As perguntas:
"As bezerras de vacas com facilidade de parto se transformarão em vacas com mais dificuldade de parto?" e
"Os bezerros de vacas de facilidade de parto terão maior mortalidade?"
foram propostas pela pesquisa do U.S. Meat Animal Research Center (USMARC) sobre vacas com facilidade de parto. O Dr. Gary Bennett, da USMARC, apresentou suas conclusões no Simpósio da Beef Improvement Federation (BIF) em Des Moines, Iowa, em 23 de junho.
Quase 900 animais de quatro raças (Angus, Charolais, Gelbvieh e Hereford) e três compostos (MARC I, II e III) foram estudados.
A preocupação com a dificuldade de parto de vacas que são filhas de vacas de facilidade de parto é legítima, devido à correlação negativa entre a facilidade de parto direta e a materna. A mortalidade mais alta de bezerros também é uma questão válida, visto que os bezerros tendem a ser menores e bezerros pequenos têm uma taxa de mortalidade mais alta.
O que o estudo descobriu, no entanto, foi que a seleção da facilidade de parto pode reduzir a duração do trabalho de parto e resultar em um bezerro mais vigoroso, independentemente do peso ao nascer.
“Os bezerros geneticamente menores podem não estar em desvantagem, ao contrário dos bezerros fenotipicamente menores”, diz Bennett.
A seleção na facilidade de parto apenas diminuiu a duração da gestação em cerca de dois dias no estudo USMARC. Bennett explica que a diferença esperada de progênie (DEP) para facilidade de parto, usando o tempo de gestação poderia diminuir a gestação abaixo da viabilidade ideal, mas não foi evidente durante este estudo.
Além disso, ao contrário das crenças anteriores, os pesquisadores do USMARC não identificaram que a dificuldade de parto reduziu a recria das novilhas neste estudo.
O estudo constatou que vacas da linha de seleção de facilidade de parto tinham pesos e tamanhos maduros significativamente menores e podem ter menores custos de manutenção por vaca. Novilhas com facilidade de parto tiveram melhor sobrevivência dos bezerros e foram mais propensas a recria e produzir um segundo bezerro quando comparadas ao grupo controle.
Existe uma vantagem aparente para um sistema de acasalamento de fêmeas com facilidade de parto com touros com facilidade de parto para o primeiro parto, comparativamente com as fêmeas do grupo controle acasaladas com touros de peso médio ao nascer.
Para obter mais informações sobre o Simpósio deste ano e a Beef Improvement Federation, incluindo apresentações adicionais e vencedores de prêmios, visite
BIFSymposium.
Fonte: Drovers, 29/12/2021, traduzido pela Assessoria Agropecuária