Foto: Divulgação/Assessoria
O Carrefour França disse nesta quinta-feira (21) que apenas as lojas da rede na França irão vetar a comercialização de carnes de países da região do Mercosul, após o presidente do grupo varejista ter anunciado na quarta-feira (20) que a empresa não iria mais comercializar a proteína do Mercosul.
“O Carrefour França informa que a medida anunciada ontem, 20/11, se aplica apenas às lojas na França. Em nenhum momento ela se refere à qualidade do produto do Mercosul, mas somente a uma demanda do setor agrícola francês, atualmente em um contexto de crise”, disse o Carrefour França em comunicado à imprensa.
“Todos os outros países onde o Grupo Carrefour opera, incluindo Brasil e Argentina, continuam a operar sem qualquer alteração e podem continuar adquirindo carne do Mercosul. Nos outros países, onde há o modelo de franquia, também não há mudanças.”
Na quarta-feira (20), o presidente do Carrefour na França, Alexandre Bompard, disse que a rede francesa não venderá carnes provenientes do Mercosul, em apoio ao setor agrícola francês que se opõe a um acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, citando “risco de inundação no mercado francês de uma produção de carne que não respeita suas exigências e normas”.
O governo brasileiro e representantes da indústria de carnes rechaçaram o pronunciamento de Bompard, reiterando a qualidade e compromisso da agropecuária brasileira com boas práticas agrícolas em consonância com as diretrizes internacionais.
Fonte: CarneTec, por Anna Flávia Rochas (21/11/24)