Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 29/03/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

RS elabora regulamento para a Carne Premium Gaúcha

Carne, Informação | 09 de Janeiro de 2022

RS elabora regulamento para a Carne Premium Gaúcha

Foto: Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia

Em iniciativa inédita no setor, Rio Grande do Sul elabora regulamento para o reconhecimento da Carne Premium Gaúcha

Foi publicado nesta terça-feira, 4, o Regulamento do Reconhecimento da Carne Premium Gaúcha, articulado pelo programa Produtos Premium, que é coordenado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT/RS) em conjunto com secretarias da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), de Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMAI), de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). A iniciativa visa a distinguir e valorizar a qualidade de carnes bovinas produzidas no Rio Grande do Sul, diferenciando os produtos e dando destaque nacional e internacional ao setor gaúcho da carne bovina.

Com este regulamento, o Estado chancela a qualidade dos produtos produzidos, bem como a agregação de valor no produto através do atendimento dos critérios, construídos tendo por base os princípios norteadores usados na construção do Reconhecimento. Desta forma, o consumidor é informado visualmente que este produto busca os diferenciais nos quais o regulamento se baseou.

Com tamanha abrangência e a chancela do Estado, esta é uma iniciativa inédita no setor.

Sobre o regulamento

Podem solicitar, através do e-mail carne-premium@sict.rs.gov.br, adesão ao reconhecimento, produtores associados a uma cooperativa ou associação de produtores, cooperativas ou associações de produtores, indústrias e varejos de carne, que produzam produtos de carne bovina in natura, por meio do preenchimento e envio dos documentos que constam nos anexos ao regulamento. O reconhecimento é dado por produto. A solicitação de produtores deve ocorrer através de uma cooperativa ou associação. O reconhecimento é exclusivo para produtos produzidos no Estado, em todas as suas etapas, exceto na comercialização.

Entre os pontos avaliados, estão critérios ambientais, de produção, controle de rastreabilidade e origem, raça, bem-estar animal e controle sanitário.

A marca distintiva do reconhecimento foi confeccionada pela Assessoria de Comunicação da SICT e o Manual de uso está em confecção por parte da secretaria, e será disponibilizado em breve no site da SICT.

Este reconhecimento foi construído tendo por base os seguintes pilares:

- Bem-estar animal
- Sustentabilidade ambiental
- Segurança do Alimento
- Rastreabilidade e Transparência
- Respeito da Cultura Gaúcha
- Predominância das raças taurinas de corte
- Eficiência do Sistema Produtivo por meio da tecnologia.

A trajetória do reconhecimento ao regulamento da carne premium gaúcha

Os primeiros passos para a construção do Reconhecimento da Carne Premium Gaúcha iniciaram-se ainda em 2019, com a aproximação entre a equipe do Programa Produtos Premium/RS e as associações de produtores APROPAMPA (Associação de Produtores de Carne do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional), APROCCIMA (Associação de Produtores dos Campos de Cima da Serra) e com a Embrapa Pecuária Sul. À época, já era visível a necessidade de um trabalho voltado ao setor, para incentivar e reconhecer a agregação de valor na carne gaúcha.

Em 2020, ocorreu a instituição do Programa Produtos Premium, com o objetivo de “estimular, apoiar e valorizar a estratégia de agregação de valor aos produtos como uma alternativa de diferenciação, incentivando a incorporação de inovação e conhecimento nas cadeias produtivas tradicionais do Estado”, como afirma o decreto que institui o programa. Junto a isso, ficou definido um Comitê Gestor estruturante do programa, coordenado pela secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), composto pelas secretarias da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), de Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMAI), de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

Dentre as atribuições deste Comitê, está a de definir Grupos de Trabalho para a construção de reconhecimentos setoriais. Assim, no final de 2020, o setor da carne foi definido como o primeiro a ser trabalhado, tendo como um dos motivos o aspecto ambiental, dada a prática pecuária sustentável nos biomas gaúchos.

A composição atual do Grupo de Trabalho do Reconhecimento da Carne Premium foi publicada na Portaria SICT N° 28/2021, de 16 de agosto de 2021. Ele envolve representantes das secretarias que compõem o Comitê Gestor, a Embrapa, universidades como a UFSM e representantes dos produtores, como a APROCCIMA, a APROPAMPA e Estâncias Gaúchas.

No início de 2021, a Embrapa Pecuária Sul construiu uma Nota Técnica, elaborada por vários profissionais da unidade, especialistas em diversos temas do setor. Este documento foi debatido no GT, passando por modificações, até gerar o Regulamento do Reconhecimento da Carne Premium Gaúcha, aprovado pelo Comitê Gestor em 24 de novembro de 2021, e publicado em 04 de janeiro de 2022.

Confira aqui o regulamento:

 Regulamento Carne Premium Gaúcha (.pdf 169,09 KBytes)

Confira aqui os anexos para solicitar o reconhecimento:

 Anexo I (.docx 61,12 KBytes)
 Anexo II (.docx 58,04 KBytes)
 Anexo III (.docx 44,65 KBytes)

Fonte: Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia

Maisnotícias

  • Arco presta contas e reúne associações de raças de ovinos de todo país

    Informação | 27 de Março de 2024
    Foto: Arco
    Encontro com associações estaduais e promocionais de raças foi realizado no começo da semana, em Porto Alegre (RS)

    A terça-feira, 25 de março, foi dedicada pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) a reuniões com representantes estaduais e associações promotoras de raças de todo o país. O encon...
  • Austrália: Novos EBVs de pesquisa da Angus para força de cisalhamento e marmoreio MSA

    Informação | 26 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Dois novos valores genéticos de pesquisa (RBVs) estão disponíveis para avaliação de gado Angus, ambos para características de qualidade alimentar – MSA Marmoreio e medição de maciez por força de cisalhamento.
    Research Breeding Values (RBVs) são EBVs em desenvolvimento. Eles podem ser utilizados da mesma mane...
  • EUA: Senado vota pela proibição da carne bovina do Paraguai

    Carne, Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Beef Magazine
    O projeto agora segue para apreciação da Câmara.
    Numa rara demonstração de consenso bipartidário, o Senado aprovou facilmente uma resolução na quinta-feira para anular a regra do USDA que permite as importações de carne in natura paraguaia. A resolução agora segue para a Câmara para apreciação.
    Em novemb...
  • Brasil recebe em 2025 nono congresso mundial da raça Braford

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Evento ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), de 28 de abril a 4 de maio do ano que vem
    A 9ª edição do Congresso Mundial Braford ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, (RS) entre os dias 28 de abril e 4 de maio de 2025. O anúncio da data oficial ocorreu durante a Asse...
  • Conexão Delta G: Recuperação da pecuária anima negócios para a Temporada de Outono

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Segundo dirigente da Conexão Delta G, novo ciclo de alta trará demanda por animais de genética diferenciada
    Depois de um ano de 2023 com baixas nos preços, a temporada de outono da pecuária, tradicional período de vendas de terneiros, deve ser de otimismo em 2024. A avaliação é do diretor da Conexão Delta G, E...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais