



Identificar os animais que se destacam com bom desempenho genético e fenótipo foram alguns dos fatores em avaliação da PADS (Prova de Avaliação de Desempenho da Raça Senepol), promovida pelo NBM Senepol – Núcleo Brasileiro de Melhoramento Senepol, e que contou com a participação da Nutreco Brasil, com sua marca de produtos para bovinos Bellman. Os resultados superaram as expectativas dos organizadores e foram apresentados no sábado, 12 de abril, no Dia de Campo realizado na Fazenda San Francisco, no município de Miranda (MS). O evento reuniu cerca de 70 pessoas, entre criadores e interessados em adquirir os animais.
Esta é a terceira edição da prova, na qual foram avaliados 141 tourinhos da raça Senepol, de 12 criatórios diferentes do Mato Grosso do Sul (MS), Mato Grosso (MT), Minas Gerais (MG) e São Paulo (SP). Eles foram separados em dois grupos e a prova ocorreu em duas etapas. Ao todo, o período de avaliação durou 276 dias, quando os animais foram submetidos a uma suplementação a pasto.
O veterinário e responsável técnico da avaliação, Dulcimar Menezes, explica que a prova é uma forma de identificar os melhor animais para um programa de avaliação de touros jovens, nesse caso específico da raça Senepol, para a multiplicação desta genética voltada para melhoramento da raça. "Avaliamos ganho de peso, conformação frigorífica, ultrassonografia de carcaça, padrão racial, adaptação, umbigo e aprumos. Quanto ao manejo de pasto e nutricional, não foi feito nada de diferente do que se realiza tradicionalmente em propriedades que fazem a suplementação após o desmame de seus animais. Com uma boa pastagem, a lotação foi ajustada para não haver falta de pasto, mesmo na seca.", afirma Menezes.
Além disso, para que não haja manipulação de resultados, como normas da prova, os profissionais da Nutreco Brasil estiveram altamente envolvidos durante a avaliação "A suplementação energética e proteica é de primeira linha, entre as existentes no mercado. Por isso, exigimos o compromisso da empresa fornecedora, para que acompanhasse toda a prova, estando nas pesagens e ajustando os consumos, para termos o melhor resultado dos animais", enfatiza.
De acordo com Térssio Ramalho, supervisor de atendimento técnico da Nutreco Brasil, que acompanhou todo o processo de avaliação, os animais consumiram diariamente o suplemento BellPeso Elite SV (5 g/kg de PV), que foi desenvolvido para atender as necessidades de animais melhoradores. Na média de todo o período, os animais ganharam 0,720 kg/dia, e o resultado final superou a expectativa inicial, que era de incrementar 120 kg em 365 dias de utilização em comparação a suplementação mineral. "O desempenho foi satisfatório, pois, além de superar as expectativas dos criadores também está possibilitando preparar touros a pasto. O leilão ocorrerá em 01 de setembro próximo", explica Ramalho.
Numa projeção anual, esses mesmos animais teriam ganho 255 kg de peso vivo. "O ganho esperado com suplemento mineral a pasto é em torno de 130 kg, ou seja, a suplementação proteico energética realizada possibilita um incremento de 4@ em um ano de uso. E é isso que encontramos na prática", complementa Ramalho.
O diferencial em ganho de peso dessa estratégia nutricional proteico energética, desenvolvida para reprodutores e matrizes, se dá pelo fornecimento de elevados teores de proteína verdadeira e energia, além de ser enriquecido com ionóforo. Segundo o gerente regional de vendas da Nutreco Brasil, Léo Carlos Michel Filho, os animais não ficam na beira do cocho esperando uma grande quantidade de ração, o que pode causar subdesempenho. "Com esta estratégia esperamos incrementos de 350 a 500 g/cab/dia a mais que os ganhos proporcionados pelo suplemento mineral. Outro diferencial é a presença de monensina sódica, um aditivo que, no rúmen dos animais vai selecionar os microrganismos, que ao digerirem a fibra, produzem ácidos graxos melhor aproveitados, convertidos em energia pelos ruminantes. A monensina melhora a eficiência alimentar", salienta.
Etapas
A PADS teve início no período da seca do ano passado até poucos dias antes do final das águas deste ano. Separados em dois grupos, os tourinhos com idade média de nove meses tiveram um período de adaptação de um mês e meio. As pesagens foram realizadas a cada 45 dias, com fornecimento do suplemento calculado para 0,5% do Peso Vivo, corrigido a cada pesagem, sendo feita diariamente no mesmo horário. Os animais foram mudados de pasto semanalmente.
O primeiro grupo foi composto por 47 animais, com idade de 8 meses e 22 dias, que foram suplementados de 29 de abril de 2013 a 30 de janeiro de 2014, total de 276 dias. A prova de ganho de peso em si, para esse grupo, foi de 20 de junho de 2013 a 30 de janeiro de 2014 (224 dias). Os animais chegaram com média de peso de 238 kg e o peso médio ao final da avaliação foi de 445 kg, com ganho de peso médio de 0,747 kg/cab/dia, de todo período a pasto. Se calculado somente durante a prova, o ganho foi de 0,710 kg/cab/dia. O melhor desempenho notado desse grupo foi de 1,004 kg/cab/dia.
Já o segundo grupo em avaliação, composto por 94 animais, com 9 meses de idade, foi submetido à suplementação de20 de junho de 2013 a 27 de março de 2014 (280 dias). Submetidos à mesma suplementação, o peso médio inicial foi de 212 kg atingindo 410 kg ao final da prova de ganho de peso. A avaliação em si ocorreu durante o período de 15 de agosto de 2013 a 27 de março de 2014, totalizando (224 dias). Ao final, os animais desse grupo apresentaram um ganho de peso médio de 0,707 kg/cab/dia, de todo período a pasto. Já na performance durante a prova, o ganho de peso foi de 0,720 kg/cab/dia. O melhor desempenho notado foi de 0,964 kg/cab/dia.
Geral
No início da suplementação, o peso médio dos animais era de 220,9 kg. Após 276 dias sob tratamento com BellPeso Elite SV, atingiram 422,0 kg de peso médio. O desempenho médio foi de 0,720 kg/cab/dia, sendo o melhor ganho de peso de 1,004 kg/cab/dia, a pasto com suplementação proteica energética.
Como o consumo é em relação ao peso vivo, o peso médio durante o tratamento foi de 321,45 kg com consumo médio 1,6 kg/cab/dia de BellPeso Elite SV.
Bellpeso SV
O uso de BellPeso SV e BellPeso Elite SV promove uma adequada suplementação energética, proteica e mineral a bovinos que são usados como reprodutores, na antecipação da primeira cobertura de novilhas, associado ao volumoso (forragem).
A diferença do BellPeso SV com o BellPeso Elite SV é que este último contém farelo de soja e milho na sua composição, não contendo derivados de algodão. "O algodão é rico em gossipol que pode causar temporariamente uma má formação do espermatozoide e ter impacto negativo na reprodução de touros. É comum encontrarmos fazendas produtoras de touros reprodutores que momentos antes da venda, seja no leilão ou na fazenda, fornecem uma quantidade muito grande de ração com o objetivo de melhorar a apresentação dos animais. Um dos problemas é que, muitas vezes ao colocar estes animais em reprodução, eles recebem somente suplemento mineral e algumas vezes com limitada oferta de capim. Nessa situação muitos animais 'voltam' e perdem peso. Nossa proposta é que consumam uma menor quantidade de suplemento (proteico energético) por um período maior de tempo e a pasto, sem precisar confinar. Com isso, o ganho de peso é mais consistente e duradouro, sem causar estresse nos animais, que não 'sentem' quando são colocados com a vacada.", destaca Léo Filho.
Fonte: Attuale Comunicação