Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 25/01/2022

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Maragogipe vence em retomada do concurso de carcaças Angus em Bataguassu

Carne, Informação, Mercado | 01 de Novembro de 2021

Maragogipe vence em retomada do concurso de carcaças Angus em Bataguassu

Foto: Associação Brasileira de Angus

O Concurso de Carcaças Angus de Bataguassu (MS), considerado o maior do país, foi marcado pela vitória da Agropecuária Maragogipe, de Itaquiraí (MS). A propriedade venceu nos machos e nas fêmeas, levando para casa o oitavo prêmio na tradicional disputa. O concurso, segundo do circuito promovido pelo Programa Carne Angus Certificada em 2021, ocorreu nesta quinta-feira (28/10) na planta da Marfrig e contou com 986 animais de 15 propriedades.

Após mais de dez horas de abates, o trabalho de Wilson Brochmann e família foi consagrado nos machos com o lote 8, que alcançou pontuação de 99,75, e nas fêmeas com o lote 10, que atingiu a pontuação máxima. Já acostumado a vencer em Bataguassu, Brochmann destacou que o segredo para consecutivos reconhecimentos começa com a escolha de matrizes selecionadas por um programa de melhoramento eficiente. A seleção correta de sêmen Angus para inseminação das fêmeas é outro aspecto importante. “O resultado nada mais é do que o reflexo do trabalho realizado por todos os colaboradores da empresa”, destacou. Segundo ele, a Maragogipe buscou levar para prova lotes padronizados, com animais entre 13 e 14 meses, com precocidade, homogeneidade, musculosidade e zero dentes. “Animais que enchem os olhos”, acrescentou.

Nos machos, o título de reservado de campeão ficou com o lote 19, de Nelson Favaretto, de Taquarussu (MS). O lote alcançou 87,2 pontos. O prêmio de destaque revelação ficou com o lote 13, de Maria José de Almeida, de Ribas do Rio Pardo (MS), com 85,68 pontos. O reconhecimento de destaque é, segundo Paulo Pires, um estímulo para que a propriedade, que participou pela primeira vez da disputa em Bataguassu, busque melhorar cada vez mais. “Esse lote é de machos bem precoces, de animais em torno de 14 meses”, afirmou Pires, ressaltando que o reconhecimento é resultado de um trabalho de genética, manejo, alimentação, entre outros. “É um conjunto de fatores que acabam nesse resultado”.

Entre as fêmeas, o reconhecimento de reservado também foi para Favaretto, com o lote 20, o qual atingiu 99,02 pontos. O lote 22, de Aristeu Carbornaro e outros, de Bela Vista (MS), sagrou-se como destaque revelação, e obteve 95,55 pontos.

A gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, destacou que o volume, a padronização dos lotes e a qualidade dos animais chamaram a atenção dos produtores, da equipe da Angus e dos profissionais do frigorífico que acompanharam a prova. “Foi uma disputa bastante acirrada, principalmente entre as fêmeas. Tivemos animais extremamente jovens, carcaças pesadas e bem acabadas, gordura 4 e zero dentes. Isso mostra todo o potencial da raça Angus no cruzamento industrial”.

Fonte: Associação Brasileira de Angus

Maisnotícias

  • Gente Brangus: Evanil Pires, da ST Repro

    Genética, Informação | 21 de Janeiro de 2022
    Está disponível o quarto episódio do “Gente Brangus”!

    O convidado deste episódio é o Evanil Pires, da ST Repro, que nos conta como iniciou o seu trabalho com a raça Brangus. Confira o depoimento dele.

    GENTE BRANGUS

    Trata-se de um espaço criado para que personalidades da raça, como criadores, técnicos, peões, r...
  • Fala Angus #78 - Edio Sander, Presidente CooperAliança

    Carne, Informação, Mercado | 21 de Janeiro de 2022
    Foto: Radio Sul.net
    Neste #FALAANGUS, o Sr. Edio Sander, presidente da CooperAliança, irá contar a história da cooperativa, que se destaca como exemplo de cooperativismo no país, seu número de associados, áreas de atuação, e como veio a ideia de ter uma indústria própria. Assim como, a parceria com a Angus e a importância para a ...
  • Sabor favorável: criadores de Red Angus adicionam potencial de marmoreio

    Informação | 21 de Janeiro de 2022
    Foto: Divulgação/Assessoria
    por Tom Brink, CEO, Red Angus Association of America 

    Os criadores de Red Angus continuam aumentando o potencial de marmoreio, o que demonstra o quanto estão atentos aos sinais emanados dos mercados de carne bovina e de gado. O marmoreio é uma característica economicamente relevante. As classificações das indústr...
  • Embrapa em Ação mostra potencial do Pampa para produzir alimentos de forma sustentável

    Genética, Informação | 20 de Janeiro de 2022
    Foto: Canal Rural
    O Giro do Boi de sexta, dia 14, levou ao ar o primeiro episódio da nova série especial Embrapa em Ação. Desta vez, as gravações ocorreram na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, na Campanha gaúcha, no coração do Pampa.

    Conforme destacou o chefe geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, as riquezas nat...
  • ANC: Registro cresce 13% e confirma expansão da pecuária

    Genética, Informação | 20 de Janeiro de 2022
    Foto: Associação Nacional de Criadores
    Alinhados com a expansão e a valorização da pecuária na economia brasileira, os registros de animais de raça aumentaram 13% em 2021. O crescimento resulta do cadastro de 72.667 exemplares ao longo do ano passado frente aos 64.271 animais de 2020, ano que também apresentou alta. Os dados constam do banco da Associa...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais