Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 25/01/2022

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Segurança e Saúde do Trabalho no eSocial é destaque em live do Desenvolve Pecuária

Informação | 12 de Janeiro de 2022

Prosa de Pecuária eSocial

Foto: Instituto Desenvolve Pecuária

Especialista chamou a atenção para a importância do registro de informações no sistema informatizado instituído pelo governo federal

A temporada 2022 do "Prosa de Pecuária", evento virtual realizado mensalmente pelo Instituto Desenvolve Pecuária em seu canal no YouTube, teve início nesta terça-feira, 11 de janeiro, debatendo o tema "Segurança e Saúde do Trabalho no eSocial, e Agora? Desafios, Avanços e Riscos". O engenheiro de Segurança no Trabalho, Rogério Balbinot, coordenador do Grupo de SST de empresas piloto no eSocial, foi o palestrante.

O eSocial é um projeto do governo federal, instituído pelo Decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014. Conforme Balbinot, trata-se de um sistema informatizado que estabelece a forma como passam a ser registradas as questões trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra onerosa, com ou sem vínculo empregatício, e de produção rural. Tais informações ficam armazenadas em um Ambiente Nacional Virtual, a fim de possibilitar aos órgãos participantes do projeto a sua utilização para fins trabalhistas, previdenciários, fiscais e para a apuração de tributos e da contribuição para o FGTS.

O especialista enfatizou que não se trata de uma nova obrigação tributária acessória, mas uma nova forma de cumprir as obrigações já existentes. Com isso, o eSocial não altera as legislações específicas de cada área, mas apenas cria uma forma única e mais simplificada de atendê-las. “Neste momento, está entrando a parte previdenciária e dentro de uns três anos deve ser a parte da relação trabalhista”, destacou.

De acordo com Balbinot, é muito importante que as empresas façam esses registros no eSocial e que os levantamentos em relação às legislações trabalhista e previdenciária sejam feitos separados. “As pessoas não estão acostumadas a operar um software de Gestão dos Riscos Ocupacionais, mas é fundamental pensar na área de segurança. A obrigatoriedade dessas informações sempre existiu, mas agora ficarão mais em evidência”, observou.

Balbinot disse que sabe das dificuldades, principalmente no campo, para se adequar a esta nova ferramenta e sugeriu, por exemplo, para o pequeno produtor rural que registra trabalhadores, que tenha um prestador de serviço com um software para fazer essa gestão, apesar de que o governo federal vai disponibilizar a parte do eSocial simplificado para envio manual dos dados. "Todo trabalhador tem direito ao Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), um documento que registra o seu histórico na empresa e lhe dá condições para habilitação de benefícios e serviços previdenciários", finalizou.

Acesse aqui o vídeo da live.

Fonte: Instituto Desenvolve Pecuária

Maisnotícias

  • Gente Brangus: Evanil Pires, da ST Repro

    Genética, Informação | 21 de Janeiro de 2022
    Está disponível o quarto episódio do “Gente Brangus”!

    O convidado deste episódio é o Evanil Pires, da ST Repro, que nos conta como iniciou o seu trabalho com a raça Brangus. Confira o depoimento dele.

    GENTE BRANGUS

    Trata-se de um espaço criado para que personalidades da raça, como criadores, técnicos, peões, r...
  • Fala Angus #78 - Edio Sander, Presidente CooperAliança

    Carne, Informação, Mercado | 21 de Janeiro de 2022
    Foto: Radio Sul.net
    Neste #FALAANGUS, o Sr. Edio Sander, presidente da CooperAliança, irá contar a história da cooperativa, que se destaca como exemplo de cooperativismo no país, seu número de associados, áreas de atuação, e como veio a ideia de ter uma indústria própria. Assim como, a parceria com a Angus e a importância para a ...
  • Sabor favorável: criadores de Red Angus adicionam potencial de marmoreio

    Informação | 21 de Janeiro de 2022
    Foto: Divulgação/Assessoria
    por Tom Brink, CEO, Red Angus Association of America 

    Os criadores de Red Angus continuam aumentando o potencial de marmoreio, o que demonstra o quanto estão atentos aos sinais emanados dos mercados de carne bovina e de gado. O marmoreio é uma característica economicamente relevante. As classificações das indústr...
  • Embrapa em Ação mostra potencial do Pampa para produzir alimentos de forma sustentável

    Genética, Informação | 20 de Janeiro de 2022
    Foto: Canal Rural
    O Giro do Boi de sexta, dia 14, levou ao ar o primeiro episódio da nova série especial Embrapa em Ação. Desta vez, as gravações ocorreram na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, na Campanha gaúcha, no coração do Pampa.

    Conforme destacou o chefe geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, as riquezas nat...
  • ANC: Registro cresce 13% e confirma expansão da pecuária

    Genética, Informação | 20 de Janeiro de 2022
    Foto: Associação Nacional de Criadores
    Alinhados com a expansão e a valorização da pecuária na economia brasileira, os registros de animais de raça aumentaram 13% em 2021. O crescimento resulta do cadastro de 72.667 exemplares ao longo do ano passado frente aos 64.271 animais de 2020, ano que também apresentou alta. Os dados constam do banco da Associa...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais