Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 07/12/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

Vacas com facilidade de parto - ótimo ou extremo?

Informação | 08 de Janeiro de 2022

Vacas com facilidade de parto - ótimo ou extremo? (Foto: Drovers)

Foto: Divulgação/Assessoria

As perguntas: 

"As bezerras de vacas com facilidade de parto se transformarão em vacas com mais dificuldade de parto?" e

"Os bezerros de vacas de facilidade de parto terão maior mortalidade?"


foram propostas pela pesquisa do U.S. Meat Animal Research Center (USMARC) sobre vacas com facilidade de parto. O Dr. Gary Bennett, da USMARC, apresentou suas conclusões no Simpósio da Beef Improvement Federation (BIF) em Des Moines, Iowa, em 23 de junho.  

Quase 900 animais de quatro raças (Angus, Charolais, Gelbvieh e Hereford) e três compostos (MARC I, II e III) foram estudados.

A preocupação com a dificuldade de parto de vacas que são filhas de vacas de facilidade de parto é legítima, devido à correlação negativa entre a facilidade de parto direta e a materna. A mortalidade mais alta de bezerros também é uma questão válida, visto que os bezerros tendem a ser menores e bezerros pequenos têm uma taxa de mortalidade mais alta. 

O que o estudo descobriu, no entanto, foi que a seleção da facilidade de parto pode reduzir a duração do trabalho de parto e resultar em um bezerro mais vigoroso, independentemente do peso ao nascer. 

“Os bezerros geneticamente menores podem não estar em desvantagem, ao contrário dos bezerros fenotipicamente menores”, diz Bennett. 

A seleção na facilidade de parto apenas diminuiu a duração da gestação em cerca de dois dias no estudo USMARC. Bennett explica que a diferença esperada de progênie (DEP) para facilidade de parto, usando o tempo de gestação poderia diminuir a gestação abaixo da viabilidade ideal, mas não foi evidente durante este estudo. 

Além disso, ao contrário das crenças anteriores, os pesquisadores do USMARC não identificaram que a dificuldade de parto reduziu a recria das novilhas neste estudo. 

O estudo constatou que vacas da linha de seleção de facilidade de parto tinham pesos e tamanhos maduros significativamente menores e podem ter menores custos de manutenção por vaca. Novilhas com facilidade de parto tiveram melhor sobrevivência dos bezerros e foram mais propensas a recria e produzir um segundo bezerro quando comparadas ao grupo controle. 

Existe uma vantagem aparente para um sistema de acasalamento de fêmeas com facilidade de parto com touros com facilidade de parto para o primeiro parto, comparativamente com as fêmeas do grupo controle acasaladas com touros de peso médio ao nascer. 

Para obter mais informações sobre o Simpósio deste ano e a Beef Improvement Federation, incluindo apresentações adicionais e vencedores de prêmios, visite BIFSymposium.

Fonte: Drovers, 29/12/2021, traduzido pela Assessoria Agropecuária 
 

Maisartigos

  • O futuro da exportação de gado em pé no Uruuguai

    Informação | 28 de Novembro de 2024
    Foto: Tardaguila Agromercados
    El triunfo de Yamandú Orsi en el ballotage de este domingo y el retorno del Frente Amplio (FA) al gobierno es visto por algunos agentes del mercado ganadero, en lo previo, con cierto grado de “incertidumbre” sobre el futuro de un negocio que ha sido muy relevante para la ganadería uruguaya: la exportación de anima...
  • Tendências em genética e o comércio de touros

    Genética | 15 de Novembro de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Os avanços e tendências em genética de bovinos nos mostram quanta tecnologia está sendo incorporada num touro. O comércio de reprodutores nos sinaliza um desencontro entre esse produto moderno e de uma grande parcela do que vai cobrir vacas no campo.

    Em recente notícia sobre tendências em genética na Austrália, n...
  • Austrália: 6 principais tendências em genética bovina para 2024

    Informação | 30 de Outubro de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Três tendências principais surgiram como pontos focais genéticos significativos para a indústria de carne bovina australiana em 2024: sustentabilidade, eficiência de custos e novas tecnologias inovadoras.
    Essas áreas foram amplamente discutidas em eventos nacionais como o Beef 2024 de Rockhampton e dias de campo l...
  • TOP 50 Taurinos 2024

    Genética, Mercado | 23 de Outubro de 2024
    Foto: Portal DBO
    O Especial de Genética e Reprodução traz, pela primeira vez em sua história, o TOP 50 – Maiores Vendedores de Reprodutores Taurinos do Brasil, um levantamento extremamente relevante, iniciado, em 2016, pela Revista AG, que deixou de circular no início deste ano. DBO decidiu dar continuidade ao ranking, em parceria...
  • Taurinos em Centrais: que show da Xuxa é esse?

    Informação | 15 de Outubro de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Pelo ofício do meu trabalho, passo os dias pensando nos touros de raças europeias ou taurinas como chamamos também. Nestes 25 anos de trabalho com reprodutores e genética, já vi uma dança das cadeiras bem bonita. Teve raça que ficou sem cadeira, teve raça que ocupou várias (suficiente pra uma arquibancada), ...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais