Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 28/03/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

ABS: Pecuaristas comemoram aumento de taxa de concepção com ajuda dos adesivos para detecção de cio

Genética, Informação | 23 de Maio de 2022

ABS: Pecuaristas comemoram aumento de taxa de concepção com ajuda dos adesivos para detecção de cio

Foto: Assessoria de Imprensa ABS

Tecnologias são aliadas no trabalho de melhoramento genético

O sucesso da inseminação artificial demanda a seleção de uma boa genética com a utilização de técnicas adequadas. Com um leque diversificado de soluções, os pecuaristas ainda contam com ferramentas de auxílio para potencializar o melhoramento do plantel. Dentre essas ferramentas estão os adesivos de detecção de cio, que são um dos passos para se conseguir bons resultados reprodutivos.

Nilson Gusmão é proprietário da Fazenda Rio Caetano em Aurora do Pará (PA). Atualmente, a propriedade trabalha com gado de corte, especializado em cria, com um rebanho de aproximadamente 4,7 mil animais.

Na fazenda, o melhoramento se dá com o uso da genética sexada da ABS, o Sexcel Nelore, e também do sêmen convencional. Para facilitar esse processo, há cerca de três anos, detectam o cio com a ajuda do adesivo Boviflag. No caso dos animais que não expressam cio, são utilizados análogos de GnRH.

Dessa forma, o produtor sempre sabe quando é o momento certo para inseminar e otimiza o processo, evitando desperdício de material genético e prejuízos.

“Os adesivos permitiram a utilização do Sexcel Nelore em um primeiro momento, sempre com bons resultados”, explicou Nilson. Ainda conforme o proprietário, a fazenda se prepara para usar também o Smart AI Tags, a mais nova tecnologia disponibilizada pela ABS.

Na Fazenda Várzea Alegre, localizada em Ipixuna do Pará (PA), a estratégia utilizada é semelhante. Segundo o proprietário, Bruno Machado, o Boviflag também é usado para a detecção de cio e análogos de GnRH para os animais que não expressam cio. Atualmente, o rebanho conta com cerca de 2,7 mil animais, também de cria para corte. A genética na Várzea Alegre se pauta na utilização do Sexcel e o sêmen convencional, além de embriões ABS.

Smart AI Tags.

O Smart AI Tags vem com a proposta de se adequar ao clima tropical brasileiro, quente e úmido. O adesivo foi projetado especialmente com forte adesão strong-bind, o que significa que o Smart permanecerá no local aplicado muito tempo depois do calor do cio ter passado, além disso, não rasga e nem enrosca nos cantos.

“O adesivo funciona auxiliando na detecção de cio dos animais com altíssima precisão. Mediante as fêmeas em cio aceitarem a monta, o adesivo vai ficando raspado. Através do adesivo, conseguimos predizer a qualidade do cio, verificando se o adesivo foi mais ou menos ‘raspado’”, explicou o médico veterinário Álvaro Borba Neto, da Nutrigen, empresa que presta assessoria em reprodução bovina em Paragominas, Pará.

Na rotina da Nutrigen os adesivos são utilizados em gado de corte – especialmente, nos animais que foram selecionados para uso da genética sexada da ABS, o Sexcel Nelore. Desta forma, utilizam em vacas, primíparas e novilhas. Álvaro avalia que é possível potencializar os resultados do Sexcel através do adesivo.

“O resultado final é uma melhora nos resultados de prenhez, já que monitoramos a qualidade da expressão de cio. Os animais que estiverem com baixa resposta aos protocolos de sincronização são prontamente identificados, podendo usar algumas drogas para melhorar os resultados, como o GnRH. No gado de leite o produtor já pode inseminar com bastante precisão o cio de retorno, após a IATF, e permite ter resultados otimizados do Sexcel.”

Diferenças entre adesivos. O adesivo Boviflag é colado próximo à base da cauda da vaca. Quando a fêmea que estiver no cio for montada, o adesivo muda de cor. Assim, a orientação é que, diariamente, o Boviflag seja observado durante a rotina da fazenda.

Já o Smart AI Tags, que também é aplicado no animal, pode ser lido no escuro com uma luz ultravioleta para gado de corte, ou através de uma luz negra UV, instalada na sala de ordenha. Ele é 100% preciso na detecção do cio e o gado deve ser monitorado continuamente durante os ciclos de cio.

“O Smart AI Tags nos dá uma maior clareza da qualidade do cio da fêmea, ficando mais evidente o melhor momento para a inseminação. O AI Tags também tem maior facilidade de fazer as avaliações à noite. Na nossa rotina, por outro lado, o Boviflag tem uma maior facilidade operacional”, explicou Álvaro, destacando que cada produtor pode optar por um dos dois adesivos conforme a necessidade específica da sua propriedade.

Fonte: ABS

Maisnotícias

  • Arco presta contas e reúne associações de raças de ovinos de todo país

    Informação | 27 de Março de 2024
    Foto: Arco
    Encontro com associações estaduais e promocionais de raças foi realizado no começo da semana, em Porto Alegre (RS)

    A terça-feira, 25 de março, foi dedicada pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) a reuniões com representantes estaduais e associações promotoras de raças de todo o país. O encon...
  • Austrália: Novos EBVs de pesquisa da Angus para força de cisalhamento e marmoreio MSA

    Informação | 26 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Dois novos valores genéticos de pesquisa (RBVs) estão disponíveis para avaliação de gado Angus, ambos para características de qualidade alimentar – MSA Marmoreio e medição de maciez por força de cisalhamento.
    Research Breeding Values (RBVs) são EBVs em desenvolvimento. Eles podem ser utilizados da mesma mane...
  • EUA: Senado vota pela proibição da carne bovina do Paraguai

    Carne, Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Beef Magazine
    O projeto agora segue para apreciação da Câmara.
    Numa rara demonstração de consenso bipartidário, o Senado aprovou facilmente uma resolução na quinta-feira para anular a regra do USDA que permite as importações de carne in natura paraguaia. A resolução agora segue para a Câmara para apreciação.
    Em novemb...
  • Brasil recebe em 2025 nono congresso mundial da raça Braford

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Evento ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), de 28 de abril a 4 de maio do ano que vem
    A 9ª edição do Congresso Mundial Braford ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, (RS) entre os dias 28 de abril e 4 de maio de 2025. O anúncio da data oficial ocorreu durante a Asse...
  • Conexão Delta G: Recuperação da pecuária anima negócios para a Temporada de Outono

    Informação | 25 de Março de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Segundo dirigente da Conexão Delta G, novo ciclo de alta trará demanda por animais de genética diferenciada
    Depois de um ano de 2023 com baixas nos preços, a temporada de outono da pecuária, tradicional período de vendas de terneiros, deve ser de otimismo em 2024. A avaliação é do diretor da Conexão Delta G, E...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais