Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 28/03/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

ASBIA estreita comunicação com governo para promover desenvolvimento da pecuária bovina nacional

Informação | 06 de Dezembro de 2021

Sipeagro e LPCO foram principais assuntos de reuniões entre a associação e Mapa; setor da inseminação artificial registrou forte crescimento em 2021

Encontros entre associações do setor de inseminação artificial (IA) bovina e autoridades governamentais podem sinalizar novos projetos e benefícios para produtores rurais brasileiros.

Nesta semana, a Associação Brasileira da Inseminação Artificial (ASBIA) reuniu-se com representantes da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e outros órgãos ligados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no intuito de estreitar a relação entre as entidades e viabilizar ações que atendam às necessidades dos setores de melhoramento genético e agropecuária.

A ASBIA foi representada pelo seu gerente executivo, Cristiano Botelho. Entre as autoridades presentes no encontro, destacam-se o secretário executivo do Mapa, Marcos Montes Cordeiro; o secretário adjunto da SDA, Márcio Rezende; o diretor do Departamento de Saúde Animal da SDA, Geraldo Moraes; o diretor do Departamento de Serviços Técnicos (DTEC), José Luís Ravagnani; o coordenador de Assuntos Especiais, Jamil Gomes de Souza, e o coordenador do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional, Fábio Florêncio Fernandes.

De acordo com Cristiano, as duas demandas principais que foram tratadas em Brasília foram relativas ao Sipeagro (Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários) e ao LPCO (Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos). "O intuito é encontrar uma estratégia em conjunto com o Mapa para facilitar o registro dos touros que estão em coleta nas centrais de genética, bem como agilizar os processos de importação de genética", comenta o gerente.

Cristiano explica, ainda, que a ASBIA está engajada na missão de sensibilizar o Ministério da Economia para a importância dos investimentos em genética para contribuir não só para o desenvolvimento da pecuária nacional, mas de todo o setor econômico.

"Existe uma dificuldade logística em realizar todos os registros de touros que precisamos, mas essa é uma ação essencial para promover o crescimento da IA no Brasil. Qualquer investimento em genética é positivo, já que ela é o único insumo de efeito permanente que o produtor pode adquirir para a sua fazenda. Animais geneticamente melhores possibilitam a produção de mais carne e leite, sem necessidade de aumentar a área, em menor tempo e com menos recursos. Isso favorece toda a cadeia produtiva, do pequeno ao grande produtor, passando pelas autoridades e pelos consumidores finais", completa.

Após um ano marcado pelo crescimento impressionante do setor de genética, o gerente ressalta as previsões positivas para 2022. "Nos primeiros nove meses de 2021, as exportações de genética brasileira aumentaram 84%. A inseminação artificial está presente em 77,6% dos municípios nacionais, e a coleta de doses cresceu 70%. É um crescimento que tem tudo para acelerar mas, para isso, precisamos do apoio do governo para continuar contribuindo para o desenvolvimento da agropecuária nacional e para a missão de alimentar o mundo", finaliza.

Fonte: ASBIA

Maisnotícias

  • Arco presta contas e reúne associações de raças de ovinos de todo país

    Informação | 27 de Março de 2024
    Foto: Arco
    Encontro com associações estaduais e promocionais de raças foi realizado no começo da semana, em Porto Alegre (RS)

    A terça-feira, 25 de março, foi dedicada pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) a reuniões com representantes estaduais e associações promotoras de raças de todo o país. O encon...
  • Austrália: Novos EBVs de pesquisa da Angus para força de cisalhamento e marmoreio MSA

    Informação | 26 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Dois novos valores genéticos de pesquisa (RBVs) estão disponíveis para avaliação de gado Angus, ambos para características de qualidade alimentar – MSA Marmoreio e medição de maciez por força de cisalhamento.
    Research Breeding Values (RBVs) são EBVs em desenvolvimento. Eles podem ser utilizados da mesma mane...
  • EUA: Senado vota pela proibição da carne bovina do Paraguai

    Carne, Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Beef Magazine
    O projeto agora segue para apreciação da Câmara.
    Numa rara demonstração de consenso bipartidário, o Senado aprovou facilmente uma resolução na quinta-feira para anular a regra do USDA que permite as importações de carne in natura paraguaia. A resolução agora segue para a Câmara para apreciação.
    Em novemb...
  • Brasil recebe em 2025 nono congresso mundial da raça Braford

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Evento ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), de 28 de abril a 4 de maio do ano que vem
    A 9ª edição do Congresso Mundial Braford ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, (RS) entre os dias 28 de abril e 4 de maio de 2025. O anúncio da data oficial ocorreu durante a Asse...
  • Conexão Delta G: Recuperação da pecuária anima negócios para a Temporada de Outono

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Segundo dirigente da Conexão Delta G, novo ciclo de alta trará demanda por animais de genética diferenciada
    Depois de um ano de 2023 com baixas nos preços, a temporada de outono da pecuária, tradicional período de vendas de terneiros, deve ser de otimismo em 2024. A avaliação é do diretor da Conexão Delta G, E...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais