Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 25/01/2022

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

ASBIA estreita comunicação com governo para promover desenvolvimento da pecuária bovina nacional

Informação | 06 de Dezembro de 2021

Sipeagro e LPCO foram principais assuntos de reuniões entre a associação e Mapa; setor da inseminação artificial registrou forte crescimento em 2021

Encontros entre associações do setor de inseminação artificial (IA) bovina e autoridades governamentais podem sinalizar novos projetos e benefícios para produtores rurais brasileiros.

Nesta semana, a Associação Brasileira da Inseminação Artificial (ASBIA) reuniu-se com representantes da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e outros órgãos ligados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no intuito de estreitar a relação entre as entidades e viabilizar ações que atendam às necessidades dos setores de melhoramento genético e agropecuária.

A ASBIA foi representada pelo seu gerente executivo, Cristiano Botelho. Entre as autoridades presentes no encontro, destacam-se o secretário executivo do Mapa, Marcos Montes Cordeiro; o secretário adjunto da SDA, Márcio Rezende; o diretor do Departamento de Saúde Animal da SDA, Geraldo Moraes; o diretor do Departamento de Serviços Técnicos (DTEC), José Luís Ravagnani; o coordenador de Assuntos Especiais, Jamil Gomes de Souza, e o coordenador do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional, Fábio Florêncio Fernandes.

De acordo com Cristiano, as duas demandas principais que foram tratadas em Brasília foram relativas ao Sipeagro (Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários) e ao LPCO (Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos). "O intuito é encontrar uma estratégia em conjunto com o Mapa para facilitar o registro dos touros que estão em coleta nas centrais de genética, bem como agilizar os processos de importação de genética", comenta o gerente.

Cristiano explica, ainda, que a ASBIA está engajada na missão de sensibilizar o Ministério da Economia para a importância dos investimentos em genética para contribuir não só para o desenvolvimento da pecuária nacional, mas de todo o setor econômico.

"Existe uma dificuldade logística em realizar todos os registros de touros que precisamos, mas essa é uma ação essencial para promover o crescimento da IA no Brasil. Qualquer investimento em genética é positivo, já que ela é o único insumo de efeito permanente que o produtor pode adquirir para a sua fazenda. Animais geneticamente melhores possibilitam a produção de mais carne e leite, sem necessidade de aumentar a área, em menor tempo e com menos recursos. Isso favorece toda a cadeia produtiva, do pequeno ao grande produtor, passando pelas autoridades e pelos consumidores finais", completa.

Após um ano marcado pelo crescimento impressionante do setor de genética, o gerente ressalta as previsões positivas para 2022. "Nos primeiros nove meses de 2021, as exportações de genética brasileira aumentaram 84%. A inseminação artificial está presente em 77,6% dos municípios nacionais, e a coleta de doses cresceu 70%. É um crescimento que tem tudo para acelerar mas, para isso, precisamos do apoio do governo para continuar contribuindo para o desenvolvimento da agropecuária nacional e para a missão de alimentar o mundo", finaliza.

Fonte: ASBIA

Maisnotícias

  • Gente Brangus: Evanil Pires, da ST Repro

    Genética, Informação | 21 de Janeiro de 2022
    Está disponível o quarto episódio do “Gente Brangus”!

    O convidado deste episódio é o Evanil Pires, da ST Repro, que nos conta como iniciou o seu trabalho com a raça Brangus. Confira o depoimento dele.

    GENTE BRANGUS

    Trata-se de um espaço criado para que personalidades da raça, como criadores, técnicos, peões, r...
  • Fala Angus #78 - Edio Sander, Presidente CooperAliança

    Carne, Informação, Mercado | 21 de Janeiro de 2022
    Foto: Radio Sul.net
    Neste #FALAANGUS, o Sr. Edio Sander, presidente da CooperAliança, irá contar a história da cooperativa, que se destaca como exemplo de cooperativismo no país, seu número de associados, áreas de atuação, e como veio a ideia de ter uma indústria própria. Assim como, a parceria com a Angus e a importância para a ...
  • Sabor favorável: criadores de Red Angus adicionam potencial de marmoreio

    Informação | 21 de Janeiro de 2022
    Foto: Divulgação/Assessoria
    por Tom Brink, CEO, Red Angus Association of America 

    Os criadores de Red Angus continuam aumentando o potencial de marmoreio, o que demonstra o quanto estão atentos aos sinais emanados dos mercados de carne bovina e de gado. O marmoreio é uma característica economicamente relevante. As classificações das indústr...
  • Embrapa em Ação mostra potencial do Pampa para produzir alimentos de forma sustentável

    Genética, Informação | 20 de Janeiro de 2022
    Foto: Canal Rural
    O Giro do Boi de sexta, dia 14, levou ao ar o primeiro episódio da nova série especial Embrapa em Ação. Desta vez, as gravações ocorreram na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, na Campanha gaúcha, no coração do Pampa.

    Conforme destacou o chefe geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, as riquezas nat...
  • ANC: Registro cresce 13% e confirma expansão da pecuária

    Genética, Informação | 20 de Janeiro de 2022
    Foto: Associação Nacional de Criadores
    Alinhados com a expansão e a valorização da pecuária na economia brasileira, os registros de animais de raça aumentaram 13% em 2021. O crescimento resulta do cadastro de 72.667 exemplares ao longo do ano passado frente aos 64.271 animais de 2020, ano que também apresentou alta. Os dados constam do banco da Associa...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais