Foto: Divulgação/Assessoria
Este evento tem duração de dois dias, onde no primeiro dia realiza-se o Dia de Campo e no segundo dia o Seminário.
A realização do Dia de Campo tem como finalidade apresentar aos participantes do fórum algumas propriedades consideradas modelo na produção de bovinos de corte na região. A condução do Dia de Campo ficará a cargo do Consultor da Farsul José Fernando Piva Lobato que juntamente com os proprietários / gerentes das fazendas a apresentarão os sistemas de produção e o manejo adotado pelas mesmas, salientando todas as fases que foram percorridas até se tornarem exemplo.
No segundo dia, serão ministradas 5 palestras com temas considerados relevantes para a produção pecuária e de acordo com a realidade de cada região onde está acontecendo o evento, após cada turno de palestras é realizado um debate entre os palestrantes com interação com o público.
OBJETIVO
Demonstrar aos pecuaristas que os novilhos de corte do Rio Grande do Sul, devem ser produzidos para atender as inúmeras plantas frigoríficas que abastecem o mercado interno e externo, este regulador de preços, de oportunidades e com divisas comerciais.
Urge a redução da idade de abate para, como componente de um sistema pecuário, aumentar a taxa de desfrute de 21%-22% para 28%, visando a melhoria da qualidade do produto, aumento do número de vacas ou melhoria nutricional das já existente, devido a sobra de espaço nos campos, e por último, atender os reais mercados compradores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Acelerar a recria e o engorde;
- Reduzir a idade de abate, aumentar a qualidade do produto e a taxa de desfrute;
- Permitir maior número de vacas em produção, e/ou melhor alimentar as existentes;
- Valorizar a carne produzida no Rio Grande do Sul, especialmente a produzida a pasto;
- Mostrar aos pecuaristas os reais mercados compradores:
- Criar marcas de carne que identifiquem a sua origem, e constituição com base nos sistemas pastoris do Rio Grande do Sul.