Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 25/01/2022

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

NESPro: Preço do gado gordo permanece estável

Informação, Mercado | 13 de Novembro de 2021

O mês de outubro foi de preços relativamente estáveis no Rio Grande do Sul para as categorias de gado gordo para abate. Foram pequenas as quedas observadas, da ordem de 1%, em especial para a modalidade de kg vivo (Gráficos 1 e 2). Na modalidade a rendimento, se observou estabilidade, com os preços ao final do mês praticamente iguais aos da abertura do início de outubro, tanto para bois como para vacas (Gráficos 3 e 4).

O comportamento esperado era de que já observássemos um início de recuperação de preços na segunda quinzena, em especial pela redução da oferta que ocorre com o fim da temporada de gado gordo das pastagens dos sistemas de integração com a agricultura. Houve um esboço de recuperação nos preços coletados na semana do dia 20/10, como pode ser observado nos gráficos. No entanto, não houve sustentação e nem continuidade no movimento, pelo menos por enquanto.

Os motivos foram, além de consumo interno ainda fraco, a permanência da suspensão das exportações brasileiras para a China, o que pressionou para baixo o preço do gado nas regiões exportadoras (MT, SP, GO, MG, MS e RO). Isso indiretamente também influencia o mercado gaúcho, mesmo que a quantidade exportada pelo RS seja muito pequena, sendo o mercado predominante o doméstico. Os indicativos ainda são de indefinição e incerteza quanto à solução desta suspensão chinesa. A origem está nos casos pontuais atípicos de EEB (doença da vaca louca), ainda no início de setembro. Mesmo após a confirmação do status sanitário brasileiro por parte da OIE, logo após o reporte voluntário pelo Brasil, a China ainda não autorizou a retomada. Por outro lado, o RS vem reduzindo o seu rebanho, e o abate no 3º trimestre, como pode ser visto na Carta Conjuntural do NESPro foi reduzido (-27% sobre 2020). Isso mantém a oferta enxuta, e se traduz em sustentação de preços, mesmo para um mercado interno desaquecido para carne bovina.

Para as próximas semanas, com a proximidade do final do ano, há tradicionalmente aumento no consumo interno, e chega ao mercado a renda do décimo terceiro salário. Para dezembro, também se espera o Auxílio Brasil de R$ 400. Há expectativa, portanto, de algum aumento no consumo, o que tende a recuperar a cotação, pois a oferta está enxuta e ajustada. Segue-se observando com expectativa, no entanto, o desdobramento da situação com a China, e o comportamento dos preços nas demais regiões do país, bem como os fluxos internos de produtos. Neste momento, ao final de outubro, o RS detém o maior preço entre as regiões relevantes da pecuária brasileira.

Fonte: NESPro 

Maisnotícias

  • Gente Brangus: Evanil Pires, da ST Repro

    Genética, Informação | 21 de Janeiro de 2022
    Está disponível o quarto episódio do “Gente Brangus”!

    O convidado deste episódio é o Evanil Pires, da ST Repro, que nos conta como iniciou o seu trabalho com a raça Brangus. Confira o depoimento dele.

    GENTE BRANGUS

    Trata-se de um espaço criado para que personalidades da raça, como criadores, técnicos, peões, r...
  • Fala Angus #78 - Edio Sander, Presidente CooperAliança

    Carne, Informação, Mercado | 21 de Janeiro de 2022
    Foto: Radio Sul.net
    Neste #FALAANGUS, o Sr. Edio Sander, presidente da CooperAliança, irá contar a história da cooperativa, que se destaca como exemplo de cooperativismo no país, seu número de associados, áreas de atuação, e como veio a ideia de ter uma indústria própria. Assim como, a parceria com a Angus e a importância para a ...
  • Sabor favorável: criadores de Red Angus adicionam potencial de marmoreio

    Informação | 21 de Janeiro de 2022
    Foto: Divulgação/Assessoria
    por Tom Brink, CEO, Red Angus Association of America 

    Os criadores de Red Angus continuam aumentando o potencial de marmoreio, o que demonstra o quanto estão atentos aos sinais emanados dos mercados de carne bovina e de gado. O marmoreio é uma característica economicamente relevante. As classificações das indústr...
  • Embrapa em Ação mostra potencial do Pampa para produzir alimentos de forma sustentável

    Genética, Informação | 20 de Janeiro de 2022
    Foto: Canal Rural
    O Giro do Boi de sexta, dia 14, levou ao ar o primeiro episódio da nova série especial Embrapa em Ação. Desta vez, as gravações ocorreram na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, na Campanha gaúcha, no coração do Pampa.

    Conforme destacou o chefe geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, as riquezas nat...
  • ANC: Registro cresce 13% e confirma expansão da pecuária

    Genética, Informação | 20 de Janeiro de 2022
    Foto: Associação Nacional de Criadores
    Alinhados com a expansão e a valorização da pecuária na economia brasileira, os registros de animais de raça aumentaram 13% em 2021. O crescimento resulta do cadastro de 72.667 exemplares ao longo do ano passado frente aos 64.271 animais de 2020, ano que também apresentou alta. Os dados constam do banco da Associa...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais