Em sua 8ª edição, a Expogenética reuniu cerca de 800 exemplares das raças zebuínas, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Conhecida por ser a principal mostra zebuína de touros provados do mundo, a feira não possui julgamentos, apenas exposição de animais nos pavilhões.
A intenção da feira, desde a sua primeira edição, é apresentar e discutir o melhoramento genético das raças. Para participar da Expogenética, os animais devem ter registo genealógico nas categorias PO (Puro de Origem) ou LA (Livro Aberto), com idade a partir de oito meses na data do evento e sem idade limite.
Reprodutores e matrizes selecionadas para corte devem apresentar avaliações genéticas em seus respectivos programas, classificados entre os 20% superiores, prevalecendo para essa definição o índice adotado pelos principais programas de
melhoramento genético participantes ou serem portadores de Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP). Já para os animais selecionados para leite são exigidas avaliações genéticas positivas ou a média da avaliação dos pais positiva, sempre com origem em programas oficiais. “Aqui se concentram grandes selecionadores que buscam o melhoramento genético. Na Expogenética são apresentados apenas animais avaliados, com bons perfis para ser utilizados em gado comercial e também PO, que alia números e padrão racial”, explica o gerente de Corte Zebu da Alta, Rafael Oliveira.
Os sumários
Para promover maior interação entre criadores, pesquisadores e representantes dos programas de melhoramento genético, a Expogenética inovou, realizando o lançamento simultâneo dos sumários dos principais Programas de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) – corte.
ANCP
O sumário da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), considerado um dos principais indicadores para selecionadores que visam a melhorar a produtividade do plantel, apresentou avaliações de reprodutores das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã.
Na raça Nelore, REM Torixoréu (MGT 28.80) permanece na liderança pelo terceiro ano consecutivo, seguido de REM Sabiá (MGT 24.20) e Grafite da Bela (MGT 23.67), que inclusive superou o MGT de seu pai, confirmando o conceito básico do melhoramento, no qual as gerações futuras devem ser superiores à atual.
Estão também entre os TOP 10, REM Usp (MGT 22.33), Truck da Alô Brasil (MGT 21.34) e Lokhan de Naviraí (MGT 20.92).
GENEPLUS
O Sumário Geneplus trouxe a força da raça Nelore chancelada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Além dos touros provados, com vários filhos nascidos,o Geneplus avalia touros jovens, que ainda não possuem acurácia suficiente para sair no sumário. O objetivo é a identificação e a avaliação de nos rebanhos integrados ao Programa Geneplus da Embrapa. Dentre os touros avaliados, REM Vokolo é o líder, com o IQG impressionante de 5,59, sendo destaque para todas as características. REM Armador vem em segundo lugar, com IQG de 4,57, e também é TOP 0,1% para seis características economicamente importantes para qualquer sistema de produção.
Na classificação dos touros provados, os principais destaques da bateria Alta dentro do sumário são: REM Torixoréu, REM Usp, Mamuth e Ganges COL.
Fonte: Revista Pecuária em Alta (Out/Nov 2015), resumido pela Assessoria Agropecuária
Foto: Divulgação/Assessoria