Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 07/12/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

Entre milhares de touros, lá está o seu

Leilões | 12 de Setembro de 2013

Remates 2013

Foto: Divulgação/Assessoria

Por Fernando Furtado Velloso

Na temporada de primavera gaúcha deverão ser ofertados mais de 5 mil touros, sendo a grande maioria das raças Angus e Braford. O número nos estimula e até nos anima, pois no meio desta tourada não deve ser tão difícil encontrar o reprodutor que atenda as necessidades de seu rebanho.

Pois bem, observe que um bom reprodutor deve lhe atender satisfatoriamente em duas áreas bem distintas:
a) na produção de matrizes de reposição para seu gado e
b) na produção de terneiros ou novilhos para ofertar no mercado.

Pode parecer simples, mas note que são características em algumas vezes antagônicas: para que seu rebanho de cria seja eficiente a genética não deve ser de animais muito grandes e exigentes, pois maior tamanho adulto leva a menor eficiência reprodutiva em condições de campo e maiores problemas de parto (distocia). As fêmeas além de moderadas em tamanho devem ser boas mães (boa produção leiteira) e normalmente esta característica está correlacionada negativamente com animais bem musculosos (os touros mais bonitos). Do lado oposto, terneiros e novilhos pesados são produtos de touros maiores e com alto potencial para ganho de peso.

Mas, existem touros que atendem satisfatoriamente estas duas condições simultaneamente? Sim, existem touros equilibrados em ambas as áreas e touros extremos que somente servem para uma coisa ou outra (formação de rebanhos de cria ou cruzamento terminal). Atualmente dispomos de diversas informações técnicas que nos ajudam a indentificar estes animais e assim escolher com mais precisão o reprodutor que contribuirá com nosso rebanho. Volto ao meu assunto recorrente de DEPs, touros Dupla Marca, Sumários de Touros, seleção objetiva, etc.

Lembre que a escolha do touro define a genética de 50% de nosso rebanho e que assim é um tema que merece atenção, tempo e investimento. O acerto pode contribuir com um grande salto em produtividade em sua pecuária, mas um erro pode lhe custar muito e por muitos anos. Se um bom touro custa 4 novilhos ou 10 terneiros já temos uma base para definir os nossos investimentos na reposição de touros e que seja por um bom touro. Entre milhares de touros desta temporada lá está o seu!

Publicado no Jornal Folha do Sul, Caderno Campo (12 Set 2013)

Maisartigos

  • O futuro da exportação de gado em pé no Uruuguai

    Informação | 28 de Novembro de 2024
    Foto: Tardaguila Agromercados
    El triunfo de Yamandú Orsi en el ballotage de este domingo y el retorno del Frente Amplio (FA) al gobierno es visto por algunos agentes del mercado ganadero, en lo previo, con cierto grado de “incertidumbre” sobre el futuro de un negocio que ha sido muy relevante para la ganadería uruguaya: la exportación de anima...
  • Tendências em genética e o comércio de touros

    Genética | 15 de Novembro de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Os avanços e tendências em genética de bovinos nos mostram quanta tecnologia está sendo incorporada num touro. O comércio de reprodutores nos sinaliza um desencontro entre esse produto moderno e de uma grande parcela do que vai cobrir vacas no campo.

    Em recente notícia sobre tendências em genética na Austrália, n...
  • Austrália: 6 principais tendências em genética bovina para 2024

    Informação | 30 de Outubro de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Três tendências principais surgiram como pontos focais genéticos significativos para a indústria de carne bovina australiana em 2024: sustentabilidade, eficiência de custos e novas tecnologias inovadoras.
    Essas áreas foram amplamente discutidas em eventos nacionais como o Beef 2024 de Rockhampton e dias de campo l...
  • TOP 50 Taurinos 2024

    Genética, Mercado | 23 de Outubro de 2024
    Foto: Portal DBO
    O Especial de Genética e Reprodução traz, pela primeira vez em sua história, o TOP 50 – Maiores Vendedores de Reprodutores Taurinos do Brasil, um levantamento extremamente relevante, iniciado, em 2016, pela Revista AG, que deixou de circular no início deste ano. DBO decidiu dar continuidade ao ranking, em parceria...
  • Taurinos em Centrais: que show da Xuxa é esse?

    Informação | 15 de Outubro de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Pelo ofício do meu trabalho, passo os dias pensando nos touros de raças europeias ou taurinas como chamamos também. Nestes 25 anos de trabalho com reprodutores e genética, já vi uma dança das cadeiras bem bonita. Teve raça que ficou sem cadeira, teve raça que ocupou várias (suficiente pra uma arquibancada), ...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais