Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 10/07/2025

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

Carrego muitos setembros nos peçuelos da memória

Informação | 19 de Setembro de 2013

20 de Setembro

Foto: Divulgação/Assessoria

Por Fernando Furtado Velloso
Apesar de novo, carrego muitos setembros nos peçuelos da memória (como diz a música). Meu primeiro 20 de setembro oficial foi em 1985 e, na ocasião, desfilei no grupo da gurizada e dos petiços em Livramento (Movimento Nativo Upamoroti). Na época, esse assunto de gauchadas era bem coisa dita de “grosso”, especialmente para o pessoal da nossa capital. Mas com a naturalidade da criança e apoio da família eu cruzei a Andradas na contramão com orgulho e garbo de cavaleiro.

De lá pra cá (e se passaram mais de 25 anos), muito coisa mudou. A bombacha transita por todos os lados (até no brique da Redenção) e a pilcha tornou-se traje oficial no RS. Sejam dados muitos créditos ao Cavalo Crioulo e a ABCCC, que levaram a bota e a bombacha para todoo RS e, depois, para fora dele. De coisa de “bacudo” a bombacha virou quase moda para alguns mais urbanos, pelo menos na Expointer, Semana Farroupilha e Credenciadoras.

Transportando o assunto para a pecuária, sempre ouvi muitos críticos indicando que o gauchismo era uma das grandes causas de alguns atrasos no campo, alegando que o tradicionalismo era o responsável pelos baixos índices produtivos, pelas práticas inadequadas de manejo e no trato com os animais. Sempre lamentei muito em ouvir este tipo de distorção e também do tom pejorativo que muitos se referem ao “gauchinho”. Pois bem, ouvi e copio de um amigo que sempre repetia que “só há problema quando as bombachas saem das pernas e sobem para a cabeça”. Tradição e tecnologia, cultura e produtividade, pilchas e eficiência no campo podem viver em harmonia e já estão alinhadas em muitas propriedades de nosso Estado.

Aliar produção e carne de qualidade com história, cultura e valores do campo é um trunfo do RS. É um diferencial competitivo e será cada vez mais. Os que criticam gratuitamente as nossas tradições e formação cultural por certo não têm o DNA do campo. Encerro por aqui e me despeço. Já é passada a hora de imalar arreios pra quebrar mais um 20!

 

Maisartigos

  • Touros: é tempo para melhores catálogos

    Genética | 15 de Junho de 2025
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Em meu trabalho de mestrado (2022) foram analisados cerca de 60 leilões do Rio Grande do Sul, que ofertaram mais de 4.000 touros. O objetivo era avaliar a disponibilidade de informações nos catálogos e o nível tecnológico do produto touro. Entre as conclusões, ficou bem claro que muitos vendedores informam menos s...
  • Embrapa: Gado resistente ao calor com certificação genética no Semiárido

    Genética, Informação | 10 de Junho de 2025
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Um dos rebanhos mais adaptados às condições extremas do Semiárido brasileiro acaba de ser oficialmente reconhecido por sua pureza genética. Após quase dois anos de trabalho, a Embrapa Semiárido (PE) recebeu o registro de Pureza de Origem (PO) para seu rebanho da raça Sindi, concedido pela Associação Brasileira ...
  • Dia Mundial do Leite: confira os 7 principais desafios da produção

    Genética | 02 de Junho de 2025
    Foto: Premix
    No Dia Mundial do Leite, comemorado em 1º de junho, a pecuária leiteira brasileira se destaca pela sua amplitude territorial e diversidade de sistemas de produção, que variam de operações de baixa tecnificação a propriedades de alta performance.

    Essa heterogeneidade tecnológica, no entanto, define os desafios enf...
  • Oito públicos, oito linguagens. E um só agro a ser entendido

    Informação | 25 de Maio de 2025
    Foto: Imagens da Internet
    O agro brasileiro tem muitas histórias boas para contar. Histórias de tecnologia, sustentabilidade, sucessão familiar, protagonismo internacional e inovação. Mas essas histórias só têm impacto real quando chegam da forma certa às pessoas certas. Comunicar o agro não é apenas dizer que ele é importante. É faz...
  • O Braford brasileiro está suando e vencendo o desafio

    Genética | 15 de Maio de 2025
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Neste final de abril e início de maio ocorreu o 9º Congresso Mundial de Braford no Brasil, país dos mais importantes na criação da raça globalmente. Sobre este item vou retomar logo mais adiante no texto.

    Participei da etapa de visitas à campo, chamada Gira Braford. Fomos recebidos em fazendas de Itaqui, Uruguaiana...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais