Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 28/03/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Primavera Brangus: Valorização recorde dos ventres comprova o crescimento da raça

Genética, Informação, Mercado | 27 de Novembro de 2021

Primavera Brangus: Valorização recorde dos ventres comprova o crescimento da raça

Foto: La Rural Fotografias

Uma primavera de luxo! Essa foi a descrição de um importante leiloeiro do cenário nacional, ao descrever a temporada de leilões da primavera 2021. Foi, sem duvidas, um ano muito positivo para a pecuária nacional: as importações de carne cresceram e, conquistaram alguns novos mercados; as commodities agrícolas - arroz, soja e milho -, alcançaram valores elevados e garantiram um grande volume de capital nas mãos dos produtores e de investidores do campo. A pecuária teve seus valores majorados como nunca, e, os leilões de primavera de norte a sul do País mostraram a disposição do mercado e dos produtores em investir em seus rebanhos e plantéis.

O destaque deste circuito de primavera foi a raça Brangus, que teve na comercialização de ventres um dos grandes destaques da temporada. Este fato demonstra, sem sombra de dúvidas, o real e importante crescimento da raça, visto que toda a oferta de ventres diferenciados, seja por genética ou origem, alcançou valores recordes, com grande procura e grande disputa em todas as pistas. Produtores de todo o País buscavam ventres Brangus de alto desempenho, seja para coleta de embriões ou para incremento aos seus plantéis. Isto se refletiu também na valorização dos touros da raça, que tiveram as mais altas médias da temporada.

Os leiloeiros: Marcelo Silva (Trajano Silva), Lourenço Campos (Central Leiloes) e Pedro Tellechea ( Tellechea e Bastos) são unânimes em afirmar que a Brangus foi a raça mais destacada nos leilões e na vendas diretas, de norte a sul do País, com médias que superam os R$ 25 mil nos machos e que as fêmeas alcançaram valores, nunca vistos, com vários recordes. “Tivemos alguns touros que alcançaram valores superiores a 200 mil e fêmeas que ultrapassaram os 100 mil”, analisam os três profissionais.

Para o consultor e diretor da CRIO Genética, Fernando Velloso, a raça Brangus se destacou em todas as regiões do País. “Seja na comercialização ou na simples procura de sêmen, na busca de ventres e nos valores pagos pelos reprodutores, a raça Brangus foi o grande destaque. A raça teve mais liquidez e médias maiores, especificamente, no caso dos machos, a raça deve fechar a temporada com uma média geral superior aos R$ 25 mil”, analisa o consultor. Outro fator importante observado por Velloso foi o grande volume de touros Brangus adquiridos por centrais de inseminação. “Até pouco tempo as contratações eram pontuais, mas hoje são rotineiras”, avaliou.

Por outro lado, quando se ouve alguns dos maiores produtores de touros do País sobre a disponibilidade de reprodutores para comercialização, todos são unânimes: “Acabou! Os estoques estão zerados. Já estamos trabalhando e projetando a primavera de 2022”.

Fonte: ABB

Maisnotícias

  • Arco presta contas e reúne associações de raças de ovinos de todo país

    Informação | 27 de Março de 2024
    Foto: Arco
    Encontro com associações estaduais e promocionais de raças foi realizado no começo da semana, em Porto Alegre (RS)

    A terça-feira, 25 de março, foi dedicada pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) a reuniões com representantes estaduais e associações promotoras de raças de todo o país. O encon...
  • Austrália: Novos EBVs de pesquisa da Angus para força de cisalhamento e marmoreio MSA

    Informação | 26 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Dois novos valores genéticos de pesquisa (RBVs) estão disponíveis para avaliação de gado Angus, ambos para características de qualidade alimentar – MSA Marmoreio e medição de maciez por força de cisalhamento.
    Research Breeding Values (RBVs) são EBVs em desenvolvimento. Eles podem ser utilizados da mesma mane...
  • EUA: Senado vota pela proibição da carne bovina do Paraguai

    Carne, Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Beef Magazine
    O projeto agora segue para apreciação da Câmara.
    Numa rara demonstração de consenso bipartidário, o Senado aprovou facilmente uma resolução na quinta-feira para anular a regra do USDA que permite as importações de carne in natura paraguaia. A resolução agora segue para a Câmara para apreciação.
    Em novemb...
  • Brasil recebe em 2025 nono congresso mundial da raça Braford

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Evento ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), de 28 de abril a 4 de maio do ano que vem
    A 9ª edição do Congresso Mundial Braford ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, (RS) entre os dias 28 de abril e 4 de maio de 2025. O anúncio da data oficial ocorreu durante a Asse...
  • Conexão Delta G: Recuperação da pecuária anima negócios para a Temporada de Outono

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Segundo dirigente da Conexão Delta G, novo ciclo de alta trará demanda por animais de genética diferenciada
    Depois de um ano de 2023 com baixas nos preços, a temporada de outono da pecuária, tradicional período de vendas de terneiros, deve ser de otimismo em 2024. A avaliação é do diretor da Conexão Delta G, E...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais