos EBVs de pesquisa da Angus para força de cisalhamento e marmoreio MSA

    Informação | 26 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Dois novos valores genéticos de pesquisa (RBVs) estão disponíveis para avaliação de gado Angus, ambos para características de qualidade alimentar – MSA Marmoreio e medição de maciez por força de cisalhamento.
    Research Breeding Values (RBVs) são EBVs em desenvolvimento. Eles podem ser utilizados da mesma mane...
  • EUA: Senado vota pela proibição da carne bovina do Paraguai

    Carne, Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Beef Magazine
    O projeto agora segue para apreciação da Câmara.
    Numa rara demonstração de consenso bipartidário, o Senado aprovou facilmente uma resolução na quinta-feira para anular a regra do USDA que permite as importações de carne in natura paraguaia. A resolução agora segue para a Câmara para apreciação.
    Em novemb...
  • Brasil recebe em 2025 nono congresso mundial da raça Braford

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Evento ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), de 28 de abril a 4 de maio do ano que vem
    A 9ª edição do Congresso Mundial Braford ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, (RS) entre os dias 28 de abril e 4 de maio de 2025. O anúncio da data oficial ocorreu durante a Asse...
  • Conexão Delta G: Recuperação da pecuária anima negócios para a Temporada de Outono

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Segundo dirigente da Conexão Delta G, novo ciclo de alta trará demanda por animais de genética diferenciada
    Depois de um ano de 2023 com baixas nos preços, a temporada de outono da pecuária, tradicional período de vendas de terneiros, deve ser de otimismo em 2024. A avaliação é do diretor da Conexão Delta G, E...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais