Últimasnotícias

ASP é bicampeã nacional da PAC na raça Hereford

Genética | 16 de Maio de 2014

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e Embrapa, divulgaram no último abril (2014), os resultados da Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores da raça Hereford 2013-2014, apontando como campeão da prova na raça Hereford o tourinho puro controlado da Agropecuária São Pedro (www.agropecuariasaopedro.com.br), de Alegrete – RS, ASP C104 Pontaço SP5078, e ainda faz dobradinha e obtém o 2º lugar geral da prova com o tourinho ASP C056 Almirante SP3063.

 O C104, tem como pai o touro hereford (mocho) ASP 9049 Pontaço SP4064(segundo colocado geral e 1º na morfologia da PAC 2010-2011), consagrando e comprovando a força da genética ASP no desempenho a campo. Com apenas 17 meses, o reprodutor apresentou ganho médio diário 1.071kg dia (média da prova 0,813 kg/dia), sendo 1º colocado no peso final a pasto corrigido aos 550 dias com de 533,6 kg e também, como seu pai, em conformação carniceira e padrão racial na avaliação dos três jurados da prova.

 Também, motivo de muito orgulho para os proprietários da ASP, foram as palavras de um dos pioneiros em provas de avaliação de desempenho no Brasil, o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Dr. Joal Brazzale, que apontou aos mais de 50 convidados, presentes no dia de campo, o C104 como o melhor touro que já passou nas 10 edições da prova, que é considerada como a “Fórmula 1″ das provas de desempenho de bovinos no Brasil, onde, nessta edição, um total 24 reprodutores das maiores e mais respeitadas cabanhas de Hereford do país, competiram na mesma ambiência, ou seja, foram avaliados sob o mesmo manejo e condições ambientais nas instalações da Embrapa em Bagé, RS, e em condições o mais próximas possíveis da criação tradicional a campo no Brasil.

Já o segundo colocado, ASP C056 Almirante, filho do Reculuta L061(adquirido pela ASP da Reculuta Agropastoril e atualmente é top 2% de índice geral no PampaPlus/ABHB/EMBRAPA), aprsentou ganho médio Diário : 0.954kg dia e, com 18 meses um peso corrigido aos 550 dias de 490,1 kg. Sendo um touro muito equilibrado, sendo o seu destaque por apresentar bom desempenho em todas as caracteristicas avaliadas, ou seja um excelente pacote para melhoramento genético.

A Agropecuária São Pedro vem apresentando resultados expressivos nesta prova de desempenho a campo já que na edição 2011-2012 foi campeã com o touro ASP A021 Pontal SP4150 JJJ e na edição 2010-2011 com o touro ASP 9049.O estabelecimento participa desde a 1ª edição da Prova, em 2002-2003, por acreditar da importância dessa prova comparativa para medir o desempenho dos animais a campo, acrescido das avaliações de carcaça com ultrassom e das avaliações visuais.

Os dois reprodutores já estão em coleta na central Maya Genética, e em breve já estará disponibilizando semên para venda, diretamente na ASP. Para o II Leilão Reserva Especial, a ser realizado no dia 23/05, durante a ExpoNacional HB 2014, a ASP disponibilizará 1 pacote de 20 doses de cada touro em beneficio da ABHB.

Fonte: Agropecuária São Pedro  

 

Agropecuária São Pedro

Foto: Divulgação/Assessoria

ASP C104 Pontaço SP5078

Foto: Divulgação/Assessoria