Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 25/01/2022

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Primavera Brangus: Valorização recorde dos ventres comprova o crescimento da raça

Genética, Informação, Mercado | 27 de Novembro de 2021

Primavera Brangus: Valorização recorde dos ventres comprova o crescimento da raça

Foto: La Rural Fotografias

Uma primavera de luxo! Essa foi a descrição de um importante leiloeiro do cenário nacional, ao descrever a temporada de leilões da primavera 2021. Foi, sem duvidas, um ano muito positivo para a pecuária nacional: as importações de carne cresceram e, conquistaram alguns novos mercados; as commodities agrícolas - arroz, soja e milho -, alcançaram valores elevados e garantiram um grande volume de capital nas mãos dos produtores e de investidores do campo. A pecuária teve seus valores majorados como nunca, e, os leilões de primavera de norte a sul do País mostraram a disposição do mercado e dos produtores em investir em seus rebanhos e plantéis.

O destaque deste circuito de primavera foi a raça Brangus, que teve na comercialização de ventres um dos grandes destaques da temporada. Este fato demonstra, sem sombra de dúvidas, o real e importante crescimento da raça, visto que toda a oferta de ventres diferenciados, seja por genética ou origem, alcançou valores recordes, com grande procura e grande disputa em todas as pistas. Produtores de todo o País buscavam ventres Brangus de alto desempenho, seja para coleta de embriões ou para incremento aos seus plantéis. Isto se refletiu também na valorização dos touros da raça, que tiveram as mais altas médias da temporada.

Os leiloeiros: Marcelo Silva (Trajano Silva), Lourenço Campos (Central Leiloes) e Pedro Tellechea ( Tellechea e Bastos) são unânimes em afirmar que a Brangus foi a raça mais destacada nos leilões e na vendas diretas, de norte a sul do País, com médias que superam os R$ 25 mil nos machos e que as fêmeas alcançaram valores, nunca vistos, com vários recordes. “Tivemos alguns touros que alcançaram valores superiores a 200 mil e fêmeas que ultrapassaram os 100 mil”, analisam os três profissionais.

Para o consultor e diretor da CRIO Genética, Fernando Velloso, a raça Brangus se destacou em todas as regiões do País. “Seja na comercialização ou na simples procura de sêmen, na busca de ventres e nos valores pagos pelos reprodutores, a raça Brangus foi o grande destaque. A raça teve mais liquidez e médias maiores, especificamente, no caso dos machos, a raça deve fechar a temporada com uma média geral superior aos R$ 25 mil”, analisa o consultor. Outro fator importante observado por Velloso foi o grande volume de touros Brangus adquiridos por centrais de inseminação. “Até pouco tempo as contratações eram pontuais, mas hoje são rotineiras”, avaliou.

Por outro lado, quando se ouve alguns dos maiores produtores de touros do País sobre a disponibilidade de reprodutores para comercialização, todos são unânimes: “Acabou! Os estoques estão zerados. Já estamos trabalhando e projetando a primavera de 2022”.

Fonte: ABB

Maisnotícias

  • Gente Brangus: Evanil Pires, da ST Repro

    Genética, Informação | 21 de Janeiro de 2022
    Está disponível o quarto episódio do “Gente Brangus”!

    O convidado deste episódio é o Evanil Pires, da ST Repro, que nos conta como iniciou o seu trabalho com a raça Brangus. Confira o depoimento dele.

    GENTE BRANGUS

    Trata-se de um espaço criado para que personalidades da raça, como criadores, técnicos, peões, r...
  • Fala Angus #78 - Edio Sander, Presidente CooperAliança

    Carne, Informação, Mercado | 21 de Janeiro de 2022
    Foto: Radio Sul.net
    Neste #FALAANGUS, o Sr. Edio Sander, presidente da CooperAliança, irá contar a história da cooperativa, que se destaca como exemplo de cooperativismo no país, seu número de associados, áreas de atuação, e como veio a ideia de ter uma indústria própria. Assim como, a parceria com a Angus e a importância para a ...
  • Sabor favorável: criadores de Red Angus adicionam potencial de marmoreio

    Informação | 21 de Janeiro de 2022
    Foto: Divulgação/Assessoria
    por Tom Brink, CEO, Red Angus Association of America 

    Os criadores de Red Angus continuam aumentando o potencial de marmoreio, o que demonstra o quanto estão atentos aos sinais emanados dos mercados de carne bovina e de gado. O marmoreio é uma característica economicamente relevante. As classificações das indústr...
  • Embrapa em Ação mostra potencial do Pampa para produzir alimentos de forma sustentável

    Genética, Informação | 20 de Janeiro de 2022
    Foto: Canal Rural
    O Giro do Boi de sexta, dia 14, levou ao ar o primeiro episódio da nova série especial Embrapa em Ação. Desta vez, as gravações ocorreram na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, na Campanha gaúcha, no coração do Pampa.

    Conforme destacou o chefe geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, as riquezas nat...
  • ANC: Registro cresce 13% e confirma expansão da pecuária

    Genética, Informação | 20 de Janeiro de 2022
    Foto: Associação Nacional de Criadores
    Alinhados com a expansão e a valorização da pecuária na economia brasileira, os registros de animais de raça aumentaram 13% em 2021. O crescimento resulta do cadastro de 72.667 exemplares ao longo do ano passado frente aos 64.271 animais de 2020, ano que também apresentou alta. Os dados constam do banco da Associa...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais