Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 10/07/2025

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

Vacas com facilidade de parto - ótimo ou extremo?

Informação | 08 de Janeiro de 2022

Vacas com facilidade de parto - ótimo ou extremo? (Foto: Drovers)

Foto: Divulgação/Assessoria

As perguntas: 

"As bezerras de vacas com facilidade de parto se transformarão em vacas com mais dificuldade de parto?" e

"Os bezerros de vacas de facilidade de parto terão maior mortalidade?"


foram propostas pela pesquisa do U.S. Meat Animal Research Center (USMARC) sobre vacas com facilidade de parto. O Dr. Gary Bennett, da USMARC, apresentou suas conclusões no Simpósio da Beef Improvement Federation (BIF) em Des Moines, Iowa, em 23 de junho.  

Quase 900 animais de quatro raças (Angus, Charolais, Gelbvieh e Hereford) e três compostos (MARC I, II e III) foram estudados.

A preocupação com a dificuldade de parto de vacas que são filhas de vacas de facilidade de parto é legítima, devido à correlação negativa entre a facilidade de parto direta e a materna. A mortalidade mais alta de bezerros também é uma questão válida, visto que os bezerros tendem a ser menores e bezerros pequenos têm uma taxa de mortalidade mais alta. 

O que o estudo descobriu, no entanto, foi que a seleção da facilidade de parto pode reduzir a duração do trabalho de parto e resultar em um bezerro mais vigoroso, independentemente do peso ao nascer. 

“Os bezerros geneticamente menores podem não estar em desvantagem, ao contrário dos bezerros fenotipicamente menores”, diz Bennett. 

A seleção na facilidade de parto apenas diminuiu a duração da gestação em cerca de dois dias no estudo USMARC. Bennett explica que a diferença esperada de progênie (DEP) para facilidade de parto, usando o tempo de gestação poderia diminuir a gestação abaixo da viabilidade ideal, mas não foi evidente durante este estudo. 

Além disso, ao contrário das crenças anteriores, os pesquisadores do USMARC não identificaram que a dificuldade de parto reduziu a recria das novilhas neste estudo. 

O estudo constatou que vacas da linha de seleção de facilidade de parto tinham pesos e tamanhos maduros significativamente menores e podem ter menores custos de manutenção por vaca. Novilhas com facilidade de parto tiveram melhor sobrevivência dos bezerros e foram mais propensas a recria e produzir um segundo bezerro quando comparadas ao grupo controle. 

Existe uma vantagem aparente para um sistema de acasalamento de fêmeas com facilidade de parto com touros com facilidade de parto para o primeiro parto, comparativamente com as fêmeas do grupo controle acasaladas com touros de peso médio ao nascer. 

Para obter mais informações sobre o Simpósio deste ano e a Beef Improvement Federation, incluindo apresentações adicionais e vencedores de prêmios, visite BIFSymposium.

Fonte: Drovers, 29/12/2021, traduzido pela Assessoria Agropecuária 
 

Maisartigos

  • Touros: é tempo para melhores catálogos

    Genética | 15 de Junho de 2025
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Em meu trabalho de mestrado (2022) foram analisados cerca de 60 leilões do Rio Grande do Sul, que ofertaram mais de 4.000 touros. O objetivo era avaliar a disponibilidade de informações nos catálogos e o nível tecnológico do produto touro. Entre as conclusões, ficou bem claro que muitos vendedores informam menos s...
  • Embrapa: Gado resistente ao calor com certificação genética no Semiárido

    Genética, Informação | 10 de Junho de 2025
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Um dos rebanhos mais adaptados às condições extremas do Semiárido brasileiro acaba de ser oficialmente reconhecido por sua pureza genética. Após quase dois anos de trabalho, a Embrapa Semiárido (PE) recebeu o registro de Pureza de Origem (PO) para seu rebanho da raça Sindi, concedido pela Associação Brasileira ...
  • Dia Mundial do Leite: confira os 7 principais desafios da produção

    Genética | 02 de Junho de 2025
    Foto: Premix
    No Dia Mundial do Leite, comemorado em 1º de junho, a pecuária leiteira brasileira se destaca pela sua amplitude territorial e diversidade de sistemas de produção, que variam de operações de baixa tecnificação a propriedades de alta performance.

    Essa heterogeneidade tecnológica, no entanto, define os desafios enf...
  • Oito públicos, oito linguagens. E um só agro a ser entendido

    Informação | 25 de Maio de 2025
    Foto: Imagens da Internet
    O agro brasileiro tem muitas histórias boas para contar. Histórias de tecnologia, sustentabilidade, sucessão familiar, protagonismo internacional e inovação. Mas essas histórias só têm impacto real quando chegam da forma certa às pessoas certas. Comunicar o agro não é apenas dizer que ele é importante. É faz...
  • O Braford brasileiro está suando e vencendo o desafio

    Genética | 15 de Maio de 2025
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Neste final de abril e início de maio ocorreu o 9º Congresso Mundial de Braford no Brasil, país dos mais importantes na criação da raça globalmente. Sobre este item vou retomar logo mais adiante no texto.

    Participei da etapa de visitas à campo, chamada Gira Braford. Fomos recebidos em fazendas de Itaqui, Uruguaiana...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais