Últimasnotícias

Pardo Brasil é destaque na Expointer 2024

Genética | 23 de Agosto de 2024
A Expointer 2024 apresenta animais da nova raça Pardo Brasil. Os animais, expostos pelo criatório Nova Esperança, de Glorinha (RS), são a variedade sintética que provém do cruzamento do Pardo Suíço com os zebuínos, resultando em heterose que torna a pecuária mais produtiva. Neste ano, são seis animais Pardo Brasil expostos, ao lado de quatro exemplares Pardo Suíço.

Segundo o presidente da Associação Gaúcha de Criadores de Gado Pardo Suíço (AGPS), Flávio Humberto Tusinho, o cruzamento vem crescendo em uso no país porque permite uma melhor adaptação do gado aos diferentes biomas existentes no Brasil e explora o potencial do Pardo Suíço para a produção de carne de qualidade. “O Pardo Brasil veio para ficar. É uma raça muito produtiva e, assim como as outras sintéticas, tem um futuro promissor porque agrega qualidade e precocidade à produção de carne”, frisou. Reeleito em julho deste ano para o biênio 2024/2026, Tusinho toma posse da AGPS ao lado de sua diretoria oficialmente nesta Expointer.

Entre as metas da nova diretoria está aumentar a visibilidade das raças Pardo Suíço e Pardo Brasil no mercado de corte e ampliar seu uso, principalmente no Sul. Rústica, a raça tem como um de seus destaques a excelente habilidade materna, ideal para a produção de terneiros fortes e que ganham peso rapidamente, garantindo rentabilidade no gancho.  "O Pardo Suíço e o Pardo Brasil são raças de desenvolvimento precoce, que dão origem a terneiros precoces e que atingem o peso de 500 quilos com apenas um ano de idade, o que garante ganho de carcaça e rentabilidade".

Fonte: AGPS

Pardo Brasil é destaque na Expointer 2024

Foto: Lucas Tusinho