A Estância da Gruta realizará seu primeiro Leilão de Fêmeas na próxima segunda-feira (02/6). No evento, serão ofertadas 165 vacas prenhas da raça Montana. “Sempre vendemos fêmeas no nosso remate anual de outubro, mas achei que deveríamos desapegar de animais de qualidade genética, o que é difícil. Trata-se de lotes diferenciados, resultado de muita pressão de seleção, com uso de tecnologia e dedicação”, revela a criadora Anna Luiza Sampaio.
A decisão de colocar à venda parte de suas matrizes é um ato ousado. Anna resolveu pela oferta ciente de que tradição e inovação podem, e devem, caminhar juntas. "O que a tradição construiu merece seguir adiante, e o Leilão Fêmeas da Gruta chega para refletir o nosso melhor. Essas fêmeas representam o futuro dos rebanhos", garante.
Os 14 lotes que irão à pista a partir das 19h têm alto desempenho comprovado. Juntas, as fêmeas produziram 663 terneiros. O serviço é de 66 dias, e a previsão de parto para este ciclo reprodutivo é para o período entre 12/07 a 12/10.
Os animais arrematados no leilão deverão ser pagos à vista, em parcela única. A transmissão será feita pelos canais da Knorr Leilões e na plataforma Lance Rural. A retirada deve ser realizada até o dia 13/06 diretamente na propriedade em Capão do Leão (RS), sendo o frete por conta do comprador.
A Estância da Gruta iniciou seu trabalho com a raça Montana em 1993. Atualmente, é o único criatório do Sul do Brasil a produzir Montana com Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP), chancela do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Reconhecida por aliar a tradição centenária ao que há de mais moderno no campo, faz a seleção de seus animais com acasalamentos dirigidos por software, avaliações genômicas e ultrassonografia de carcaça.
A Estância da Gruta ainda vai destinar, a cada animal vendido, R$ 10 ao Fundo da Carne Gaúcha, iniciativa que apoia o fortalecimento da cadeia produtiva da carne no Rio Grande do Sul.
Consulte o catálogo aqui.
Fonte: Estância da Gruta (29/05/25)