Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 07/12/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

EXPOINTER 2018: é a hora do touro!

Genética, Informação | 27 de Agosto de 2018

EXPOINTER 2018: é a hora do touro!

Foto: Zero Hora

Med. Vet. Fernando Furtado Velloso
Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha

A Expointer está no nosso calendário mental como a hora de pensar no assunto “reprodutores”. É a hora do touro. Seja o touro para a monta natural ou via inseminação artificial, técnica que avança muito em função do necessário melhoramento genético e pela função da técnica em aumentar a eficiência reprodutiva dos rebanhos e também a rentabilidade da cria. Com bons touros e, especialmente, com a Inseminação Artificial a Tempo Fixo (IATF) é possível produzir mais e melhores terneiros, nascidos no cedo e com alto potencial para peso ao desmame. Essa informação não é nova. A parte melhor e mais recente desta história: é possível fazer tudo isso com a inseminação com custo por prenhez igual ou menor que na monta natural. Sabe aquela história que com o tempo um produto ou tecnologia vão ficando mais e mais acessíveis pelos ganhos em escala? Pois é, já aconteceu na genética de bovinos. Está à sua disposição. Considere utilizar ou ampliar o uso da IATF em sua propriedade e não se esqueça de usar critérios técnicos para a escolha do sêmen. Fotos bonitas e faixas de grandes campeões não são garantias de mais e melhores terneiros.

Inicia agora a dita temporada de primavera de leilões no RS. São esperados entre 4 a 5 mil touros em pista em diversos remates neste setembro e outubro. Apesar da turbulência econômica na Turquia é esperado que a exportação de bovinos continue, gerando valorização do terneiro e natural investimento dos produtores na cria. Estes terneiros somente serão produzidos de forma eficiente com bons touros. É a hora do touro. E de escolher criteriosamente seus novos touros. Lembre que o touro comprado nesta temporada 2018/2019 irá trabalhar até 2023, deixará 100 filhos até 2024 e suas filhas ficarão reproduzindo até 2032. Esta conta está certa? Seguramente. O touro comprado hoje terá influência no seu negócio em 2032. Debreia, não me faz barbeiragem. A escolha da semente para a lavoura ou pastagem é uma decisão que afeta uma safra. A escolha do touro impacta o seu negócio (bem ou mal) continuamente por muitos anos. É quase um casamento e o divórcio é no litigioso e com perdas patrimoniais importantes.

O touro não é mais só um bovino com 2 ou 3 anos bem pesado e bem bonito. Passou o tempo do “lindo, e gordo”. Avançamos muito na seleção e produção de reprodutores que possuem muita tecnologia embarcada: programas de seleção, avaliação genética, resistência genética ao carrapato, ultrassonografia de carcaça, genômica, etc. Tudo isso demanda muito trabalho, controles, disciplina e seriedade do fornecedor de reprodutores para atender as necessidades do pecuarista, frigorífico e do consumidor. Perceba a importância que o insumo touro/genética tem no seu negócio e na cadeia da carne. Antes de eleger o seu novo touro desta temporada identifique o vendedor que está alinhado com o seu sistema de produção. É a hora do touro. Mas é a hora do touro certo! Não economize tempo e esforço na tarefa de buscar bons touros para o seu rebanho. Me conta se deu certo em 2032. Te vejo na Expointer.

Fonte: Zero Hora

Maisartigos

  • O futuro da exportação de gado em pé no Uruuguai

    Informação | 28 de Novembro de 2024
    Foto: Tardaguila Agromercados
    El triunfo de Yamandú Orsi en el ballotage de este domingo y el retorno del Frente Amplio (FA) al gobierno es visto por algunos agentes del mercado ganadero, en lo previo, con cierto grado de “incertidumbre” sobre el futuro de un negocio que ha sido muy relevante para la ganadería uruguaya: la exportación de anima...
  • Tendências em genética e o comércio de touros

    Genética | 15 de Novembro de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Os avanços e tendências em genética de bovinos nos mostram quanta tecnologia está sendo incorporada num touro. O comércio de reprodutores nos sinaliza um desencontro entre esse produto moderno e de uma grande parcela do que vai cobrir vacas no campo.

    Em recente notícia sobre tendências em genética na Austrália, n...
  • Austrália: 6 principais tendências em genética bovina para 2024

    Informação | 30 de Outubro de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Três tendências principais surgiram como pontos focais genéticos significativos para a indústria de carne bovina australiana em 2024: sustentabilidade, eficiência de custos e novas tecnologias inovadoras.
    Essas áreas foram amplamente discutidas em eventos nacionais como o Beef 2024 de Rockhampton e dias de campo l...
  • TOP 50 Taurinos 2024

    Genética, Mercado | 23 de Outubro de 2024
    Foto: Portal DBO
    O Especial de Genética e Reprodução traz, pela primeira vez em sua história, o TOP 50 – Maiores Vendedores de Reprodutores Taurinos do Brasil, um levantamento extremamente relevante, iniciado, em 2016, pela Revista AG, que deixou de circular no início deste ano. DBO decidiu dar continuidade ao ranking, em parceria...
  • Taurinos em Centrais: que show da Xuxa é esse?

    Informação | 15 de Outubro de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Pelo ofício do meu trabalho, passo os dias pensando nos touros de raças europeias ou taurinas como chamamos também. Nestes 25 anos de trabalho com reprodutores e genética, já vi uma dança das cadeiras bem bonita. Teve raça que ficou sem cadeira, teve raça que ocupou várias (suficiente pra uma arquibancada), ...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais