As centrais ALTA/PROGEN anunciaram a contratação de 03 touros Angus nacionais em março/2016.
Os seguintes animais passaram a integrar a bateria da raça ANGUS na comercialização de sêmen:
Além dos destaques citados aqui sobre os touros contratados, é importante ressaltar que todos são DECA 1 para Índice Final, pois eles integram o grupo dos melhores machos da geração 2013 da raça na avaliação genética, os Touros Jovens S.A.
Estes reprodutores fazem parte do grupo de 6 touros selecionados para o Teste de Progênie Angus 2015 que já estavam em coleta na central Progen (Dom Pedrito, RS) desde setembro de 2015. Em função da grande demanda do mercado por sêmen de Angus estes três animais permaneceram em coleta e foram contratados para comercialização pela central.
É importante esclarecer que o Teste de Progênie Angus prossegue normalmente. Os demais animais seguem candidatos a contratação pela central após a obtenção dos dados da primeira safra destes animais, ou seja, dos nascimentos 2016 e avaliação na desmama em 2017.
Para Fernando Velloso, da Assessoria Agropecuária, empresa responsável pela Coordenação Técnica do Teste de Progênie, a permanência de 3 touros na bateria da central já em 2016 é um ponto muito positivo, pois havia a expectativa dos criadores pela contratação dos touros, mas somente para no segundo semestre de 2017 ou 2018.
Conforme Fábio Barreto (PROGEN), a contratação destes touros pela Alta Genetics confirma a alta qualidade dos animais selecionados para o Teste de Progênie Angus em 2015 e também a valorização da genética nacional pela empresa.
O Gerente de Corte Taurino da Alta, Miguel Abdalla, comenta que a demanda crescente do mercado fez com que nós selecionássemos esses animais de imediato, agregando qualidade e tornando nossa bateria ainda mais forte.
Fonte: Assessoria Agropecuária e Alta Genetics