Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 10/07/2025

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

O Braford brasileiro está suando e vencendo o desafio

Genética | 15 de Maio de 2025

Neste final de abril e início de maio ocorreu o 9º Congresso Mundial de Braford no Brasil, país dos mais importantes na criação da raça globalmente. Sobre este item vou retomar logo mais adiante no texto.

Participei da etapa de visitas à campo, chamada Gira Braford. Fomos recebidos em fazendas de Itaqui, Uruguaiana, Santana do Livramento e Arambaré. Cidades gaúchas da fronteira com a Argentina, Uruguai e margem da Lagoa dos Patos, respectivamente.

Além das ótimas visitas com a apresentação de lotes numeroso de Braford, foram compartilhadas informações técnicas em palestras em cada dia da gira. Aposentei minha caderneta de bolso e migrei os apontes pro bloco de notas do celular.

Em melhoramento genético, o pesquisador Fernando Cardoso (Embrapa) trouxe atualizações sobre os avanços técnicos da raça e os ganhos produtivos possíveis através da genética. Em meus apontamentos grifei:

  • Índice Real Carcaça Braford (IRC): índice bioeconômico que pode trazer resultados adicionais (líquidos) de até 2,5% no abate;
  • DEP Resistência Carrapato: tecnologia que pode reduzir 1/3 na infestação entre filhos de touros de alta e baixa resistência ao carrapato.

No grande tema adaptação e mudanças climáticas, o professor Júlio Barcellos (UFRGS) trouxe conhecimento científico para refletirmos sobre a genética Braford que multiplicaremos nos próximos anos. Salvei no bloco de notas o seguinte:

  • Zona Subtropical Úmida – é o clima do sul do Brasil. Verões quentes e úmidos. Invernos frios e com geada. O grande desafio está no período quente, onde os animais são submetidos a alto estresse térmico combinado com altas infestações parasitárias. Não basta sobreviver. Os bovinos precisam ganhar peso e reproduzir nestas condições;
  • Mudança climática – está bem medido que ocorreram mudanças nos últimos 10 anos. A media de temperatura nos diferentes meses do ano segue muito próxima da “normalidade”, mas o número de dias e horas acima 38°C teve um grande incremento. O desafio por calor mudou e está maior.
  • O Braford “esférico” perde menos calor – os animais com mais massa em menos área de superfície corporal perdem menos calor e sofrem mais nas altas temperaturas. Similar ao cordeiro, onde buscamos mais massa ao nascer para enfrentar os dias frios, nos bovinos deveríamos buscar animais com menos massa em relação à área de superfície pensando na resistência ao calor. É uma questão de biotipo nos indicando que a genética zebuína de Nelore pode ser a melhor alternativa para a questão adaptação e calor. 


CEIP, Dupla Marca e Núcleos de Doadoras

Nas fazendas visitadas a importância do CEIP e/ou Dupla Marca foi destacada. Foi lembrado e homenageado o Dr. Luiz Alberto Fries. Fiquei feliz de perceber isto. Sou entusiasta e defensor da metodologia CEIP. A maior homenagem ao trabalho do Dr. Fries, e a tantos outros técnicos e criadores que desenvolveram a avaliação genética no Brasil e o CEIP, é a continuidade e ampliação destes métodos vencedores.   

A Transferência de Embriões ou FIV estão bem populares nos selecionadores de Braford. A técnica está entregando bons resultados, pois as doadoras tem contribuído com um percentual importante dos melhores touros a cada geração. Propus a discussão da possível mudança no perfil dos plantéis de Braford, com menos matrizes e maior participação das famílias destas doadoras. Ou seja, produção do mesmo número de touros com um número menor de vacas controladas. Não obtive grande avanço na discussão. Quando a pergunta não tem resposta clara é falha do perguntador. Na próxima ocasião formularei melhor a minha questão.  É um tema que gosto de pensar sobre ele.

Voltando ao início do texto, reafirmo que o Brasil é um dos países mais importante para o Braford no mundo. Neste sul do país estão concentrados os criadores e grandes rebanhos. Estamos parelhos com a Argentina na venda de doses de sêmen da raça. Acredito que a população de animais e número de criadores é similar ou maior. Busquei dados oficiais e não localizei. Aceitei o risco de escrever e afirmar algo que é a minha impressão. O ChatGPT está alinhado ao meu raciocínio. Diante deste quadro, temos a posição favorável da liderança, mas a maior responsabilidade sobre as decisões em genética e o produto touro que é ofertado ao mercado. Não vejo outro local onde o Braford enfrente desafios climáticos similares. A tarefa de selecionar um Braford eficiente no calor úmido é nossa. Acredito na competência dos nossos criadores em nos proverem esse reprodutor único. Feito isto, seremos seguramente o #1 na raça.

Porta! Viva o Braford made in Brazil!

CLIQUE AQUI para fazer download do Artigo em PDF.

* Publicado na Coluna "É só olhar e ver", Revista DBO (Maio/2025)

Maisartigos

  • Touros: é tempo para melhores catálogos

    Genética | 15 de Junho de 2025
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Em meu trabalho de mestrado (2022) foram analisados cerca de 60 leilões do Rio Grande do Sul, que ofertaram mais de 4.000 touros. O objetivo era avaliar a disponibilidade de informações nos catálogos e o nível tecnológico do produto touro. Entre as conclusões, ficou bem claro que muitos vendedores informam menos s...
  • Embrapa: Gado resistente ao calor com certificação genética no Semiárido

    Genética, Informação | 10 de Junho de 2025
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Um dos rebanhos mais adaptados às condições extremas do Semiárido brasileiro acaba de ser oficialmente reconhecido por sua pureza genética. Após quase dois anos de trabalho, a Embrapa Semiárido (PE) recebeu o registro de Pureza de Origem (PO) para seu rebanho da raça Sindi, concedido pela Associação Brasileira ...
  • Dia Mundial do Leite: confira os 7 principais desafios da produção

    Genética | 02 de Junho de 2025
    Foto: Premix
    No Dia Mundial do Leite, comemorado em 1º de junho, a pecuária leiteira brasileira se destaca pela sua amplitude territorial e diversidade de sistemas de produção, que variam de operações de baixa tecnificação a propriedades de alta performance.

    Essa heterogeneidade tecnológica, no entanto, define os desafios enf...
  • Oito públicos, oito linguagens. E um só agro a ser entendido

    Informação | 25 de Maio de 2025
    Foto: Imagens da Internet
    O agro brasileiro tem muitas histórias boas para contar. Histórias de tecnologia, sustentabilidade, sucessão familiar, protagonismo internacional e inovação. Mas essas histórias só têm impacto real quando chegam da forma certa às pessoas certas. Comunicar o agro não é apenas dizer que ele é importante. É faz...
  • ILPF: a revolução verde que une lavoura, pecuária e floresta

    Informação | 07 de Maio de 2025
    Foto: Embrapa
    No dia 29 de abril, celebramos um marco importante para agricultura brasileira: a sanção da Lei nº 12.805, de 2013, que instituiu a Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta - ILPF. Essa tecnologia inovadora vem revolucionando a forma de produzir alimentos, recuperar pastagens e proteger o meio am...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais