Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 08/12/2021

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Estação de monta viabiliza o manejo homogêneo do gado e a eficiência reprodutiva através da IATF

Genética, Informação | 24 de Novembro de 2021

Estação de monta viabiliza o manejo homogêneo do gado de corte no Brasil e a eficiência reprodutiva através da IATF

Semex Brasil oferece oportunidade única, ainda em dezembro, para alavancar os resultados da estação de monta

Boa parte da pecuária de corte no Brasil segue um esquema produtivo demarcado pelas fases de cria, recria e engorda, sendo a primeira etapa aquela que merece maior atenção por parte dos pecuaristas, pois representa o início de um novo ciclo. E para auxiliar em seu planejamento muitas fazendas seguem um esquema chamado de estação de monta - técnica que auxilia no processo de fertilidade das matrizes, garantindo que todos os bezerros nasçam no mesmo período, prática que viabiliza o manejo desses animais.

A estação de monta, via de regra, dura aproximadamente quatro meses, iniciando em novembro e finalizando no começo de fevereiro – porém, como a estação de monta está relacionada ao clima, o calendário pode mudar conforme as regiões do Brasil. “O centro-oeste e norte do Brasil possuem períodos muito delimitados. A seca é bem maior quando comparada à região sul, então quando a chuva começa a cair no fim de outubro nessas regiões o clima fica favorável para a alimentação e o animal começa a ganhar peso, aspecto que reflete na reprodução,” reforça Eduardo Alexandre Fey, gerente comercial da Semex Brasil.

Alcançar a eficiência reprodutiva através da IATF é o intuito principal da estação de monta e, para chegar nesse resultado, é preciso também ter um bom planejamento e suporte de profissionais especializados. “Eles cuidam para que as vacas não tenham problemas durante o parto, garantindo que os bezerros, ao nascer, bebam o colostro. Essa primeira mamada, importante para o animal, acontece desde as primeiras horas de vida até o máximo 48 horas após o parto, fundamental para o desenvolvimento do bezerro, pois sua composição conta com maior quantidade de imunoglobulina e anticorpos,” conclui Eduardo.

A estação de monta melhora a produtividade do rebanho, pois todos os animais recebem suprimentos juntos, viabilizando o manejo, caso contrário, a fazenda seria heterogênea, ou seja, resultando em bezerros diferentes uns dos outros, situação que não é favorável comercialmente.

Última oportunidade do ano de garantir alto potencial genético na estação de monta

Devido ao grande sucesso do último Top Vendas Semex, o pecuarista terá mais uma oportunidade, e última do ano, para garantir alto potencial genético de corte na sua propriedade. A ação, que acontecerá no dia 1 de dezembro, trará touros bem avaliados nos sumários e com provas equilibradas e destacadas para inúmeros índices incluindo a desmama. Na oportunidade será comercializado mais de 50 sêmens de touros de raças zebuínas e taurinas, com ofertas exclusivas e diferenciadas para que os clientes possam ganhar maior produtividade e eficiência no rebanho e alavancar a estação de monta.

A ação será transmitida ao vivo pelo Canal do Boi e pelo YouTube da Semex Brasil, com início às 20h (horário de Brasília) e contará com a presença de André de Souza e Silva, Gerente de Corte Zebu, e Lucas Azzolini de Melo, supervisor comercial da Central Tairana.

Fonte: Semex do Brasil

Maisnotícias

  • Rio da Paz vence Mérito Genético Angus pelo segundo ano consecutivo

    Informação | 07 de Dezembro de 2021
    Foto: Gabriel Oliveira / Agência El campo
    Pelo segundo ano consecutivo, a Fazenda Rio da Paz, de Cascavel (PR), sagrou-se campeã do Troféu Mérito Genético Angus – Luiz Alberto Fries. A propriedade, comandada pelos criadores Antônio e Renato Zancanaro, destacou-se pelo trabalho realizado no melhoramento genético da raça Angus, especialmente na seleção ...
  • SC: Concurso de Carcaças Hereford etapa Frigorífico Verdi estreia com 180 animais

    Carne, Informação | 06 de Dezembro de 2021
    Foto: Associação Brasileira de Hereford e Braford
    Nesta sexta-feira, dia 03 de dezembro, o estado de Santa Catarina foi palco, pela primeira vez, para Concurso de Carcaças Carne Hereford. Promovido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com o Frigorífico Verdi, de Pouso Redondo (SC), o evento reuniu 180 animais, divididos em 16 lotes, de...
  • GENEX terá central de coleta própria para 150 touros

    Informação | 06 de Dezembro de 2021
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Visando atender parte do plano de expansão que prevê crescimento na casa de 20% ao ano em quatro anos, duplicando de tamanho no Brasil até 2025, a multinacional americana GENEX, uma das líderes em inseminação artificial de bovinos, vai lançar para o mercado o próprio Centro de Biotecnologia e Difusão Genética. ...
  • Exportação brasileira de carne bovina cai 47% em novembro

    Carne, Informação, Mercado | 06 de Dezembro de 2021
    Foto: CarneTec
    As exportações brasileiras de carne bovina somaram 105,2 mil toneladas em novembro, queda de 47% em relação ao volume embarcado em novembro do ano passado, refletindo a ausência das compras da China, informou a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) no sábado (04).

    A receita com as exportações foi de...
  • Beef on Dairy: estratégia que gera ganhos em qualidade, eficiência alimentar e lucratividade em rebanhos de leite

    Genética, Informação, Mercado | 06 de Dezembro de 2021
    Foto: Semex do Brasil
    Claudio Aragon, gerente da pasta de leite e diretor de mercados da Semex, e Antonio Carlos Sciamarelli, gerente de corte taurino, explicam como fazendas de leite podem aumentar sua renda produzindo bezerros cruzados ao adotar o programa Beef on Dairy, uma exclusividade da Semex Brasil

    A busca da indústria de carne bovina...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais