Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 16/06/2021

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

ABHB e Embrapa promovem Dia de Campo Virtual com resultados finais da PAC e PEA

Informação | 07 de Maio de 2021

Prova de Avaliação a Campo (PAC) 2020/2021 e da Prova Eficiência Alimentar (PEA) (Foto: Gustavo Rafael)

Foto: Divulgação/Assessoria

Com o objetivo de divulgar os grandes campeões da Prova de Avaliação a Campo (PAC) 2020/2021 e da Prova Eficiência Alimentar (PEA), a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, realiza na próxima quinta-feira, dia 13 de maio, o Dia de Campo Virtual.

Além de apresentar os resultados finais, a live conta com uma intensa programação de explanações e debates sobre a metodologia das Provas, desde o manejo nutricional até as avaliações fenotípicas dos animais, ministradas pela equipe da ABHB e da Embrapa que participam integralmente da sua realização. Entre os palestrantes, o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul Marcos Yokoo vai apresentar como é a metodologia dessas provas e que resultados são procurados .

“Após um intenso trabalho desenvolvido nos campos da Embrapa, chegou a hora de apresentar os resultados dessas duas grandes provas. Os animais tiveram um excelente desempenho, apresentando resultados surpreendentes e mostrando a qualidade genética das raças Hereford e Braford”, relatou Felipe Azambuja, gerente de operações da ABHB.

Conforme Azambuja, o evento também será uma grande oportunidade para revisão dos animais que serão ofertados no Leilão Especial da PAC, no dia 19 de maio, durante a Exposição Nacional.

Para o coordenador das provas, o analista da Embrapa Pecuária Sul, Roberto Collares, a realização desses tipos de prova tem contribuído de forma significativa para a melhoria genética das duas raças. “Nessas provas são estabelecidas as características econômicas que aquele animal tem. Por isso, é uma ferramenta de maior importância para o melhoramento da sua genética dos criatórios, indicando caminhos e rumos a serem seguidos. Assim, os produtores que mandam seus animais para as provas estão contribuindo não somente para o melhoramento do seu criatório, mas para o desenvolvimento das raças como um todo”, ressaltou Collares.

A PEA, por exemplo, segue uma tendência da pecuária moderna e sustentável, que é selecionar animais que contribuam para rebanhos mais eficientes e de excelência, com reflexos diretos na sustentabilidade do sistema e na preservação do meio ambiente. A prova consiste em sujeitar animais de diferentes genéticas e criatórios a um mesmo ambiente e com a mesma alimentação por um período de tempo pré-determinado. “Como esses touros terão a oportunidade de serem difusores da raça em diferentes rebanhos e criatórios do Brasil, essa é uma forma de fazer o melhoramento da raça em relação à eficiência alimentar”, afirma a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul Renata Suñé.

A PAC, que está na sua 17ª edição na raça Hereford e na 26ª na raça Braford, é realizada anualmente e busca comparar, dentro de um mesmo ambiente físico, reprodutores de diferentes criatórios do Brasil, com a finalidade de identificar animais superiores em termos de genética para produção de carne em sistema de pastejo.

Em 2020/2021 participaram 24 animais, de nove criatórios, selecionados a partir dos Top 40% melhores reprodutores da avaliação à desmama dos programas de melhoramento genético homologados pela entidade (PampaPlus, Promebo e Conexão Delta).

Fonte: ABHB

Maisnotícias

  • GAP: Hexacampeã na venda de touros taurinos no Brasil

    Genética, Informação, Mercado, TOP 100 2021 | 15 de Junho de 2021
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Pela sexta vez consecutiva, a GAP Genética, de Uruguaiana (RS), alcançou a liderança entre os 50 maiores vendedores de touros taurinos do Brasil no ranking TOP 100, promovido pela Revista AG, pela Assessoria Agropecuária FF Velloso & Dimas Rocha e pela Brasil com Z. O resultado completo está publicado na edição de...
  • TOP 100 Edição 2021 Taurinos: Pacote genético de alta qualidade

    Genética, Informação, Mercado, TOP 100 2021 | 15 de Junho de 2021
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Uma frase bastante usada no marketing e atribuída a diferentes autores diz que só pode ser gerenciado o que pode ser medido. E é isso que o Top 100 touros vem fazendo há seis anos. A existência de um ranking com os maiores vendedores de touros no País faz diferença para quem compra e também para quem vende reprod...
  • Angus: Uso de DEPs deslancha e garante lucro na prática

    Genética | 15 de Junho de 2021
    Foto: Gabriel Oliveira / Agência El campo
    Investir em uma genética capaz de melhorar o rebanho é uma tarefa que exige empenho, informação e que vem se confirmando como ferramenta de lucro e giro rápido no dia a dia da pecuária. Segundo a Associação Brasileira de Angus, a seleção de animais superiores por meio de Diferenças Esperadas de Progênie (DEP)...
  • Remates da Conexão Delta G superam expectativas na Temporada de Outono

    Informação, Leilões, Mercado | 15 de Junho de 2021
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Valorização dos animais registrou médias acima das alcançadas no ano passado

    Os remates realizados pelos integrantes da Conexão Delta G nesta Temporada de Outono superaram as expectativas iniciais. A previsão era de uma valorização semelhante ao que ocorreu no preço do gado gordo neste primeiro trimestre, entre ...
  • Carne Hereford amplia equipe e apresenta novos projetos para o crescimento da certificação

    Carne, Informação | 14 de Junho de 2021
    Foto: Fernanda Duarte e Grace Gadotti
    Com o intuito de dar continuidade às ações, mantendo o vínculo com os produtores e indústrias frigoríficas, a Carne Certificada Hereford aumentou seu time de profissionais. Sob o comando da nova diretoria da ABHB, e condução do diretor, Eduardo Eichenberg, o setor ganhou reforços e já planeja novos projetos par...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais