Últimasnotícias

ANC promove 1º Fórum Promebo na Prática em junho

Genética, Informação | 25 de Maio de 2022

A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) realizará, no mês de junho, o 1º Fórum Promebo na Prática. O evento, que ocorrerá na Associação Rural de Pelotas (RS), deve atrair criadores, inspetores técnicos e demais interessados em discutir e em colocar em prática informações atualizadas do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo). O evento será no dia 28 de junho a partir das 8h30min e terá transmissão pela plataforma Zoom. A manhã será destinada a parte teórica e a tarde será voltada a prática. As inscrições são limitadas e devem ser feitas até o dia 26 de junho pelo link tinyurl.com/forumpromebo.

Uma das novidades que o Conselho Deliberativo Técnico da ANC prepara para o evento é uma grande análise conjunta de animais de diferentes raças com base na sua avaliação genética e em seu fenótipo. “Será uma oportunidade única de os participantes analisarem na prática os exemplares, comparando sua régua de desempenho e o seu fenótipo ao mesmo tempo”, explica Flávio Montenegro Alves, presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ANC. A ideia é que os participantes entendam a importância de se levar em consideração os dados dos animais na hora da seleção. “Não quer dizer que se um exemplar tem um excelente fenótipo, terá bons dados, e vice-versa. Por isso, a avaliação genética e fenotípica precisam sempre andar juntas”, frisa.

A programação, que contará com palestra do Chefe Geral da Embrapa Pecuária Sul e consultor de genética do Promebo, Fernando Cardoso, e de Leandro Lunardini Cardoso, zootecnista e proprietário da Meat Science Consultoria, é parte das ações implementadas pela nova diretoria da ANC, empossada em novembro de 2021. Segundo o novo presidente Joaquin Villegas, o fomento ao Promebo é foco e difundir seu uso é um compromisso da ANC. “Melhorar os rebanhos pensando em carne de qualidade é algo que exige informação. O Promebo existe para reunir todos os dados que o criador precisa para criar o melhor gado possível. Nossa missão é facilitar o acesso a esses dados e sua interpretação”.

O Fórum ainda será palco do lançamento dos Sumários de Touros e Ventres, que será acompanhado de um happy hour com assado na parrilla a partir das 19h na sede da ANC, no centro de Pelotas. A programação técnica deve ser divulgada em breve na íntegra.

Investimento

Os associados da ANC e inspetores técnicos serão isentos de pagar a taxa de inscrição. Para os demais interessados a taxa é de R$ 100,00 para participação presencial ou on-line. Vagas presenciais limitadas a 100 inscritos.

Fonte: ANC

ANC promove 1º Fórum Promebo na Prática em junho

Foto: Associação Nacional de Criadores